Eu to estudando desde quinta, sim pode me chamar de qualquer nome, pode dizer que sou viciada, ou que "vou ser alguém na vida" como me disseram no twitter. Mas bem, eu não to estudando pra vida, e sim pra passar no ENEM(pelas dificuldades que estão sendo os simulados) então to estudando desde lá. Só pra deixar bem claro: eu não SÓ estudo ta legal? tipo eu olhei Narnia hoje(quem leu o livro sabe o motivo), li Percy a manhã inteira, e encomodei minha irmã. Viu, sou uma adolescente totalmente normal. Só não fui no "grande" centro de V.A. por que pra mim, aqui não existe centro :s
Hm, eu devo ter dito quando postei o simulado de Biologia/Fisica, que odiava Biologia, certo? pois é, eu pensei mais sobre o assunto, e eu não deveria ter dito que "odiava" biologia. É eu devo ter magoado, se não os que gostam da materia, como alguns professores. Mas pra deixar bem claro, eu não tenho NADA contra nenhum professor, eles podem perceber isso, por que eu sou a mais puxa saco de todas(¬¬). Eu gosto muito da minha professora de Biologia, ela sabe tudo sobre o assuntos. Só a materia que não vai com a minha cara. Sim por que a enfermeira da Familia é minha irmã, e quero que ela seja bem feliz no hospital trabalhando, mas nunca espere que vou visitar ela lá, ou qualquer outra pessoa,colega ou amigo... mesmo sabendo que eu já passei por isso.(nuncamais:S).
Hey, MAIS RESPEITO NO CHAT, ISSO INCLUI AQUELES QUE FALAR A QUE HORA VÃO NO BANHEIRO CAGAR :}
então, os resumos: de 7 matérias, 3 são iguais ou nós já aprendemos, Português, Geografia e Historia. As outras: física, biologia, matemática química, tem algo diferente. Hm, só pra deixar claro, eu fiz resumo só as que eu mais preciso. Então Matemática, química fica sem.... pode ser? mesmo eu já estar passada em biologia :) eu fiz, por que gosto do DNA, HAHA.
aqui, os resumos que eu já postei:
(ps: o de historia, no meu resumo, eu separei as coisas mais importante, valendo estudar mais pelo CA.)
História:
- Grécia: das origens ao período arcaico
Civilização cretense e micênica(p: 46)
A origem da civilização grega está intimidamente ligada a ilha de Creta, no sul do mar Egeu. Nessa ilha se desenvolveu uma sociedade fundada no comércio com as regiões vizinhas, em especial com o Egito. Muitos pesquisadores discutem se a civilização cretense chegou a ser uma unidade política, governada por um lendário rei chamado Minos, ou se predominou a fragmentação em vários reinos. No século XV a.C., uma onda invasora formada pelos aqueus, povos do norte da Península Balcânica, foi responsável pela queda de Creta e pelo advento da civilização micênica, a qual tinha Micenas como centro. Fruto da fusão entre aqueus e cretenses, essa civilização, que incorporou valores na sociedade, persistiu até o século XII a.C., quando houve a invasão de outros povos vindos do norte da Península Balcânica, os dórios. Os dórios, aqueus, além dos eólios e os jônios, faziam parte do grupo humano lingüístico denominado indo-europeu.
Os dórios impuseram um violento domínio sobre toda a região da atual Grécia, causando não só o fim da civilização micênica, mas também o deslocamento de grupos humanos da Grécia continental (jônios , eólios) para as ilhas do Egeu e o litoral da Ásia menor, em um processo conhecido como Primeira Diáspora Grega. Trouxeram a decadência, saqueando e esvaziando cidades, provocando o colapso comercial e cultural, o que quase levou ao desaparecimento da escrita nessa região.
A importância dessas obras (Ilíada e Odisséia), fez com que esse período fosse conhecido como homérico.
- Do período homérico ao período arcaico(p:48)
O período homérico foi caracterizado pela comunidade gentílica, baseada na existência de pequenas unidades agrícolas auto-suficientes- os genos. Nessas unidades, os bens econômicos, como terras, animais, sementes e instrumentos de trabalho estavam sob o controle do chefe comunitário chamado pater, que exercia funções religiosas, administrativas e judaicas. Os tempos homéricos chegaram ao fim com uma degradação lenta mais progressiva das comunidades gentílicas.
Os novos grupos sociais, a propriedade privada e o surgimento dos demos marcaram o advento da polis(cidade-estado) grega. Seu ponto geográfico era a acrópole- local mais elevado da povoação, e em torno do qual se desenvolvia um núcleo urbano-, as cidades-estados seriam lideradas por um conselho de eupátridas.
O inicio do processo de colonização grega no mediterrâneo deu-se com a continuidade da expansão demográfica da Grécia. Os gregos também se lançaram em direção ao mar negro, cujo litoral multiplicaram suas colônias. Esse processo ficou conhecido como Segunda Diáspora Grega. Nesse momento da historia grega, as cidades estados foram se consolidando, inaugurando o que ficou conhecido como período arcaico. Os grandes proprietários de terras tornaram-se o grupo social dominante em cada polis, organizando um regime oligárquico.
- A polis de Esparta (p:49)
Fundada no século IX a.C. pelos dórios, a sociedade espartana teve um desenvolvimento semelhante ao das demais polis gregas pelo menos até o século VII a.C.
A sociedade espartana era formada:
-espartanos: principal grupo social e elite militar, composto pelos descendentes dos conquistadores dórios e detentores do poder econômico.
- periecos: habitantes da periferia da polis, eram pequenos proprietários que se dedicavam as atividades rejeitadas pelos espartanos.
-hilotas: servos de propriedade do Estado, descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominada pelos dórios.
Os espartanos com mais de 30 anos reuniam-se em uma grande assembléia, responsável pela eleição da gerúsia. A gerúsia , formada por 28 espartanos com mais de 60 anos, tinham atribuições legislativas e judiciárias enquanto, os cincos éforos tinham funções executivas. As funções religiosas e, em especial, militares estavam nas mãos de dois reis, caracterizando uma diarquia. A áreas mais férteis encontrava-se no centro da polis , a exploração de áreas mais pobres e montanhosas, em religiões periféricas, cabia aos periecos.
Crianças do sexo masculino que apresentassem deficiências físicas eram sacrificadas ao nascer por não poder servir ao estado como futuros guerreiros.
Crianças saudáveis eram separadas de sua família ao sete anos de idade e entregues ao estado para adquirirem formação militar. Aos 18 anos, estavam pronta para ingressar no exercito como hoplitas. Aos 30 anos podiam casar e aos 60 poderiam ser eleitos a gerúsia.
Apesar do seu tradicional isolamento, Esparta acabou por buscar sua expansão já no período clássico, levada por pressões externas, ameaças estrangeiras e o desejo de se transformar em uma potência hegemônica.
- A pólis de Atenas(p:50)
Durante muito tempo Atenas manteve um regime oligárquico, até que o ultimo basileu foi derrubado pelo aristocracia proprietária de terras,a qual estabeleceu um regime oligárquico. Tal regime fundava-se no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais:
- arconte polemarco, responsável pelo poder militar e pelo julgamento de estrangeiros;
-arconte epônimo, detentor do poder religioso;
-arcontes thesmothetas(em 6), responsáveis pelo poder judiciário sobre thetas e georgoi.
A escassez de terras férteis e interesses comerciais fizeram com que os atenienses, assim como os gregos de outras cidades-estado, se lançaram em direção ao mediterrâneo, com o objetivo de fundar colônias comerciais ou de povoamento. Foi entre o século VIII a.C. e VI a.C que os atenienses se estabeleceram, especialmente no sul da Península Itálica e no litoral do mar negro.
Essa expansão do Mediterrâneo ocasionou profundas alterações na estrutura econômica e social de Atenas. Com a chegada de grande numero de escravos consolidou uma economia fundada na exploração do trabalho escravo, tornando-se impossível a manutenção do poder nas mãos de um único grupo social.
Legisladores fizeram propostas para superar os conflitos. Os mais importantes foram:
-Dracon: organizou e tornou publico um registro escrito das leis, que até o momento, baseava-se na tradição oral e eram apenas conhecimentos dos eupátridas.
-Sólon: eliminou a escravidão por dividas, liberando todos aqueles que haviam se tornado escravos por esse motivo. Dividiu a sociedade de forma censitária, de acordo com a renda de cada individuo. Criou a Bulé, conselho dos Quatrocentos, com representantes de todas as regiões da polis de Atenas, a Eclésia, assembléia popular que aprovava as leis preparadas pela Bulé; e o Helieu, tribunal de justiça aberto a todos os cidadãos.
Em 510 a .C., Clitenes liderou uma rebelião contra o ultimo tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminariam na implantação de democracia e na pacificação da polis. Dividiu Atenas e dez tribos, cada uma elegendo 50 membros para a bulé, os quais se revezavam no governo.
Clistenes criou o ostracismo, mecanismo de defesa da democracia: tratava-se do exílio, por dez anos, para todo aquele que fosse considerado uma ameaça a democracia.
Os gregos consideravam a democracia um regime político perfeito, na medida que todo cidadão tinha direito a Eclésia e, participava ativamente da tomada de decisões.
Atenas era rica, dinâmica e democrática, era o oposto de Esparta- agrária , fechada e oligárquica.
- Grécia: época clássica e helenística.
Período clássico (p:54)
O período clássico foi marcado por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores(persas). O seculo Va.C. foi considerado o apogeu da civilização grega, concentrando suas maiorias realizações culturais.
A primeira das grandes guerras gregas aconteceu entre 490 a .C. e 479 a .C, conhecida como Guerras medicas. Durante a Segunda ofensiva persa, as polis gregas formalizaram uma aliança conhecida como Liga dos Delos. Uma união militar contra os persas, recebendo esse nome porque as cidades que participaram pagavam impostos para sustentar a frota e os exércitos conjuntos de todas das cidades-estado. Atenas, com seu prestigio e poderio econômico, logo passou a administras os recursos de Delos, tornando-se líder da Liga.
Liga do Peloponeso: cidades contra a liga de Delos, que não se aliavam a Atenas e tinham Esparta a frente delas.
Em 431 a .C., Atenas e Esparta entraram em guerra, arrastando as demais polis para um conflito que ficaria conhecido como Guerra do Peloponeso.
Com o fim da democracia ateniense e o retorno do predomínio da oligarquia na Grécia, iniciou-se o período de domínio espartano . Ele durou pouco, pois outras cidades buscariam o controle da Península Balcânica, com destaque para Tebas, que logo derrotaria Esparta. As constantes guerras tiveram como resultado, o enfraquecimento dos gregos, o que abriu caminho para a invasão macedônica, a qual culminou com a completa derrota grega em 338 a .C. na batalha de Queronéia.
- Período helenístico(p:56)
Entre os séculos IV a.C. e II a.C. a Grécia esteve sobre o domínio da macedônia, conhecido como período helenístico. O principal responsável por essas grandiosas conquistas foi Alexandre o grande.
Em tal contexto, elementos gregos acabaram se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado helenismo, e a cultura grega mesclada a elementos orientais de origem a cultura helenística, em uma referencia ao nome como os gregos chamavam a si mesmos- helenos.
- Elementos da cultura grega(p:56,58,59 e 60)
Cultura grega= teatro, filosofia e arquitetura.
O pensamento grego tinha por base na razão e, supervalorização do homem(antropocentrismo), influenciando significamente o racionalismo ocidental dos séculos seguintes. A religião era caracterizada pelo politeísmo ao antropomórfico, acreditavam em vários deuses que tinham formas semelhantes as dos homens. A cultura grega é celebre pela riqueza de sua arte, que ganhou especial dinamismo na época de Péricles.
Na arquitetura, os grandes nomes foram Ictínio e Calícrates, responsável pela criação de vários monumentos, dos quais o mais famoso é o Partenon.
Jônico: leveza e elegância das colunas;
Dórico: colunas de linhas mais rígidas e capitel liso;
Coríntio: colunas mais ornamentadas, expressando luxo e abundancia.
Filosofia: em grego significa “amor e sabedoria”, a busca de explicações racionais para o universo, para a vida, para o homem.
Sofistas: pensadores dedicados a critica das tradições, do Estado, da religião e dos privilégios, e defensores da democracia.
A cultura helenística: uma das conquistas de Alexandre foi favorecer o surgimento de uma nova cultura, herdeira grega, mas diferente dela pela enorme dosagem de elementos orientais. Essa cultura é o helenismo. Essa cultura caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerras.
PORTUGUÊS
- Figuras de Linguagem
- Metáfora: é a alteração de sentido de uma palavra ou expressão quando entre o sentido que o termo tem e o que ele adquire existe intersecção.
Ex: O interior de SP está coberto por doces mares, donde se extrai o açúcar.
- Metonímia: é a substituição de um termo por outro que com ele apresenta relação de sentido lógico e constante.
Ex: Adoro ler Machado de Assis.
-Onomatopéia: é o recurso lingüístico que consiste na reprodução de sons, seja imitando-os, seja simulando o processo sonoro.
-Aliteração: repetição da mesma consoante.
-Assonância: repetição da mesma vogal.
-Sinestesia: é a figura resultante da fusão de sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido.
-Anáfora:repetição da mesma palavra ou expressão no inicio de diferentes frases ou versos.
- Ironia: consiste em exprimir intencionalmente o contrario do que se pensa.
- Hipérbole: consiste no exagero proposital de seres, qualidades ou fatos.
- Antítese: consiste em colocar lado a lado, idéia propostas.
- Paradoxo: trata-se de uma figura em que se relacionam duas palavras antônimas, com a finalidade de tentar conciliar conceitos contraditórios. O Paradoxo se funde num só.
(pagina 55 até 74 do livro de literatura).
- Estrutura e formação das palavras.
CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A FORMAÇÃO
- primitiva: não se forma de outra palavra.
-composta: forma-se de duas ou mais palavras.
- derivada: forma-se de outra palavra da língua.
#DERIVAÇÃO
- prefixal:prefixo+ radical
- sufixal : sufixo+radical
- parassintética: junção simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical
-inpropria: mudança de classe gramatical da palavra.
- regressiva: redução de elemento já existente na palavra primitiva.
#COMPOSIÇÃO
- Justaposição: as palavras que se unem e não sofrem alterações. Exe: passatempo.
- Aglutinação: pelo menos uma das palavras que participa da composição sofre alteração. Exe: planalto.
- Trovadorismo
Sociedade feudal foi o pano de fundo para poesia feita nos castelos(acompanhada de musica). A poesia era criada pelos trovadores e divulgada pelos jograis. Tem origem em Portugal. Geralmente cantigas líricas, em que o sentido amoroso predominava.
Características: amor impossível, exaltação das virtudes da mulher(vassalagem amorosa)
Tipos de poesia:
Lírico: amorosas-cantigas de amor; cantigas de amigo
Satíricas: escárnio; maldizer( pagina 173 explica melhor pra quem não entendeu)
#sobressai nas novelas a presença do cavaleiro medieval, que passava por situações perigosas para defender o bem e vencer o mal.
Humanismo
#1418- Fernão Lopes- guarda mor da torre do tombo.(historiador e artista)
#1450- prensa mecânica- Johannes Gutenberg(intercambio cultural).
#valorização do individuo
# antropocentrismo X teocentrismo
Os humanistas passam a estudar a natureza racionalmente. O ser humano valoriza-se.
A arte:
Historiografia: Fernão Lopes: o pai da historiografia lusitana.
1)livros de linhagem: registros dos fidalgos para saber o grau de parentesco
2) hagiografia: descrição a vida dos santos
3) crônicos: primeiros relatos romanceados de acontecimentos da vida feudal.
Poesia palaciana: Garcia de Resende: recolheu a produção poética palaciana no ancioneiro geral. Esta poesia não apresentava um estrutura musica como as cantigas; ganhou ritmo próprio contido na linguagem.
Teatro popular: gil vicente
1)Mistérios: encenação sobre a vida de Cristo
2) Milagres: intervenções milagrosas dos Santos e da Virgem Maria.
GEOGRAFIA
- Mapas: evolução
O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Um mapa sempre será apenas um representação parcial e não completa da realidade.
As primeiras representações gráficas: muito simples, em rochas ou argila. Mapa mais antigo: encontrado e Ga.Sur(2.500 a . C.) que mostra o rio Eufrates e cadeias de montanhas.
Primeiros mapas: período da expansão marítima e comercial.
Astrolábio: determinava a posição das embarcações a partir das estrelas.
Classificação dos mapas: podem ser classificados em topográficos ou temáticos.
Mapas topográficos: representam uma área e seu relevo através de curvas de nível. Apresentam alto grau de detalhamento, tanto de aspectos naturais, quanto artificiais.
Mapas temáticos: trata de temas ligados as diversas áreas de conhecimento. Podem representar diversos fenômenos geográficos(geológicos, demográficos...) bem como as mais diversas escalas.
Evolução: instrumentos de orientação; primeira viagem a Lua; investimentos em tecnologia espacial(satélites); fotos de satélites...
- Diferença entre mapas, carta e plantas.
MAPA: documento simples, sem grande precisão, representação plana; escala pequena(acima de 1:250.000)
CARTA: documento com finalidade especial, maior precisão, grande detalhamento, escalas medias e grandes(abaixo de 1:250.000 até 1:25.000).
PLANTA:documento que exprime uma área restrita, muito detalhada, escalas grandes(abaixo de 1:25.000);
-Croqui: serve apenas para orientação e localização.
- Localização e orientação.
Para o ser humano, desde o homem paleolítico até o homem atual, a localização do espaço geográfico sempre foi uma necessidade. Isso explica, ao longo da história, a crescente importância da cartografia, o conjunto dos conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para a elaboração de mapas e plantas.
- Projeções cartográficas
Refere ao conjunto de métodos empregados e relações matemáticas para representar a superfície terrestre sobre um plano.
Superfícies planas apresentam distorções que podem ser: angulas, linear, superficial.
A projeção escolhida deve possuir propriedades que atendem aos objetivos da sua utilização.
Classificam-se em 3 tipos:
- Conforme: mantém fidelidade aos ângulos observados na superfície de referencia da Terra, conservando a forma da superfície mapeada. Mantém a forma mas não a área.
-Equivalente: conserva as relações de superfície mantendo a área inalterada, mas não mantém a forma.
- eqüidistante: mantém a proporção entre a distancia a partir de um ponto para qualquer direção.
FISICA
- Calor Latente
Calor latente é o calor que o sistema recebe durante a mudança de estado, não produz variação de temperatura, sendo geralmente expresso para a unidade de massa e indicado pela letra L.
-Calor latente de fusão da água:
Lf= 80 cal/g
-calor latente de vaporização da água:
Lv= 540 cal/g
Q=m.L
Onde:
Q= quantidade total de calor
M= massa
L=calor latente
- mudança de fase de uma substancia
- Curvas de aquecimento/ processo de transmissão de calor
CURVA DE AQUECIMENTO
CURVA DE RESFRIAMENTO
Processo de transmissão do calor
- condução térmica(sólidos)
Bons condutores são os metais, e maus condutores ou isolantes são a borracha, o isopor a lã.
- convecção térmica(líquidos, gases e vapores)
Correntes de convecção são correntes liquidas que formam de ascendente liquido quente e uma corrente descendente de liquido frio.
- irradiação térmica: é a transmissão de energia por meio das ondas eletromagnéticas.
Quando essas onda são raios infravermelhos.
- Conceito de cinemática( ainda não foi explicado, tenho aula de física amanhã, então provavelmente ele vai explicar).
BIOLOGIA
- Reconhecer a importância das enzimas
Nos seres vivos, as enzimas aumentam a velocidade das reações sem elevar a temperatura.
- Compreender o funcionamento enzimático e reconhecer os elementos que o influenciam.
São moléculas extremamente especificas, atuam somente sobre um determinado composto e participam sempre do mesmo tipo de reação. O composto sobre o qual a enzima age é genericamente denominado SUBSTRATO.
Eles se encaixam perfeitamente como chaves em fechaduras.
Após ocorrer a reação elas permanecem quimicamente intactas.
Fatores que influenciam a atividade enzimática: temperatura e pH.
- Caracterizar, identificar e diferenciar os tipos de ácidos nucléicos.
DNA=ADN
-açúcar
- desoxirribose- ponte de H(hidrogênio)
-fosfato
Base nitrogenada
ADENINA-TIMINA
CITOSINA-GUANINA
RNA
-ribose
-fosfato
-base nitrogenada
ADENINA-URACILA
CITOSINA-GUANINA
Acido desoxirribonucléico = DNA
Acido ribonucléico= RNA
FIQUEM ATENTOS, ESSE POST VAI SER ATUALIZADO.
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