terça-feira, 13 de abril de 2010

Simulado de Português/ Literatura e Gegrafia 1-bi

Oi pessoas, que saudade meu deus. A maioria deve ter notado que eu tava sumida(se não, ki bom), mas bem como eu já havia dito, meu pc ia ser formatado por que ele tava dando uns negocios estranhas que não sei. Isso me encheu o saco, e meu deixou super, hiper, mega triste. Sim eu me considero um viciada em computador,  quase morri sem ele, literalmente. Então, ele foi pra formar na sexta, e no sábado ele ia ficar pronto, mas como minha mãe foi pra Rivera(presente, presente, presente), ela não conseguiu pegar lá no tio a maquina, e nem eu por que tava na Daniela, e como ontem ela estava ocupadinha(trabalhando, suas mentes poluidas), não pegou a desgraça. Pra finalizar, ela buscou hoje, e então eu posso finalmente curtir meu pc novo, sem virus e droga nenhuma. Mudando de assunto, em abril o Blog faz UM ANO. Yeaaaaah pois é esses dias eu vi que minha primeira postagem foi em abril(4 pra ser mais exata), por isso parabéns pro blog, uhul.
MSN: 22 pessoas votaram(poucas neh? de 22 das 100 que visitam tá bom), 15 querem ter um MSN pro blog, ok, eu definitivamente vou fazer,só não sei quando :s (não sei se são 100, só olha lá em baixo, mas acima de 50 com certeza *-*).
CHAT: galera, por mais que vocês não gostem de colocar os nomes verdadeiros, PELO MENOS O MEU, VOCÊS NÃO USEM TA? por que, isso é muito chato, eu nem tava para dizer que não era eu, e as pessoas acreditando que eu tava aqui, linda e absoluta, só não querendo postar ¬¬ deu neh? 
Como eu sou muito querida com vocês, e como eu já tinha feito o resumo(em papel mesmo), eu decidi postar, nada melhor do que sentar em frente ao computador, de uniforme escolar, comendo chocolate e escrevendo muito(já até aconstumei).... nada melhor :)
por isso, desculpa os erros, mas isso é normal, ta ae os resumos:
GEOGRAFIA
  • Mapas:  evolução
O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Um mapa sempre será apenas um representação parcial e não completa da realidade.
As primeiras representações gráficas: muito simples, em rochas ou argila. Mapa mais antigo: encontrado e Ga.Sur(2.500 a. C.) que mostra o rio Eufrates e cadeias de montanhas.
Primeiros mapas: período da expansão marítima e comercial.
 Astrolábio: determinava a posição das embarcações a partir das estrelas.

Classificação dos mapas: podem ser classificados em topográficos ou temáticos.
Mapas topográficos: representam uma área e seu relevo através de curvas de nível. Apresentam alto grau de detalhamento, tanto de aspectos naturais, quanto artificiais.
Mapas temáticos: trata de temas ligados as diversas áreas de conhecimento. Podem representar diversos fenômenos geográficos(geológicos, demográficos...) bem como as mais diversas escalas.

Evolução: instrumentos de orientação; primeira viagem a Lua; investimentos em tecnologia espacial(satélites); fotos de satélites...

  • Diferença entre mapas, carta e plantas.
MAPA: documento simples, sem grande precisão, representação plana; escala pequena(acima de 1:250.000)
CARTA: documento com finalidade especial, maior precisão, grande detalhamento, escalas medias e grandes(abaixo de 1:250.000 até 1:25.000).
PLANTA:documento que exprime uma área restrita, muito detalhada, escalas grandes(abaixo de 1:25.000);
-Croqui: serve apenas para orientação e localização.

  • Escalas
Para a representação da realidade no mapa é necessário estabelecer uma correspondência entre as demissões no terreno e no papel.
- escalas numéricas: trata-se de uma fração ou proporção que estabelece a relação entra a distancia no mapa  e a distancia correspondente no terreno.
-escalas gráficas:apresenta-se como um segmento de reta graduada.

E=d/D
Onde:
E: escala
D: distancia real no terreno
D: distancia na representação

DICAS SOBRE ESCALA:
Escalas grandes: 1:100 -> maior detalhamento
Escalas pequenas: 1:1.000.000-> poucos detalhes.

  • Curvas de nível
As curvas de nível são linhas que unem os pontos do relevo que tem a mesma altitude. Traçadas no mapa, permitem a visualização tridimensional do relevo.
- Quanto maior a declividade(inclinação) do relevo, mais próximas as curvas de nível se apresentam  no mapa; e quanto menor a declividade, maior o afastamento.

Características das curvas de nível:
- tendem a ser paralelas entre si;
-cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma;
-nunca se cruzam, podendo tocar-se em saltos d’água ou penhascos;
- mantém uma distancia constante entre as curvas de acordo com a escala topográfica, essa distancia é chamada de eqüidistância.
           
 




explicação sobre curvas de nivel: é facil, gente, prestem atenção na ultima imagem, ali, aparecem curvas,linhas que se espalham pelo mapa. Em algumas curvas, elas se fecham, formando tipo uma bola bem estranha, ou a clara do ovo frito pra se imaginar. Nesses lugares, onde apresentam bolas maiores ou bem pequenas, quer dizer que ali tem um morro ou montanha. O pico da montanha é a parte menorzinha como na figura 1. As curvas de nivel servem pra dizer onde se localiza esse vales, montanhas e etc.

  • Projeções cartográficas

Refere ao conjunto de métodos empregados e relações matemáticas para representar a  superfície terrestre sobre um plano.
Superfícies planas apresentam distorções que podem ser: angulas, linear, superficial.
A projeção escolhida deve possuir propriedades que atendem aos objetivos da sua utilização.
Classificam-se em 3 tipos:
- Conforme: mantém fidelidade aos ângulos observados na superfície de referencia da Terra, conservando a forma da superfície mapeada. Mantém a forma mas não a área.
-Equivalente: conserva as relações de superfície mantendo a área inalterada, mas não mantém a forma.
- eqüidistante: mantém a proporção entre a distancia a partir de um ponto para qualquer direção.

Projeções mais utilizadas:
-Marcador: é conforme, ideal para ares de baixas latitudes.
- Petters: figura regiões polares; apresenta achatamento dos continentes, e é equivalente.
- Azimutal: utilizada na bandeira da ONU, é eqüidistante.

  • Representação gráfica.
Os mapas podem apresentar mais do que a localização de um fenômeno no espaço geográfico e suas proporções. Podem mostras a diversidade dos fenômenos: seus aspectos qualitativos, quantitativos, ordenador e dinâmico.

Para representarmos todos esses aspectos, podemos utilizar pontos, linhas ou áreas, dependendo da forma como o fenômeno analisado se manifesta no espaço geográfico.

-Para representar fenômenos qualitativos e pontuais, o mais adequado é utilizar pontos com formas diferentes.
-Há exemplos de fenômenos geográficos lineares que podem ser cartografados : redes de transporte( rodoviária), rede de alta tensão, rotas de áreas....

Fenômenos Zonais: constantemente aparecem registrados em mapas por meio das cores.
Exemplos onde as cores são diferenciadas: tipos climáticos da zona tropical, formações vegetais do mundo, tipos climáticos brasileiros...

As cidades podem ser representadas por pontos simples, o que importa é apenas localiza-las no espaço geográfico, mas também podemos destacar o tamanho da suas populações ou enfatizar a relação hierárquica entre elas.

PORTUGUÊS;

  • Estrutura e formação das palavras.

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A FORMAÇÃO
- primitiva: não se forma de outra palavra.
-composta: forma-se de duas ou mais palavras.
- derivada: forma-se de outra palavra da língua.

#DERIVAÇÃO
- prefixal:prefixo+ radical
- sufixal : sufixo+radical
- parassintética: junção simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical
-inpropria: mudança de classe gramatical da palavra.
- regressiva: redução de elemento já existente na palavra primitiva.

#COMPOSIÇÃO
- Justaposição: as palavras que se unem e não sofrem alterações. Exe: passatempo.
- Aglutinação: pelo menos uma das palavras que participa da composição sofre alteração. Exe: planalto.

  • Conceitos teóricos, arte, gênero literários, denotação e conotação.

- Funções de linguagem
Quando se estabelece uma comunicação, todas os fatores entram em jogo, emissor, receptor, mensagem, canal, referente e código. Conforme o tipo de mensagem, um desses fatores predomina:

Ênfase no fator                  Função
Emissor ............................. emotiva(expressiva)
Mensagem..........................poética(estética)
Referente............................referencial(denotativa)
Receptor............................. apelativa(conotativa)
Canal................................... fática
Código.................................metalingüística

Os gêneros literários
- gênero épico: prosa(romance, novela, conto, cornica), verso(epopéia).
Existe um enredo, um conjunto encadeado de fator organizados de acordo com a vontade do escritor. O leitor toma conhecimento do enredo através de um narrador que conta os fatos. Existem parágrafos que vivem os acontecimentos.

- gênero dramático: tragédia, comedia, auto, drama, farso
O que interessa a leitura é o texto em si, mas só alcança na realização total quando se transforma numa peça, encenada num palco. Não há narrador. Os acontecimentos serão vividos diretamente pelos atores que representam as personagens. Existe um espaço onde ocorre a historia. No texto, esse espaço é indicado pelas rubricas.

- gênero lírico: em verso(poema), em prosa(prosa poetica)
O objetivo do emissor não é contar qualquer acontecimento do mundo exterior. Portanto num poema lírico geralmente não há enredo, descrição ou personagens. O eu-lirico esta centrado na sua realidade interior, isto é, o texto é subjetivo.
O texto lírico geralmente é escrito em versos, mas há lirismo também em prosa.


  • Trovadorismo
Sociedade feudal foi o pano de fundo para poesia feita nos castelos(acompanhada de musica). A poesia era criada pelos trovadores e divulgada pelos jograis. Tem origem em Portugal. Geralmente cantigas líricas, em que o sentido amoroso predominava.
Características: amor impossível, exaltação das virtudes da mulher(vassalagem amorosa)
Tipos de poesia:
Lírico: amorosas-cantigas de amor; cantigas de amigo
Satíricas:  escárnio; maldizer( pagina 173 explica melhor pra quem não entendeu)
#sobressai nas novelas a presença do cavaleiro medieval, que passava por situações perigosas para defender o bem e vencer o mal.


  • Humanismo
#1418- Fernão Lopes- guarda mor da torre do tombo.(historiador e artista)
#1450- prensa mecânica- Johannes Gutenberg(intercambio cultural).
#valorização do individuo
# antropocentrismo X teocentrismo

Os humanistas passam a estudar a natureza racionalmente. O ser humano valoriza-se.
A arte:
Historiografia: Fernão Lopes: o pai da historiografia lusitana.
1)livros de linhagem: registros dos fidalgos para saber o grau de parentesco
2) hagiografia: descrição a vida dos santos
3) crônicos: primeiros relatos romanceados de acontecimentos da vida feudal.

Poesia palaciana: Garcia de Resende: recolheu a produção poética palaciana no ancioneiro geral. Esta poesia não apresentava um estrutura musica como as cantigas; ganhou ritmo próprio contido na linguagem.

Teatro popular: gil vicente
1)Mistérios: encenação sobre a vida de Cristo
2) Milagres: intervenções milagrosas dos Santos e da Virgem Maria.


não sei se Eti vem arrumar, mas mesmo assim, peguem :)

bejos, estudem e alimentem os peixinhos :**

Um comentário: