terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Importante: Simulado de Geografia

Galera,estão dizendo que em algumas unidades, amanhã terá o simulado de Geografia e Português. Na minha unidade que é a BJ-Aparecida, seria apenas Matemática, como eu postei anteriormente. Mas como minhas professoras dessas duas materias, adiantaram o conteúdo, eu fiz um breve resumo de Geografia, APENAS de geografia. Desculpe-me se tiver algum erro, mas eu coloquei as paginas caso alguem não entender. obs: meu queridos colegas que eu amo demais, prestem atenção, esse resumo, é apenas para as outras unidades, o nosso simulado é apenas de Matemática.

bem, aqui vai :

Geografia
  • África do Norte e África Subsaariana.
África do Norte: formada basicamente por Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos, países de população majoritariamente branca e destaca-se a influencia árabe islâmica. Sobressai a atividade turística. E seus países apresentam melhores indicadores sociais e econômicos do continente africano.
África Subsaariana: os países ao sul do deserto do Saara, abriga a população negra, e tem grupos étnicos bastante diversificados . A condição de vida é bastante precária. Destaca-se a atividade agrícola  indústrias de bens de consumo. P: 230

  • Magreb:Região do noroeste do continente africano, de maioria árabe e islâmica, que compreende os territórios da Tunísia, do Marrocos e da Argélia.
Sahel: parte que se localiza ao sul do deserto do Saara, de clima tropical semiárido, coberta por uma vegetação de estepe pouco espessa no norte e pela savana na parte meridional. P:236 e 26

  • IDH: apresenta índices muito baixos comparado a outros países. As taxas de mortalidade infantil são elevadas, e a esperança de vida nos países da África Subsaariana é em media de 46 anos. A escassez de recursos aliados a falta de políticas que priorizem a produção de alimentos para o consumo interno.
O atraso tecnológico, a economia de baixa produtividade, as guerras civis, a corrupção dos governos e a falta de democracia, o ritmo de crescimento populacional  outros aprofundam ainda mais o quadro de deterioração das condições de vida de parcela considerável das sociedades africanas. P:234

  • O relatório anual da Unaids e da Organização Mundial de Saúde, mostra que o numero de adultos e crianças no mundo vivendo com HIV chegou a 39,4 milhões em 2004 O índice de novos casos por ano cresceu quase 50% desde 2002 no leste da áfrica. O maior peso esta recaindo sobre as mulheres africanas. Em alguns países, uma em cada 5 gestantes está infectada. P:235


  • Durante  período de colonialismo  o espaço geográfico do continente africano vem sendo organizado de acordo com os interesses de suas ex-metropoles ou das grandes potencias mundiais. P:239

  • A áfrica do Sul esta localizada em uma área estratégica. Apenas 11% do território da África do Sul é considerada apropriado para a agricultura. É o pais que apresenta a maior concentração mundial de riquezas minerais por quilometro quadrado. É o pais mais industrializado. P:245   .A sociedade: até a metade dos anos 90, os brancos mantinham uma força política de segregação racial. O apartheid: era a segregação racial institucionalizada, que praticamente negava ao negro a condição humana. P :246 

é bem pequeno, mais creio que irá ajudar. beijoos

Atividades de Matematica

Oi, voltei :}ok, estou colocando uns exercícios, que eu fiz e deu certo.
livro CA, pagina 296: UNIDADE 7, números 3 e 5(a)
               pagina 297: UNIDADE 8, números  1,2,5 e 6.
               pagina 307: UNIDADE 14, números 9,11 e 14.

do CA mesmo, acho que não há nenhuma atividade nova, então eu não fiz nenhuma, mas vou colocar as paginas dos exercícios.
Relações Trigonométricas: pagina 62 a 64.
Circunferência e círculo: pagina 69 a 70.
Funções Polinomial : 71 a 72.

Bom, por hoje é isso.Qual quer coisa, estou no twitter, msn ou por aqui mesmo... beijoos 

Matématica, Simulado do 4 bimestre

Oie pessoas, mais uma terça feira de estudos. Bom o fim do ano está chegando, faltam 5 provas(contando com a de amanhã) para estarmos oficialmente de ferias. Hoje eu pensei numa maneira fácil de explicar funções. Acho que a maioria sabe que cai apenas o começo delas, as funções de 1 grau. Bem, cai também circunferência e trigonometria, coisas que a minha turma pelo menos viu já faz um tempinho. Acho que os exercícios(lembra que tem um CA atrás do livro?) já foram feitos, quer dizer eu já fiz quase todos, então não a muitas atividades que eu poderia dizer que iram ajudar a entender melhor o assunto, mas eu tentei ok. Eu vou postar apenas o resumo agora, e mais tarde coloco os exercícios. Ah, mandaram eu colocar as paginas, não lembro que foi, mas pediram, desculpe por ter esquecido as de Historia, mas agora eu coloquei. São as unidades 7, 8 e 14.

Matemática

  • Calcular corretamente o comprimento de uma circunferência. p:261
           C=2pr 
             


  • Calcular corretamente o comprimento do arco de uma circunferência. P:264
            360º-a
            2pr  - x

  • Calcular área de regiões circulares (círculos, coroa circular e/ou setor circular).

Área do circulo: A=p.  p:270

Setor Circular: A=a.p.r²/360º. P:271

Coroa Circular: AC=Ar-Ar p:271


  • Aplicar corretamente as razões trigonométricas na resolução de problemas que envolvam o triangulo retângulo.


Seno: cateto oposto/ hipotenusa
Cosseno: cateto adjacente/hipotenusa
Tangente: cateto oposto/cateto adjacente

P:144 e 145


  • Ler e interpretar gráficos com base numa pesquisa.
P:174

  • Calcular os pares ordenados dada a lei de formação de uma função do 1º grau.
Y=ax
Nessa função, o Y é dependente, ele depende do x para saber seu valor. E o X, claro é a variável independente. Alguns devem ter aprendido assim ou com o f(x).
F(x)=ax.
O a nas duas leis de formação da função, é o numero de  quantidade que será pedido. Como no exemplo da pagina 170. A medida de cada lado do polígono é 2 cm, então a formula fica:
Y=2.x ou P=2.n como está no livro. 


Bem é isso apenas, ah e eu criei um bate-papo, caso quem não tem meu msn, so me perguntar ali. 
beijos, e alimentem os peixes.