Geografia
- A Ásia conta com aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados.Limita-se com a Europa pelos montes Urais, pelo mar Cáspio , pela cadeia de Cáucaso e pelo mar Negro; com a África, pelo canal de Suez e pelo mar Vermelho.
O continente é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Indico e Pacifico. Diversos mares e golfos estão presentes no interior da costa asiática: o mar Vermelho que se comunica com o mar Mediterrâneo através do canal Suez; o mar Cáspio; o mar Negro;o mar da China e do Japão.
No oriente médio dois golfos são importantes: o Pérsico e o Omã. Através de suas águas, a produção de petróleo dessa região é escoada pelo resto do mundo.
Em dezembro de 2004, um abalo sísmico, originado no fundo do oceano Indico, provocou um Tsunami, que acarretou a morte de 300 mil pessoas e deixou cerca de 1 milhão de desabrigados. Esse fenômeno ocorreu em razão do choque das placas indo-australiano e euro-asiática, responsável pelo tremor que originou o tsunami. Nesse choque entre as duas placas, uma delas é projetada para o alto e desloca a massa de água do oceano que esta sobre ela, formando as ondas gigantescas.
No relevo asiático localizam-se vários planaltos elevados e extensos:
-do Tibete, ao norte da cordilheira do Himalaia;
-da Mongólia, a nordeste do planalto do Tibete;
-da Arábia, situado na porção oeste da península Arábica;
-do Ira, localizado totalmente em território iraniano;
-do Decã, na Índia, correspondente à porção central da península do Decã
-central Siberiana na Rússia;
-de Aldan, no extremo leste da Rússia;
-de Anatólia, na Turquia;
-do Pamir, a noroeste do planalto do Tibete.
A Ásia é um continente de grandes contrastes climáticos. Nela estão localizadas tanto regiões bastante chuvosas como secas.
Para compreender seus vários tipos de clima, devem-se considerar os seguintes fatores:
-a latitude, uma vez que as terras asiáticas estendem-se desde a linha do Equador(baixa altitude) até a região polar Ártica(alta latitude);
-a grande extensão territorial, que permite a influencia dominante de
massas de ar continentais em seu interior e proporciona a maior atuação da continentalidade , tornando os invernos mais rigorosos no interior da Ásia ;
-a altitude, pois é o continente que apresenta as altitudes medias mais elevadas;
-as formas de relevo, cuja montanhas muitas vezes formam barreiras que impedem a passagem das massas de ar úmido;
-os ventos monçônicos na porção meridional do continente sopram ora do continente para o oceano, ora do oceano para o continente.
As Monções: No sul e no sudeste da Ásia, ocorre o clima de monções, que é influenciado pelos ventos monçônicos. A principal característica do clima de monções são as precipitações pluviométricas, marcando duas estações, uma seca(inverno) e outra chuvosa(verão)
No verão os ventos monçônicos sopram do oceano para o continente, carregando grande umidade, o que ocasiona chuvas prolongadas.
No inverno sopram do continente para o oceano, nesse período as temperaturas no interior do continente são mais baixas que do oceano, o que provocam correntes de ventos secos e úmidos
- O oriente médio esta localizado em uma região estratégica, situada entre a Europa e o restante do continente asiático. Nela se desenvolvem várias civilizações, entre elas a Mesopotâmica, abrigando diversos povos e grande fluxo de mercadores e viajantes.
No oriente médio, com exceção de Israel, a atividade industrial é pouco expressiva. O turismo é outra atividade com grande potencial. A região apresenta um rico e milenar patrimônio histórico.A agricultura, predominamente de subsistência, esta restrita a algumas áreas, uma vez que existem extensos desertos no Oriente Médio.
O petróleo é a principal fonte de energia e matéria-prima do mundo atual. Suas maiores reservas e produção estão no Oriente Médio. O interesse pelo controle de áreas produtivas de petróleo é uma das causas de guerras e revoluções no Oriente Médio. Isso porque o petróleo é o principal combustível da sociedade industrial e fonte de matéria-prima para mais de 6 mil produtores.
- Fundamentalismo
No oriente médio a população é predominamente árabe, contando também com turcos, persas e judeus. Alem desses povos, vivem na região curdos, armênios, entre outros.
Apesar do Islamismo ser a religião de quase 90% da população do Oriente Médio, existe uma diversidade de seitas dentro dessa religião, das quais os xiitas e os sunitas são mais conhecidas.
Atualmente, os grupos fundamentalistas, que atuam em vários países da região, no sul e no sudoeste asiáticos e no norte da África, têm como objetivos principais, de modo geral, a necessidade de romper com o ocidente - considerando o “Grande Satã” - , desestabilizar governos pro – ocidentais nos países de maioria mulçumana e substituir a lei dos homens pela lei Divina, expressa no Corão.
Importante: Os militares fundamentalistas estiveram por detrás da maioria dos atos de violência cometidos nas mais variadas situações geográficas. Acostumamo-nos associar o fundamentalismo aos religiosos do Oriente Médio. Na verdade, o fundamentalismo é um movimento sociorreligioso e político muito diversificado e bem mais extenso do que as fronteiras do Islã. As mulheres devem voltar a usar o chador ou o burka, não devem receber instrução , nem serem atendidas por médicos homens. O ensino em qualquer nível deve priorizar o religioso, e as leis comuns devem acolher as regras corânicas.
Israel:é o único pais considerado desenvolvido, por suas características socioeconômicas. Alem das boas condições de vida da população, a economia é amplamente diversificada, com os setores secundários e terciário bastante desenvolvidos. Apesar da carência de petróleo e de outros recursos naturais energéticos característicos de grande parte do Oriente Médio, Israel tem os setores industrial e agrícola muito bem estruturados
E aqui o de Portugues:
Português
· Oração coordenada são aquelas que apresentam sentido próprio são independentes.
Oração coordenada assindética são aquelas que não apresentam conjunções.
Oração coordenada sindética são aquelas introduz conjunção.
Classificação das orações coordenadas sindéticas
ADITIVAS: estabelecem,relação a outra oração, uma noção de acréscimo. Ex: Adoro você e sempre vou adorar.
Algumas conjunções:e, nem , que...
ADVERSATIVAS: estabelecem uma idéia de oposição, contraste, compensação. Ex:Não tinha pressa, porem andava rápido.
Algumas conjunções:mas , porem, todavia, contudo, no entanto, entretanto
ALTERNATIVAS:expressam fatos ou conceitos que se excluem ou se alternam entre si. Ex:Faça a lição ou assista a TV.
Algumas conjunções: ou...ou, ora...ora, já...já,quer... quer.
CONCLUSIVAS: experimentam uma idéia de conclusão ou conseqüência lógica em relação a um fato expresso na oração anterior. Ex:É um ser humano, portanto merece todo nosso respeito.
Algumas conjunções:portanto, logo , pois, por isso , de modo que.
EXPLICATIVAS: explicam o motivo da declaração feita na oração anterior. Ex: Não saiam, porque o professor já vem.
Algumas conjunções: pois, que, porque, porquanto.
É muito facil o conteudo da prova dessa semana...