domingo, 18 de abril de 2010

BJTÃO-1 bi

Heeeeeey pessoas, quem quer um ponto a mais levanta a mão ae?o/ . Yeah, a melhor coisa que eles já inventaram foi o Bjtão. Já me salvou de muitos aflitos.
Eu to estudando desde quinta, sim pode me chamar de qualquer nome, pode dizer que sou viciada, ou que "vou ser alguém na vida" como me disseram no twitter. Mas bem, eu não to estudando pra vida, e sim pra passar no ENEM(pelas dificuldades que estão sendo os simulados) então to estudando desde lá. Só pra deixar bem claro: eu não SÓ estudo ta legal? tipo eu olhei Narnia hoje(quem leu o livro sabe o motivo), li Percy a manhã inteira, e encomodei minha irmã. Viu, sou uma adolescente totalmente normal. Só não fui  no "grande" centro de V.A. por que pra mim, aqui não existe centro :s
Hm, eu devo ter dito quando postei o simulado de Biologia/Fisica, que odiava Biologia, certo? pois é, eu pensei mais sobre o assunto, e eu não deveria ter dito que "odiava" biologia. É eu devo ter magoado, se não os que gostam da materia, como alguns professores. Mas pra deixar bem claro, eu não tenho NADA contra nenhum professor, eles podem perceber isso, por que eu sou a mais puxa saco de todas(¬¬). Eu gosto muito da minha professora de Biologia, ela sabe tudo sobre o assuntos. Só a materia que não vai com a minha cara. Sim por que a enfermeira da Familia é minha irmã, e quero que ela seja bem feliz no hospital trabalhando, mas nunca espere que vou visitar ela lá, ou qualquer outra pessoa,colega ou amigo... mesmo sabendo que eu já passei por isso.(nuncamais:S).
Hey, MAIS RESPEITO NO CHAT, ISSO INCLUI AQUELES QUE FALAR A QUE HORA VÃO NO BANHEIRO CAGAR :}
então, os resumos: de 7 matérias, 3 são iguais ou nós já aprendemos, Português, Geografia e Historia. As outras: física, biologia, matemática química, tem algo diferente. Hm, só pra deixar claro, eu fiz resumo só as que eu mais preciso. Então Matemática, química fica sem.... pode ser? mesmo eu já estar passada em biologia :) eu fiz, por que gosto do DNA, HAHA.


aqui, os resumos que eu já postei:
(ps: o de historia, no meu resumo, eu separei as coisas mais importante, valendo estudar mais pelo CA.)

História:
  • Grécia: das origens ao período arcaico 
Civilização cretense e micênica(p: 46)
A origem da civilização grega está intimidamente ligada a ilha de Creta, no sul do mar Egeu.  Nessa ilha se desenvolveu uma sociedade fundada no comércio com as regiões vizinhas, em especial com o Egito. Muitos pesquisadores discutem se a civilização cretense chegou a ser uma unidade política, governada por um lendário rei chamado Minos, ou se predominou a fragmentação em vários reinos. No século XV a.C., uma onda invasora formada pelos aqueus, povos do norte da Península Balcânica, foi responsável pela queda de Creta e pelo advento da civilização micênica, a qual tinha Micenas como centro. Fruto da fusão entre aqueus e cretenses, essa civilização, que incorporou valores na sociedade, persistiu até o século XII a.C., quando houve a invasão de outros povos vindos do norte da Península Balcânica, os dórios. Os dórios, aqueus, além dos eólios e os jônios, faziam parte do grupo humano lingüístico denominado indo-europeu.
Os dórios impuseram um violento domínio sobre toda a região da atual Grécia, causando não só o fim da civilização micênica, mas também o deslocamento de grupos humanos da Grécia continental (jônios , eólios) para as ilhas do Egeu e o litoral da Ásia menor, em um processo conhecido como Primeira Diáspora Grega. Trouxeram a decadência, saqueando e esvaziando cidades, provocando o colapso comercial e cultural, o que quase levou ao desaparecimento da escrita nessa região.
A importância dessas obras (Ilíada e Odisséia), fez com que esse período fosse conhecido como homérico.
  • Do período homérico ao período arcaico(p:48)
O período homérico foi caracterizado pela comunidade gentílica, baseada na existência de pequenas unidades agrícolas auto-suficientes- os genos. Nessas unidades, os bens econômicos, como terras, animais, sementes e instrumentos de trabalho estavam sob o controle do chefe comunitário chamado pater, que exercia funções religiosas, administrativas e judaicas. Os tempos homéricos chegaram ao fim com uma degradação lenta mais progressiva das comunidades gentílicas.
Os novos grupos sociais, a propriedade privada e o surgimento dos demos marcaram o advento da polis(cidade-estado) grega. Seu ponto geográfico era a acrópole- local mais elevado da povoação, e em torno do qual se desenvolvia um núcleo urbano-, as cidades-estados seriam lideradas por um conselho de eupátridas.
O inicio do processo de colonização grega no mediterrâneo deu-se com a continuidade da expansão demográfica da Grécia. Os gregos também se lançaram em direção ao mar negro, cujo litoral multiplicaram suas colônias.  Esse processo ficou conhecido como Segunda Diáspora Grega. Nesse momento da historia grega, as cidades estados foram se consolidando, inaugurando o que ficou conhecido como período arcaico. Os grandes proprietários de terras tornaram-se o grupo social dominante em cada polis, organizando um regime oligárquico.
  • A polis de Esparta (p:49)
Fundada no século IX a.C. pelos dórios, a sociedade espartana teve um desenvolvimento semelhante ao das demais polis gregas pelo menos até o século VII a.C.
A sociedade espartana era formada:
-espartanos: principal grupo social e elite militar, composto pelos descendentes dos conquistadores dórios e detentores do poder econômico.
- periecos: habitantes da periferia da polis, eram pequenos proprietários que se dedicavam as atividades rejeitadas pelos espartanos.
-hilotas: servos de propriedade do Estado, descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominada pelos dórios.
Os espartanos com mais de 30 anos reuniam-se em uma grande assembléia, responsável pela eleição da gerúsia. A gerúsia , formada por 28 espartanos com mais de 60 anos,  tinham atribuições legislativas e judiciárias enquanto, os cincos éforos tinham funções executivas. As funções religiosas e, em especial, militares estavam nas mãos de dois reis, caracterizando uma diarquia. A áreas mais férteis encontrava-se no centro da polis , a exploração de áreas mais pobres e montanhosas, em religiões periféricas, cabia aos periecos.
Crianças do sexo masculino que apresentassem deficiências físicas eram sacrificadas ao nascer por não poder servir ao estado como futuros guerreiros.
Crianças saudáveis eram separadas de sua família ao sete anos de idade e entregues ao estado para adquirirem formação militar. Aos 18 anos, estavam pronta para ingressar no exercito como hoplitas. Aos 30 anos podiam casar e aos 60 poderiam ser eleitos a gerúsia.
Apesar do seu tradicional isolamento, Esparta acabou por buscar sua expansão já no período clássico, levada por pressões externas, ameaças estrangeiras e o desejo de se transformar em uma potência hegemônica.

  • A pólis de Atenas(p:50)
Durante muito tempo Atenas manteve um regime oligárquico, até que o ultimo basileu foi derrubado pelo aristocracia proprietária de terras,a qual estabeleceu um regime oligárquico. Tal regime fundava-se no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais:
- arconte polemarco, responsável pelo poder militar e pelo julgamento de estrangeiros;
-arconte epônimo, detentor do poder religioso;
-arcontes thesmothetas(em 6), responsáveis pelo poder judiciário sobre thetas e georgoi.
A escassez de terras férteis e interesses comerciais fizeram com que os atenienses, assim como os gregos de outras cidades-estado, se lançaram em direção ao mediterrâneo, com o objetivo de fundar colônias comerciais ou de povoamento. Foi entre o século VIII a.C. e VI a.C que os atenienses se estabeleceram, especialmente no sul da Península Itálica e no litoral do mar negro.
Essa expansão do Mediterrâneo ocasionou profundas alterações na estrutura econômica e social de Atenas. Com a chegada de grande numero de escravos consolidou uma economia fundada na exploração do trabalho escravo, tornando-se impossível a manutenção do poder nas mãos de um único grupo social.
Legisladores fizeram propostas para superar os conflitos. Os mais importantes foram:
-Dracon: organizou e tornou publico um registro escrito das leis, que até o momento, baseava-se na tradição oral e eram apenas conhecimentos dos eupátridas.
-Sólon: eliminou a escravidão por dividas, liberando todos aqueles que haviam se tornado escravos por esse motivo. Dividiu a sociedade de forma censitária, de acordo com a renda de cada individuo. Criou a Bulé, conselho dos Quatrocentos, com representantes de todas as regiões da polis de Atenas, a Eclésia, assembléia popular que aprovava as leis preparadas pela Bulé; e o Helieu, tribunal de justiça aberto a todos os cidadãos.
Em 510 a.C., Clitenes liderou uma rebelião contra o ultimo tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminariam na implantação de democracia e na pacificação da polis. Dividiu Atenas e dez tribos, cada uma elegendo 50 membros para a bulé, os quais se revezavam no governo.
Clistenes criou o ostracismo, mecanismo de defesa da democracia: tratava-se do exílio, por dez anos, para todo aquele que fosse considerado uma ameaça a democracia.
Os gregos consideravam a democracia um regime político perfeito, na medida que todo cidadão tinha direito a Eclésia e, participava ativamente da tomada de decisões.
Atenas era rica, dinâmica e democrática, era o oposto de Esparta- agrária , fechada e oligárquica.


  • Grécia: época clássica e helenística.
Período clássico (p:54)
O período clássico foi marcado por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores(persas). O seculo Va.C. foi considerado o apogeu da civilização grega, concentrando suas maiorias realizações culturais.
A primeira das grandes guerras gregas aconteceu entre 490 a.C. e 479 a.C, conhecida como Guerras medicas. Durante a Segunda ofensiva persa, as polis gregas formalizaram uma aliança conhecida como Liga dos Delos. Uma união militar contra os persas, recebendo esse nome porque as cidades que participaram pagavam impostos  para sustentar a frota e os exércitos conjuntos de todas das cidades-estado. Atenas, com seu prestigio e poderio econômico, logo passou a administras os recursos de Delos, tornando-se líder da Liga.
Liga do Peloponeso: cidades contra a liga de Delos, que não se aliavam a Atenas e tinham Esparta a frente delas.
Em 431 a.C., Atenas e Esparta entraram em guerra, arrastando as demais polis para um conflito que ficaria conhecido como Guerra do  Peloponeso.
Com o fim da democracia ateniense e o retorno do predomínio da oligarquia na Grécia, iniciou-se o período de domínio espartano . Ele durou pouco, pois outras cidades buscariam o controle da Península Balcânica, com destaque para Tebas, que logo derrotaria Esparta. As constantes guerras tiveram como resultado, o enfraquecimento dos gregos, o que abriu caminho para a invasão macedônica, a qual culminou com a completa derrota grega em 338 a.C. na batalha de Queronéia.

  • Período  helenístico(p:56)
Entre os séculos IV a.C. e II a.C. a Grécia esteve sobre o domínio da macedônia, conhecido como período helenístico. O principal responsável por essas grandiosas conquistas foi Alexandre o grande.
Em tal contexto, elementos gregos acabaram se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado helenismo, e a cultura grega mesclada a elementos orientais de origem a cultura helenística, em uma referencia ao nome como os gregos chamavam a si mesmos- helenos.

  • Elementos da cultura grega(p:56,58,59 e 60)
Cultura grega= teatro, filosofia e arquitetura.
O pensamento grego tinha por base na razão e, supervalorização do homem(antropocentrismo), influenciando significamente o racionalismo ocidental dos séculos seguintes. A religião era caracterizada pelo politeísmo ao antropomórfico, acreditavam em vários deuses que tinham formas semelhantes as dos homens. A cultura grega é celebre pela riqueza de sua arte, que ganhou especial dinamismo na época de Péricles.
Na arquitetura, os grandes nomes foram Ictínio e Calícrates, responsável pela criação de vários monumentos, dos quais o mais famoso é o Partenon.
Jônico: leveza e elegância das colunas;
Dórico: colunas de linhas mais rígidas e capitel liso;
Coríntio: colunas mais ornamentadas, expressando luxo e abundancia.
Filosofia: em grego significa “amor e sabedoria”, a busca de explicações racionais para o universo, para a vida, para o homem.
Sofistas: pensadores dedicados a critica das tradições, do Estado, da religião e dos privilégios, e defensores da democracia.

A cultura helenística: uma das conquistas de Alexandre foi favorecer o surgimento de uma nova cultura, herdeira grega, mas diferente dela pela enorme dosagem de elementos orientais. Essa cultura é o helenismo. Essa cultura caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerras.


PORTUGUÊS
  • Figuras de Linguagem
- Metáfora: é a alteração de sentido de uma palavra ou expressão quando entre o sentido que o termo tem e o que ele adquire existe intersecção.
Ex: O interior de SP está coberto por doces mares, donde se extrai o açúcar.
- Metonímia: é a substituição de um termo por outro que com ele apresenta relação de sentido lógico e constante.
Ex: Adoro ler Machado de Assis.
-Onomatopéia: é o recurso lingüístico que consiste na reprodução de sons, seja imitando-os, seja simulando o processo sonoro.
-Aliteração: repetição da mesma consoante.
-Assonância: repetição da mesma vogal.
-Sinestesia: é a figura resultante da fusão de sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido.
-Anáfora:repetição da mesma palavra ou expressão no inicio de diferentes frases ou versos.
- Ironia: consiste em exprimir intencionalmente o contrario do que se pensa.
- Hipérbole: consiste no exagero proposital de seres, qualidades ou fatos.
- Antítese: consiste em colocar lado a lado, idéia propostas.
- Paradoxo: trata-se de uma figura em que se relacionam duas palavras antônimas, com a finalidade de tentar conciliar conceitos contraditórios. O Paradoxo se funde num só.
(pagina 55 até 74 do livro de literatura).

  • Estrutura e formação das palavras.

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A FORMAÇÃO
- primitiva: não se forma de outra palavra.
-composta: forma-se de duas ou mais palavras.
- derivada: forma-se de outra palavra da língua.

#DERIVAÇÃO
- prefixal:prefixo+ radical
- sufixal : sufixo+radical
- parassintética: junção simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical
-inpropria: mudança de classe gramatical da palavra.
- regressiva: redução de elemento já existente na palavra primitiva.

#COMPOSIÇÃO
- Justaposição: as palavras que se unem e não sofrem alterações. Exe: passatempo.
- Aglutinação: pelo menos uma das palavras que participa da composição sofre alteração. Exe: planalto.


  • Trovadorismo
Sociedade feudal foi o pano de fundo para poesia feita nos castelos(acompanhada de musica). A poesia era criada pelos trovadores e divulgada pelos jograis. Tem origem em Portugal. Geralmente cantigas líricas, em que o sentido amoroso predominava.
Características: amor impossível, exaltação das virtudes da mulher(vassalagem amorosa)
Tipos de poesia:
Lírico: amorosas-cantigas de amor; cantigas de amigo
Satíricas:  escárnio; maldizer( pagina 173 explica melhor pra quem não entendeu)
#sobressai nas novelas a presença do cavaleiro medieval, que passava por situações perigosas para defender o bem e vencer o mal.


Humanismo
#1418- Fernão Lopes- guarda mor da torre do tombo.(historiador e artista)
#1450- prensa mecânica- Johannes Gutenberg(intercambio cultural).
#valorização do individuo
# antropocentrismo X teocentrismo

Os humanistas passam a estudar a natureza racionalmente. O ser humano valoriza-se.
A arte:
Historiografia: Fernão Lopes: o pai da historiografia lusitana.
1)livros de linhagem: registros dos fidalgos para saber o grau de parentesco
2) hagiografia: descrição a vida dos santos
3) crônicos: primeiros relatos romanceados de acontecimentos da vida feudal.

Poesia palaciana: Garcia de Resende: recolheu a produção poética palaciana no ancioneiro geral. Esta poesia não apresentava um estrutura musica como as cantigas; ganhou ritmo próprio contido na linguagem.

Teatro popular: gil vicente
1)Mistérios: encenação sobre a vida de Cristo
2) Milagres: intervenções milagrosas dos Santos e da Virgem Maria.


GEOGRAFIA
  • Mapas:  evolução
O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Um mapa sempre será apenas um representação parcial e não completa da realidade.
As primeiras representações gráficas: muito simples, em rochas ou argila. Mapa mais antigo: encontrado e Ga.Sur(2.500 a. C.) que mostra o rio Eufrates e cadeias de montanhas.
Primeiros mapas: período da expansão marítima e comercial.
 Astrolábio: determinava a posição das embarcações a partir das estrelas.

Classificação dos mapas: podem ser classificados em topográficos ou temáticos.
Mapas topográficos: representam uma área e seu relevo através de curvas de nível. Apresentam alto grau de detalhamento, tanto de aspectos naturais, quanto artificiais.
Mapas temáticos: trata de temas ligados as diversas áreas de conhecimento. Podem representar diversos fenômenos geográficos(geológicos, demográficos...) bem como as mais diversas escalas.

Evolução: instrumentos de orientação; primeira viagem a Lua; investimentos em tecnologia espacial(satélites); fotos de satélites...

  • Diferença entre mapas, carta e plantas.
MAPA: documento simples, sem grande precisão, representação plana; escala pequena(acima de 1:250.000)
CARTA: documento com finalidade especial, maior precisão, grande detalhamento, escalas medias e grandes(abaixo de 1:250.000 até 1:25.000).
PLANTA:documento que exprime uma área restrita, muito detalhada, escalas grandes(abaixo de 1:25.000);
-Croqui: serve apenas para orientação e localização.

  • Localização e orientação.
Para o ser humano, desde o homem paleolítico até o homem atual, a localização do espaço geográfico sempre foi uma necessidade. Isso explica, ao longo da história, a crescente importância da cartografia, o conjunto dos conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para a elaboração de mapas e plantas.


  • Projeções cartográficas

Refere ao conjunto de métodos empregados e relações matemáticas para representar a  superfície terrestre sobre um plano.
Superfícies planas apresentam distorções que podem ser: angulas, linear, superficial.
A projeção escolhida deve possuir propriedades que atendem aos objetivos da sua utilização.
Classificam-se em 3 tipos:
- Conforme: mantém fidelidade aos ângulos observados na superfície de referencia da Terra, conservando a forma da superfície mapeada. Mantém a forma mas não a área.
-Equivalente: conserva as relações de superfície mantendo a área inalterada, mas não mantém a forma.
- eqüidistante: mantém a proporção entre a distancia a partir de um ponto para qualquer direção.


FISICA
  • Calor Latente
Calor latente é o calor que o sistema recebe durante a mudança de estado, não produz variação de temperatura, sendo geralmente expresso para a unidade de massa e indicado pela letra L.
-Calor latente de fusão da água:
Lf= 80 cal/g
-calor latente de vaporização da água:
Lv= 540 cal/g

Q=m.L
Onde:
Q= quantidade total de calor
M= massa
L=calor latente
- mudança de fase de uma substancia


  • Curvas de aquecimento/ processo de transmissão de calor

CURVA DE AQUECIMENTO


CURVA DE RESFRIAMENTO


Processo de transmissão do calor
- condução térmica(sólidos)
Bons condutores são os metais, e maus condutores ou isolantes são a borracha, o isopor a lã.
- convecção térmica(líquidos, gases e vapores)
Correntes de convecção são correntes liquidas que formam de ascendente liquido quente e uma corrente descendente de liquido frio.
- irradiação térmica: é a transmissão de energia por meio das ondas eletromagnéticas.
Quando essas onda são raios infravermelhos.

  • Conceito de cinemática( ainda não foi explicado, tenho aula de física amanhã, então provavelmente ele vai explicar).



BIOLOGIA
  • Reconhecer a importância das enzimas

Nos seres vivos, as enzimas aumentam a velocidade das reações sem elevar a temperatura.

  • Compreender o funcionamento enzimático e reconhecer os elementos que o influenciam.
São moléculas extremamente especificas, atuam somente sobre um determinado composto e participam sempre do mesmo tipo de reação. O composto sobre o qual a enzima age é genericamente denominado SUBSTRATO.
Eles se encaixam perfeitamente como chaves em fechaduras.

Após ocorrer a reação elas permanecem quimicamente intactas.
Fatores que influenciam a atividade enzimática: temperatura e pH.

  • Caracterizar, identificar e diferenciar os tipos de ácidos nucléicos.

DNA=ADN
-açúcar
- desoxirribose- ponte de H(hidrogênio)
-fosfato
Base nitrogenada
ADENINA-TIMINA
CITOSINA-GUANINA

RNA
-ribose
-fosfato
-base nitrogenada
ADENINA-URACILA
CITOSINA-GUANINA

Acido desoxirribonucléico = DNA
Acido ribonucléico= RNA




 Agora vou passar o de Física e biologia, e vou ver mais tarde química e matemática, se eu tiver vontade, eu posto, se não, uma dica: quem estiver faltando pontinhos nessas duas materias, PACIÊNCIA, vão ler o livro estudar e se virar, POR QUE EU NÃO VOU FAZER VESTIBULAR JUNTO COM VOCÊS neh :} 

FIQUEM ATENTOS, ESSE POST VAI SER ATUALIZADO.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Simulado de Português/ Literatura e Gegrafia 1-bi

Oi pessoas, que saudade meu deus. A maioria deve ter notado que eu tava sumida(se não, ki bom), mas bem como eu já havia dito, meu pc ia ser formatado por que ele tava dando uns negocios estranhas que não sei. Isso me encheu o saco, e meu deixou super, hiper, mega triste. Sim eu me considero um viciada em computador,  quase morri sem ele, literalmente. Então, ele foi pra formar na sexta, e no sábado ele ia ficar pronto, mas como minha mãe foi pra Rivera(presente, presente, presente), ela não conseguiu pegar lá no tio a maquina, e nem eu por que tava na Daniela, e como ontem ela estava ocupadinha(trabalhando, suas mentes poluidas), não pegou a desgraça. Pra finalizar, ela buscou hoje, e então eu posso finalmente curtir meu pc novo, sem virus e droga nenhuma. Mudando de assunto, em abril o Blog faz UM ANO. Yeaaaaah pois é esses dias eu vi que minha primeira postagem foi em abril(4 pra ser mais exata), por isso parabéns pro blog, uhul.
MSN: 22 pessoas votaram(poucas neh? de 22 das 100 que visitam tá bom), 15 querem ter um MSN pro blog, ok, eu definitivamente vou fazer,só não sei quando :s (não sei se são 100, só olha lá em baixo, mas acima de 50 com certeza *-*).
CHAT: galera, por mais que vocês não gostem de colocar os nomes verdadeiros, PELO MENOS O MEU, VOCÊS NÃO USEM TA? por que, isso é muito chato, eu nem tava para dizer que não era eu, e as pessoas acreditando que eu tava aqui, linda e absoluta, só não querendo postar ¬¬ deu neh? 
Como eu sou muito querida com vocês, e como eu já tinha feito o resumo(em papel mesmo), eu decidi postar, nada melhor do que sentar em frente ao computador, de uniforme escolar, comendo chocolate e escrevendo muito(já até aconstumei).... nada melhor :)
por isso, desculpa os erros, mas isso é normal, ta ae os resumos:
GEOGRAFIA
  • Mapas:  evolução
O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Um mapa sempre será apenas um representação parcial e não completa da realidade.
As primeiras representações gráficas: muito simples, em rochas ou argila. Mapa mais antigo: encontrado e Ga.Sur(2.500 a. C.) que mostra o rio Eufrates e cadeias de montanhas.
Primeiros mapas: período da expansão marítima e comercial.
 Astrolábio: determinava a posição das embarcações a partir das estrelas.

Classificação dos mapas: podem ser classificados em topográficos ou temáticos.
Mapas topográficos: representam uma área e seu relevo através de curvas de nível. Apresentam alto grau de detalhamento, tanto de aspectos naturais, quanto artificiais.
Mapas temáticos: trata de temas ligados as diversas áreas de conhecimento. Podem representar diversos fenômenos geográficos(geológicos, demográficos...) bem como as mais diversas escalas.

Evolução: instrumentos de orientação; primeira viagem a Lua; investimentos em tecnologia espacial(satélites); fotos de satélites...

  • Diferença entre mapas, carta e plantas.
MAPA: documento simples, sem grande precisão, representação plana; escala pequena(acima de 1:250.000)
CARTA: documento com finalidade especial, maior precisão, grande detalhamento, escalas medias e grandes(abaixo de 1:250.000 até 1:25.000).
PLANTA:documento que exprime uma área restrita, muito detalhada, escalas grandes(abaixo de 1:25.000);
-Croqui: serve apenas para orientação e localização.

  • Escalas
Para a representação da realidade no mapa é necessário estabelecer uma correspondência entre as demissões no terreno e no papel.
- escalas numéricas: trata-se de uma fração ou proporção que estabelece a relação entra a distancia no mapa  e a distancia correspondente no terreno.
-escalas gráficas:apresenta-se como um segmento de reta graduada.

E=d/D
Onde:
E: escala
D: distancia real no terreno
D: distancia na representação

DICAS SOBRE ESCALA:
Escalas grandes: 1:100 -> maior detalhamento
Escalas pequenas: 1:1.000.000-> poucos detalhes.

  • Curvas de nível
As curvas de nível são linhas que unem os pontos do relevo que tem a mesma altitude. Traçadas no mapa, permitem a visualização tridimensional do relevo.
- Quanto maior a declividade(inclinação) do relevo, mais próximas as curvas de nível se apresentam  no mapa; e quanto menor a declividade, maior o afastamento.

Características das curvas de nível:
- tendem a ser paralelas entre si;
-cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma;
-nunca se cruzam, podendo tocar-se em saltos d’água ou penhascos;
- mantém uma distancia constante entre as curvas de acordo com a escala topográfica, essa distancia é chamada de eqüidistância.
           
 




explicação sobre curvas de nivel: é facil, gente, prestem atenção na ultima imagem, ali, aparecem curvas,linhas que se espalham pelo mapa. Em algumas curvas, elas se fecham, formando tipo uma bola bem estranha, ou a clara do ovo frito pra se imaginar. Nesses lugares, onde apresentam bolas maiores ou bem pequenas, quer dizer que ali tem um morro ou montanha. O pico da montanha é a parte menorzinha como na figura 1. As curvas de nivel servem pra dizer onde se localiza esse vales, montanhas e etc.

  • Projeções cartográficas

Refere ao conjunto de métodos empregados e relações matemáticas para representar a  superfície terrestre sobre um plano.
Superfícies planas apresentam distorções que podem ser: angulas, linear, superficial.
A projeção escolhida deve possuir propriedades que atendem aos objetivos da sua utilização.
Classificam-se em 3 tipos:
- Conforme: mantém fidelidade aos ângulos observados na superfície de referencia da Terra, conservando a forma da superfície mapeada. Mantém a forma mas não a área.
-Equivalente: conserva as relações de superfície mantendo a área inalterada, mas não mantém a forma.
- eqüidistante: mantém a proporção entre a distancia a partir de um ponto para qualquer direção.

Projeções mais utilizadas:
-Marcador: é conforme, ideal para ares de baixas latitudes.
- Petters: figura regiões polares; apresenta achatamento dos continentes, e é equivalente.
- Azimutal: utilizada na bandeira da ONU, é eqüidistante.

  • Representação gráfica.
Os mapas podem apresentar mais do que a localização de um fenômeno no espaço geográfico e suas proporções. Podem mostras a diversidade dos fenômenos: seus aspectos qualitativos, quantitativos, ordenador e dinâmico.

Para representarmos todos esses aspectos, podemos utilizar pontos, linhas ou áreas, dependendo da forma como o fenômeno analisado se manifesta no espaço geográfico.

-Para representar fenômenos qualitativos e pontuais, o mais adequado é utilizar pontos com formas diferentes.
-Há exemplos de fenômenos geográficos lineares que podem ser cartografados : redes de transporte( rodoviária), rede de alta tensão, rotas de áreas....

Fenômenos Zonais: constantemente aparecem registrados em mapas por meio das cores.
Exemplos onde as cores são diferenciadas: tipos climáticos da zona tropical, formações vegetais do mundo, tipos climáticos brasileiros...

As cidades podem ser representadas por pontos simples, o que importa é apenas localiza-las no espaço geográfico, mas também podemos destacar o tamanho da suas populações ou enfatizar a relação hierárquica entre elas.

PORTUGUÊS;

  • Estrutura e formação das palavras.

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A FORMAÇÃO
- primitiva: não se forma de outra palavra.
-composta: forma-se de duas ou mais palavras.
- derivada: forma-se de outra palavra da língua.

#DERIVAÇÃO
- prefixal:prefixo+ radical
- sufixal : sufixo+radical
- parassintética: junção simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical
-inpropria: mudança de classe gramatical da palavra.
- regressiva: redução de elemento já existente na palavra primitiva.

#COMPOSIÇÃO
- Justaposição: as palavras que se unem e não sofrem alterações. Exe: passatempo.
- Aglutinação: pelo menos uma das palavras que participa da composição sofre alteração. Exe: planalto.

  • Conceitos teóricos, arte, gênero literários, denotação e conotação.

- Funções de linguagem
Quando se estabelece uma comunicação, todas os fatores entram em jogo, emissor, receptor, mensagem, canal, referente e código. Conforme o tipo de mensagem, um desses fatores predomina:

Ênfase no fator                  Função
Emissor ............................. emotiva(expressiva)
Mensagem..........................poética(estética)
Referente............................referencial(denotativa)
Receptor............................. apelativa(conotativa)
Canal................................... fática
Código.................................metalingüística

Os gêneros literários
- gênero épico: prosa(romance, novela, conto, cornica), verso(epopéia).
Existe um enredo, um conjunto encadeado de fator organizados de acordo com a vontade do escritor. O leitor toma conhecimento do enredo através de um narrador que conta os fatos. Existem parágrafos que vivem os acontecimentos.

- gênero dramático: tragédia, comedia, auto, drama, farso
O que interessa a leitura é o texto em si, mas só alcança na realização total quando se transforma numa peça, encenada num palco. Não há narrador. Os acontecimentos serão vividos diretamente pelos atores que representam as personagens. Existe um espaço onde ocorre a historia. No texto, esse espaço é indicado pelas rubricas.

- gênero lírico: em verso(poema), em prosa(prosa poetica)
O objetivo do emissor não é contar qualquer acontecimento do mundo exterior. Portanto num poema lírico geralmente não há enredo, descrição ou personagens. O eu-lirico esta centrado na sua realidade interior, isto é, o texto é subjetivo.
O texto lírico geralmente é escrito em versos, mas há lirismo também em prosa.


  • Trovadorismo
Sociedade feudal foi o pano de fundo para poesia feita nos castelos(acompanhada de musica). A poesia era criada pelos trovadores e divulgada pelos jograis. Tem origem em Portugal. Geralmente cantigas líricas, em que o sentido amoroso predominava.
Características: amor impossível, exaltação das virtudes da mulher(vassalagem amorosa)
Tipos de poesia:
Lírico: amorosas-cantigas de amor; cantigas de amigo
Satíricas:  escárnio; maldizer( pagina 173 explica melhor pra quem não entendeu)
#sobressai nas novelas a presença do cavaleiro medieval, que passava por situações perigosas para defender o bem e vencer o mal.


  • Humanismo
#1418- Fernão Lopes- guarda mor da torre do tombo.(historiador e artista)
#1450- prensa mecânica- Johannes Gutenberg(intercambio cultural).
#valorização do individuo
# antropocentrismo X teocentrismo

Os humanistas passam a estudar a natureza racionalmente. O ser humano valoriza-se.
A arte:
Historiografia: Fernão Lopes: o pai da historiografia lusitana.
1)livros de linhagem: registros dos fidalgos para saber o grau de parentesco
2) hagiografia: descrição a vida dos santos
3) crônicos: primeiros relatos romanceados de acontecimentos da vida feudal.

Poesia palaciana: Garcia de Resende: recolheu a produção poética palaciana no ancioneiro geral. Esta poesia não apresentava um estrutura musica como as cantigas; ganhou ritmo próprio contido na linguagem.

Teatro popular: gil vicente
1)Mistérios: encenação sobre a vida de Cristo
2) Milagres: intervenções milagrosas dos Santos e da Virgem Maria.


não sei se Eti vem arrumar, mas mesmo assim, peguem :)

bejos, estudem e alimentem os peixinhos :**

terça-feira, 6 de abril de 2010

OOOOOOOOOOOOOOOi gente, aqui é a eti. Olha, eu vim pedir desculpas, porque não editei o blog antes, então desculpa! Mas eu tenho como me explicar...
Assim ó: eu cheguei em casa depois da aula de segunda de tarde e vi que meu pc tinha sumiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidooooooooo.. comassiiiiiiimmm etiiiii???
É sumido, aí eu sai correndo e gritando alok pra procurar ele e minha mãe me disse que tinha ido pro concerto pra por mais memória aí eu fiquei tipo, UHUL haahhaha.
TÁ, é isso! :D

BEIJOS, e ah, o resumo de sociologia, tem umas partes que eu não sublinhei, assim pra sociologia, vcs tem que ler e entender, n tem as coisas mais importantes, entendeu?
BEEIJOS2, e alimentem os peixes

domingo, 4 de abril de 2010

Matematica e sociologia- 1 bi

Oi galera, é eu sei, hoje é páscoa e eu to aqui num domingo, mas bem vou explicar o negocio:
1- FELIZ PÁSCOA :)
2-meu pc ta se fazendo de louco. Pois é, ele desliga sozinho, tranca tudo do nada, e pra carregar a internet, só as 00:27 da noite(horário de agora). Então desde sexta to tentando acessa a net, mas fica muito lento, e cai toda hora. Então agora pouco decidi que vou formatar ele. SHOW neh? nossa to tão feliz que tinha feito um plano B pra postar pra ocês. (Como tinham pedido pra postar antes, e como eu prometi, eu queria postar no sábado(meia hora atras),) mas dai minha net não entrava, então pensei em passar o pandrive pra Titi e ela vir postar aqui na segunda. mas como eu consegui acessar, vou postar agora.

Resumos aqui:


Matemática:


F1

  • Noções básicas: igualdade de conjuntos; conjuntos( universo, unitário, vazio); subconjuntos.
Igualdade de conjuntos: A=B
A={0,1,2,3}
B={0,1,2,3}

Conjunto unitário: B={4}

Conjunto vazio:
{ } ou  NUNCA {}

Subconjuntos:
A={1,3,7}
B={1,2,3,5,7,8}         
A c B. c= está contido
B (c virado) A = B contem A.


  • Operações: união de conjuntos; intersecção de conjuntos; diferença de conjuntos.
      
União: A  B
A={2,5,6}
B={3,4,7}
União dos dois: {2,3,4,5,6,7}
(é quando tu junta os dois conjuntos)

Intersecção: A  B 
A={0,2,4,6}
B={0,1,2,3,4}
Intersecção dos dois: {0,2,4}
(é quando tu junta só o que eles tem em comum)

Diferença de dois conjuntos: A – B
A={1,2,3,4,5}
B={2,4,6,8}
A diferença de A menos o B é{ 1,2,5}
(é quando tu faz um, menos o outro, só que tem que cuidar qual conjunto está por primeiro, nesse exemplo, a diferença é de A para B então tem que fazer o conjunto A menos o conjunto B, e às vezes aparece o contrário)


Se B está complementar em relação a A então ele é C b sobre a :s
Quer dizer que B tem que estar contido em A. Ou A-B. podem ver mais exemplos na pagina 65 do livro.



  • Problemas que envolvam conjuntos.
Quando um problema apresenta diversos dados, então precisamos desenhar no diagrama e colocar os dados dentro. Como no exemplo da pagina 67.

Eles deram os dados:

- escola com 630 alunos.
- 350 estudam português.
- 210 estudam Espanhol.
- e 90 as duas matérias.

Então você desenha o diagrama.


Nesse desenho os dados estão apenas colocados como foi dado. Então você precisa descontar dos 350 o 90, e do 210 o 90. Assim ele vai ficar com o numero de alunos que só fazem português(260) e com os alunos que só fazem Espanhol(120).

Então, depois que você calcular quantos aluno fazem português ou espanhol,  você soma o total: o 290 de português, o 120 de espanhol e o 90 dos dois = 470. a resposta da letra c na questão. E a ultima pergunta quantos alunos não estudam nenhuma das duas, então diminui dos 630 (total que estudam na escola) com os 470(total de alunos que fazem uma das matérias ou as duas), que da 160, o resultado. :D

(ps:sei que deve ficar difícil de entender, mas é a melhor maneira de explicar)

Ps2 playstation2: SEMPRE, sempre mesmo desenhem o diagrama, e sempre comecem do meio, tipo se tiver diagramas de 3 rodas, comecem diminuindo no meio, e depois nas outras.


  • Conjuntos numéricos.(o conteúdo mais chato para se estudar matemática no mundo).

- Naturais: sempre números naturais. (1,2,3,4...)
- Inteiros: números inteiros negativos e positivos.( -3, -2, -1, 0, 1, 2...)
- racionais: números que podem ser expresso pela forma a/b onde b NUNCA é igual a zero.(?)
-Irracionais: números que tem uma representação decimal infinita(0,156873...) e não periódica.

( todos eles, tirando os irracionais, estão contidos nos números reais.) 


  • Intervalos(operações com intervalos).

Todo o conjunto repreendido entre um numero e outro.

Exemplo:
[5,9[

Esse conjunto apresenta números maiores que 5 e menores que o 9.
No exemplo temos um intervalo semi-aberto(apresenta um numero dentro do intervalo,5, e um fora do intervalo,9).

Se a bolinha estiver fechada é sinal que o numero pertence no intervalo, se estiver aberta é sinal que o numero não está no intervalo.

Os intervalos podem vir expressos de duas maneiras:

Em notação de conjuntos: {x E R| 5 <_ x < 9} (wtf)

Ou em notação de intervalos: [5,9[
Aberto: ] [, < > ( )
Fechado: [ ], <_ _>

E para as operações com intervalos nos usamos a  união de conjuntos, intersecção, e diferença.
O exemplo 1 do livro p 75 explica melhor.





F2:

  • Razões trigonométricas no triangulo retângulo: conseqüências; tabela trigonométrica; uma tabela importante.

Conseqüências:

O seno de um é conseqüência do cosseno de outro ângulo. O seno de C é c/a e o cosseno de B c/a.


Tabela trigonométrica: A tabela está na pagina 44 do livro, mas não vão cobrar os números.
Uma tabela importante: Aquela do seno cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º.




  • Razoes trigonométricas num triangulo qualquer: seno cosseno de ângulos suplementares; lei dos cossenos.
Vou deixar bem claro, aqui já no começo, que NÃO É UM TRIANGULO RETANGULO. Então não adianta nada fazer apenas seno e cosseno com tangente, 
isso é do 1 criterio.

- Seno e cosseno de ângulos suplementares: se o ângulos for maior que 90º e menor que 180 º. Se isso acontecer então o ânguloo agudo suplementar é 180º - a.

Sen de  a= sen(180- a)
Cos de  a= - cos(180- a)


-Lei dos cossenos:

Quando a apenas um ângulo.
Usa-se a²=b²+c² -2bc.cos a.

Razão trigonométricas num triangulo qualquer: lei dos senos; área de um

Lei dos senos: dois ou mais ângulos.
a/sen Â= b/ sen ^B= c/ sen ^C.

Área de um triangulo qualquer:
A= a.b.sen a /2



Sociologia

  • Introdução- o estudo da sociologia.

A sociologia, assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem na sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças.
Viver em sociedade é participar dessa produção.
O fundamental da sociologia é fornecer-nos conceitos e outras ferramentas para analisar as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e consistente, indo além do senso comum.
Uma das produções da sociologia é formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertence.
Produção social do conhecimento
Devemos entender como são criadas as instituições sociais, políticas e econômicas que permitem certa estabilidade social.
Na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente, o status quo, porque este atende a seus interesses. Assim, procuram apoiar e desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conversar a sociedade tal como está. Aqueles que querem manter a situação existem normalmente são os que detêm a sociedade.
Muitos pensadores escreveram e divulgaram suas teorias sobre a sociedade anterior e sobre a constituição da nova sociedade. Criaram assim as bases sobre as quais a Sociologia viria a se desenvolver como um ciência especifica.


  • O individuo, sua historia e sociedade.
A importância do individuo está inserida no grupo a que pertencia(família, escola...).
Com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, a idéia de individuo e de individualismo firmou-se definitivamente, pois colocava a felicidade humana no centro das atenções. Não se tratava da felicidade como um todo, mas de sua expressão material. No  século XIX essa visão estava completamente estabelecida, e a sociedade capitalista, consolida.
A sociedade dispõe de um conceito importante para investigar esse questão: a socialização. O processo de socialização começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mas inclui outros caminhos, como o convívio com a comunidade e igreja.
Nossa escolhas, seus limites e repercussões
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e praticas sociais. A vida em sociedade é possível, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, o que lhe dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
A decisões de um individuo podem levá-lo a se destacar em certas situações históricas, construindo o que se costuma classificar como um trajetória de vida notável. A historia de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem, uns de modo obstinado, à procura de seus objetivos, com menos intensidade, mas todos procurando resolver  as questões que se apresentam em seu cotidiano.
Das questões individuais as questões sociais
Alguns problemas que vão além de nosso dia a dia como indivíduos, que não dizem respeito somente a nossa vida privada, mas estão ligados à estrutura de uma ou de varias sociedades. É o caso do desemprego. Existem também situações que afetam o cotidiano das pessoas e que estão ocasionadas por acontecimentos que atingem a maioria dos países: por exemplo a crise de 29, que levou ao colapso todo o sistema financeiro mundial. Os eventos mencionados foram resultado de uma configuração social criada por causa das decisões de algumas pessoas, que provocaram até mesmo situações que foram muito além de suas expectativas. Alem de afetar as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, também prejudicaram indivíduos em muitos lugares , até na satisfação de suas necessidades. Esse ponto, que estão presentes na biografia individual de cada um de nós, fazem parte da historia da sociedade em que vivemos, e muitas vezes, assumem forma ainda mais ampla.

  • O processo de socialização.
O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização. Cada individuo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se em múltiplos grupos e instituições que sem entrecruzaram, como a família, a escola e a igreja.
Esse processo de conviver com a família e com os vizinhos, de freqüentar a escola, de ver televisão, de passear e conhecer novos lugares, coisas e pessoas compõe um universo cheio de faces no qual a criança vai se socializando, isto é, vai aprendendo e interiorizando palavras, significados e idéia, enfim, os valores e o modo de vida da sociedade da qual faz parte.
A diferença no processo de socialização
Ao tratar de diferenças, temos também de vê-las no contexto histórico. No decorrer da segunda metade do século XX, os avanços tecnológicos nos setores de comunicação e informação, o aumento da produção industrial e do consumo e o crescimento da população urbana desencadearam grandes transformações no mundo inteiro.
Tudo começa na família
Há normalmente um processo de socialização formal, conduzido por instituições, como escola e Igreja, e um processo mais informal e abrangente, que acontece inicialmente na família, na vizinhança, nos grupos de amigos e pela exposição aos meios de comunicação. O ponto de partida é a família, o espaço privado das relações de intimidade e afeto. É o espaço onde aprendemos a obedecer a regras de convivência, a lidar com a diferença e a diversidade.
Os espaços públicos de socialização são todos os outros lugares que freqüentamos em nosso cotidiano.
 Alguns aviso:
- a enquete ali do lado, é sobre um MSN pro blog, é tipo uma idéia idiota, mas que vale a pena pensar a respeito. Quero que dêem sua opinião, na enquete, no chat ou nos comentários.
- hm, falando no chat, gostei muito da colaboração de vocês, agradeço a todos que pensaram antes de comentar gracinha, ocês tão nu meu core ta *-* 

não sei quando volto, talvez eu não fique no msn, twitter, formspring, orkut e outros sites de relacionamento, pq  talvez nem vou estar com o pc. 
Então é isso, sorte pra mim(é por que to com um azar desgraçado, e muita sorte para aqueles que precisam passar em matematica, esse conteúdo é mais puxado ;d) 
ps: Etieneeeeeeeeeee faz pra mim o resumo do livro "Fernando Pessoas, o menino de sua mãe"? é por que vou estar fora, e como é dia  8 a prova e como tu já leu... bem eu falo contigo segunda ;d

Ok ok, uma feliz páscoa pra vocês, cheia de ovinhos, e coelhinhos de chocolate, e que fiquem bem gordinhos-nnnnnnnnnnnnnnn

beijo beijo xoxo e alimentem os peixes que estão no aquario, no mar, no deserto, na terra, no sol, na piscina... e muitos outros lugares que já disseram. :*