segunda-feira, 8 de março de 2010

PROVÃO: Física e Biologia 1-bi

Oi pessoas, eu sei que vocês ficaram com saudades de mim, HSAHUSHAUHSAS sim vocês não vivem sem mim neh -n.
Beeeem 1ª ano, e que nem diz a Luiza querida(colega nova) nós não somos mais crianças. Pois é acho que ela fez pensar em algumas atitudes minhas e ok, eu sou UMA ENORME CRIANÇA. Maaaas não qualquer idiota por ae neh. O calendário do Bom Jesus mudou, digamos de 5 pra 10. Agora Matemática é junto com filosofia(sábado que vem), e Física não é mais com Química. Por isso quando eu tiver tempo(e vontade) eu coloco o calendário certinho ali na parede. Então vamos ao que interessa. Biologia, como muitos pensam(eu também achava) que é fácil, não parece ser tão fácil assim. Pra mim deu 4 paginas, e bem enrola muita coisa. Mas agora Física... HSUAHSUAHSUAASHA OMG, tenso, tenso e tenso. ARGH. Física por mais que foi esquisito, é super fácil.
Então ae vai:

FÍSICA:
  • Unidades de medida
As mais importantes e que vamos precisar para a prova são:
COMPRIMENTO-metro= m
TEMPO- segundo= s
MASSA-quilograma =kg

  • Notação Cientifica
M x 10p onde “ 1 é maior ou igual| M | menor que 10;
Para entender é o seguinte:
O numero que precisamos para fazer a notação dando um exemplo como o 500, ele PRECISA ser,  MAIOR ou IGUAL a 1, E menor que 10. Nunca pode ser igual a 10, sempre menor. Fazemos o calculo passando a virgula para a esquerda:
500= 5 x 10²
Então quando a virgula se desloca pra esquerda o expoente fica POSITIVO.
E quando a virgula vai para a direita o expoente fica NEGATIVO.

  • Ordem de grandeza ou potencia de dez


TRANSFORMAÇÃO DE MEDIDAS:
Muitos optaram pela tabela de transformação de unidade, mas também pode usar a conta de 3(que é muito difícil de decorar) e com Notação.
Eu optei pela tabela que é pra mim mais fácil e mais simples de decorar.
Então eu fiz:

T
_
_
 Kg\Km
hg\hm
dag\dam
g\m
dg\dm
cg\cm
mg\mm

















































































É bem simples, o tenelada,(o T no começo) vem dois quadrados depois do Kg, ou Km(eu fiz para o comprimento e massa), daí hg ou hm, dag ou dam, g ou m, dg ou dm, cg ou cm, MG ou mm.
Para as medidas de tempo, é necessário a conta de 3. Mas é fácil.


Biologia:
  • Caracterizar os seres vivos, diferenciando-os da matéria bruta.
Uma caracterização mais geral feita por pesquisadores afirma que: Os seres vivos são entidades que apresentam as propriedades de reprodução, variação, e hereditariedade.
Os seres vivos:
-são formados por uma ou mais célula(tirando os vírus);
-podem se reproduzir, assexuada ou sexuadamente;
-podem apresentar crescimento;
-apresentam metabolismo (transformação de energia)
-respondem a estímulos do meio, para cada ação, tem uma reação
-sofrem evolução: modificações nas características ao longo do tempo;
-têm composição química do corpo com predominância dos elementos químicos, como hidrogênio(H), oxigênio(O) e nitrogênio(N).  Esses elementos formam moléculas chamadas moléculas orgânicas
Na matéria não-viva, os elementos químicos mais abundantes são o oxigênio(O), o silício(Si) e o alumínio(Al).
Nos seres vivos, existem substâncias chamadas inorgânicas, que são representadas pela água e sais minerais.

A evolução do Metabolismo:
-Hipótese heterotrófica: os primeiros  organismos eram estruturalmente muito simples, podendo-se supor  que as reações químicas em suas células também eram simples. Eles viviam em um ambiente aquático, rico em substancias nutritivas, mas provavelmente não havia gás oxigênio na atmosfera nem dissolvido na água dos mares. Tendo alimento abundante ao seu redor, esses primeiros seres teriam utilizado esse alimento já pronto como fonte de energia e matéria-prima. Eles seriam heterótrofos. Um exemplo de um ser heterótrofo é as bactérias.
Nas condições da Terra atual, a via metabólica mais simples para se degradar o alimento sem oxigênio é a fermentação. O açúcar glicose é degradado em álcool etílico e gás carbônico, liberando energia para as varias etapas do metabolismo celular.
- hipótese autotrófica: alguns cientistas têm argumentado que os seres vivos não devem ter surgido em mares rasos e quentes, como proposto por Oparin e Haldabe, pois a superfície terrestre, na época em que a vida surgiu, era um ambiente muito instável. Logo no inicio da formação da Terra, meteoritos colidiam fortemente com a superfície terrestre, e a energia dessas colisões era gasta no derretimento ou até mesmo na vaporização da superfície rochosa. Um impacto especialmente violento gerou a Lua, que também passou a ser bombardeado  por meteoritos e guarda até hoje em sua superfície as marcas desse bombardeio.
Em 1977, foram descobertas nas profundezas oceânicas as chamadas fontes termais submarinas, locais de onde emanam gases quentes e sulfurosos que saem de  aberturas no assoalho marinho. Nesses locais a vida é abundante. Muitas bactérias que ai vivem são autótrofas, mas realizam um processo muito distinto da fotossíntese. Nesse lugar não há luz, e elas são a base da cadeia alimentar peculiar. Ecas servem de alimento para os animais ou então são mantidas dentro dos tecidos deles. Levam a possibilidade de que a vida teria surgido nesse tipo de ambiente protegido e de que a energia para o metabolismo dos primeiros seres vivos viria de um mecanismo autotrófico denominado quimiossíntese.  Alguns cientistas acreditam que os primeiros seres vivos foram as bactérias, que obtinham a energia por meio do metabolismo. 

  • Identificar as etapas do Método Científico.
1ª passo: Fazer uma observação.
2ª passo: fazer perguntas.
3ª passo: formular hipóteses.
4ª passo: testar as hipóteses.
5ª passo: conclusão.


  • Caracterizar e diferenciar as principais teorias sobre a Origem da vida: Criacionismo, panspermia, evolução química.
A Terra formou-se há cerca de 4,5 milhões de anos. No começo sua superfície era constituída por magna quente(lava). As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 milhões de anos e nelas não foram encontrados registros de vida.
-Criacionismo: Essa corrente afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade e que desde então apresentam mesma forma. Eles mudam ao longo do tempo: é o que se chama de imutabilidade das espécies ou fixismo.
-Panspermia: a idéia de que os seres vivos não se originaram na Terra, mas em outros planetas, e que foram trazidos pra cá, em meio de esporos ou formas de resistência. Pesquisas recentes têm considerado bem possível que alguns dos compostos orgânicos a partir dos quais a vida surgiu tenham sido formados no espaço e chegado aqui por meteoritos.
-Evolução química: Os cientistas afirmam que a vida deve ter surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, formando substância cada vez mais complexas, que acabaram se organizando de modo a originar os primeiros seres vivos. Essa hipóteses é a mais aceita pelos cientistas.

  • Compreender a importância do trabalho de Oparin e de Miller.
Oparin


Essa era a atmosfera primitiva com gás hidrogênio(H2), vapor de água (H2O), amônia(NH3) e metano(CH4). Junto, o surgimento dos compostos orgânicos na atmosfera pela ação de descargas elétricas radiação ultravioleta, essas moléculas foram levadas para o mar. E em seguida ocorrendo a formação de coacervatos nos mares primitivos.

Miller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituíam a atmosfera naquela época.

  • Compreender o processo de evolução das células.

Os primeiros seres vivos: as bactérias
      -Procarióticas
      Acredita-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, apresentavam o corpo    formado por uma única célula. Essa célula seria estrutural e funcionalmente muito simples, formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, no qual estava  presente uma molécula de DNA em uma região denominada nucleoide.
Células assim organizadas são denominadas células Procarióticas e os organismos que as apresentam são denominados procariontes ou procariotos. As células procarióticas apresentam parede celular, uma estrutura externa à membrana plasmática.

-Eucarióticas
A partir dos procariontes anaeróbios ancestrais os organismos com estrutura celular mais complexa são os eucariontes ou eucariotos. Estes apresentam células chamadas eucarióticas, formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
As primeiras células eucarióticas teriam surgido a partir das células procarióticas sem parede celular, ou que teriam perdido a parede celular, e que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se maiores e mais complexas. Esses dobramentos teriam dado origem a organelas citoplasmáticas e à carioteca.


  • Diferenciar biogênese de abiogênese.
Abiogênese:origem da vida a partir  da matéria bruta.
Até meados do século XIX as cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente a partir da matéria bruta. Eles acreditavam que os vermes surgiam espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição, que  rãs, cobras, crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Biogênese: todos os seres vivos originam-se de outros seres vivos preexistentes.
Os experimentos de Redi conseguiram reforçar a hipótese de biogênese até a descoberta dos seres microscópicos, quando uma parte dos cientistas passou novamente a considerar a hipótese da abiogênese para explicar a origem desses seres.  Segundo esses cientistas, os microorganismos surgem espontaneamente em todos os lugares, independentemente da presença de outro ser vivo.
             Somente em 1860, com os experimento realizados por Louis Pasteur conseguiu-se comprovar que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.
                                                                             

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

 Pois é neh povo, senti falta de vocês, e eu nem sei quantas pessoas ainda vêem isso daqui, mas bem NÓS ESTAMOS DE VOLTA, e eu espero que isso aqui ajude muita gente nesse ano :D 

Beeeeijoos e alimentem os peixes :*