Oi galera, é eu sei, hoje é páscoa e eu to aqui num domingo, mas bem vou explicar o negocio:
1- FELIZ PÁSCOA :)
2-meu pc ta se fazendo de louco. Pois é, ele desliga sozinho, tranca tudo do nada, e pra carregar a internet, só as 00:27 da noite(horário de agora). Então desde sexta to tentando acessa a net, mas fica muito lento, e cai toda hora. Então agora pouco decidi que vou formatar ele. SHOW neh? nossa to tão feliz que tinha feito um plano B pra postar pra ocês. (Como tinham pedido pra postar antes, e como eu prometi, eu queria postar no sábado(meia hora atras),) mas dai minha net não entrava, então pensei em passar o pandrive pra Titi e ela vir postar aqui na segunda. mas como eu consegui acessar, vou postar agora.
Resumos aqui:
Matemática:
F1
- Noções básicas: igualdade de conjuntos; conjuntos( universo, unitário, vazio); subconjuntos.
Igualdade de conjuntos: A=B
A={0,1,2,3}
B={0,1,2,3}
Conjunto unitário: B={4}
Conjunto vazio:
{ } ou NUNCA {}
Subconjuntos:
A={1,3,7}
B={1,2,3,5,7,8}
A c B. c= está contido
B (c virado) A = B contem A.
- Operações: união de conjuntos; intersecção de conjuntos; diferença de conjuntos.
União: A B
A={2,5,6}
B={3,4,7}
União dos dois: {2,3,4,5,6,7}
(é quando tu junta os dois conjuntos)
Intersecção: A B
A={0,2,4,6}
B={0,1,2,3,4}
Intersecção dos dois: {0,2,4}
(é quando tu junta só o que eles tem em comum)
Diferença de dois conjuntos: A – B
A={1,2,3,4,5}
B={2,4,6,8}
A diferença de A menos o B é: { 1,2,5}
(é quando tu faz um, menos o outro, só que tem que cuidar qual conjunto está por primeiro, nesse exemplo, a diferença é de A para B então tem que fazer o conjunto A menos o conjunto B, e às vezes aparece o contrário)
Se B está complementar em relação a A então ele é C b sobre a :s
Quer dizer que B tem que estar contido em A. Ou A-B. podem ver mais exemplos na pagina 65 do livro.
- Problemas que envolvam conjuntos.
Quando um problema apresenta diversos dados, então precisamos desenhar no diagrama e colocar os dados dentro. Como no exemplo da pagina 67.
Eles deram os dados:
- escola com 630 alunos.
- 350 estudam português.
- 210 estudam Espanhol.
- e 90 as duas matérias.
Então você desenha o diagrama.
Nesse desenho os dados estão apenas colocados como foi dado. Então você precisa descontar dos 350 o 90, e do 210 o 90. Assim ele vai ficar com o numero de alunos que só fazem português(260) e com os alunos que só fazem Espanhol(120).
Então, depois que você calcular quantos aluno fazem SÓ português ou SÓ espanhol, você soma o total: o 290 de português, o 120 de espanhol e o 90 dos dois = 470. a resposta da letra c na questão. E a ultima pergunta quantos alunos não estudam nenhuma das duas, então diminui dos 630 (total que estudam na escola) com os 470(total de alunos que fazem uma das matérias ou as duas), que da 160, o resultado. :D
(ps:sei que deve ficar difícil de entender, mas é a melhor maneira de explicar)
Ps2 playstation2: SEMPRE, sempre mesmo desenhem o diagrama, e sempre comecem do meio, tipo se tiver diagramas de 3 rodas, comecem diminuindo no meio, e depois nas outras.
- Conjuntos numéricos.(o conteúdo mais chato para se estudar matemática no mundo).
- Naturais: sempre números naturais. (1,2,3,4...)
- Inteiros: números inteiros negativos e positivos.( -3, -2, -1, 0, 1, 2...)
- racionais: números que podem ser expresso pela forma a/b onde b NUNCA é igual a zero.(?)
-Irracionais: números que tem uma representação decimal infinita(0,156873...) e não periódica.
( todos eles, tirando os irracionais, estão contidos nos números reais.)
- Intervalos(operações com intervalos).
Todo o conjunto repreendido entre um numero e outro.
Exemplo:
[5,9[
Esse conjunto apresenta números maiores que 5 e menores que o 9.
No exemplo temos um intervalo semi-aberto(apresenta um numero dentro do intervalo,5, e um fora do intervalo,9).
Se a bolinha estiver fechada é sinal que o numero pertence no intervalo, se estiver aberta é sinal que o numero não está no intervalo.
Os intervalos podem vir expressos de duas maneiras:
Em notação de conjuntos: {x E R| 5 <_ x < 9} (wtf)
Ou em notação de intervalos: [5,9[
Aberto: ] [, < > ( )
Fechado: [ ], <_ _>
E para as operações com intervalos nos usamos a união de conjuntos, intersecção, e diferença.
O exemplo 1 do livro p 75 explica melhor.
F2:
- Razões trigonométricas no triangulo retângulo: conseqüências; tabela trigonométrica; uma tabela importante.
Conseqüências:
O seno de um é conseqüência do cosseno de outro ângulo. O seno de C é c/a e o cosseno de B c/a.
Tabela trigonométrica: A tabela está na pagina 44 do livro, mas não vão cobrar os números.
Uma tabela importante: Aquela do seno cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º.
- Razoes trigonométricas num triangulo qualquer: seno cosseno de ângulos suplementares; lei dos cossenos.
Vou deixar bem claro, aqui já no começo, que NÃO É UM TRIANGULO RETANGULO. Então não adianta nada fazer apenas seno e cosseno com tangente,
isso é do 1 criterio.
- Seno e cosseno de ângulos suplementares: se o ângulos for maior que 90º e menor que 180 º. Se isso acontecer então o ânguloo agudo suplementar é 180º - a.
Sen de a= sen(180- a)
Cos de a= - cos(180- a)
-Lei dos cossenos:
Quando a apenas um ângulo.
Usa-se a²=b²+c² -2bc.cos a.
Razão trigonométricas num triangulo qualquer: lei dos senos; área de um
Lei dos senos: dois ou mais ângulos.
a/sen Â= b/ sen ^B= c/ sen ^C.
Área de um triangulo qualquer:
A= a.b.sen a /2
Sociologia
- Introdução- o estudo da sociologia.
A sociologia, assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem na sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças.
Viver em sociedade é participar dessa produção.
O fundamental da sociologia é fornecer-nos conceitos e outras ferramentas para analisar as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e consistente, indo além do senso comum.
Uma das produções da sociologia é formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertence.
Produção social do conhecimento
Devemos entender como são criadas as instituições sociais, políticas e econômicas que permitem certa estabilidade social.
Na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente, o status quo, porque este atende a seus interesses. Assim, procuram apoiar e desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conversar a sociedade tal como está. Aqueles que querem manter a situação existem normalmente são os que detêm a sociedade.
Muitos pensadores escreveram e divulgaram suas teorias sobre a sociedade anterior e sobre a constituição da nova sociedade. Criaram assim as bases sobre as quais a Sociologia viria a se desenvolver como um ciência especifica.
- O individuo, sua historia e sociedade.
A importância do individuo está inserida no grupo a que pertencia(família, escola...).
Com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, a idéia de individuo e de individualismo firmou-se definitivamente, pois colocava a felicidade humana no centro das atenções. Não se tratava da felicidade como um todo, mas de sua expressão material. No século XIX essa visão estava completamente estabelecida, e a sociedade capitalista, consolida.
A sociedade dispõe de um conceito importante para investigar esse questão: a socialização. O processo de socialização começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mas inclui outros caminhos, como o convívio com a comunidade e igreja.
Nossa escolhas, seus limites e repercussões
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e praticas sociais. A vida em sociedade é possível, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, o que lhe dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
A decisões de um individuo podem levá-lo a se destacar em certas situações históricas, construindo o que se costuma classificar como um trajetória de vida notável. A historia de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem, uns de modo obstinado, à procura de seus objetivos, com menos intensidade, mas todos procurando resolver as questões que se apresentam em seu cotidiano.
Das questões individuais as questões sociais
Alguns problemas que vão além de nosso dia a dia como indivíduos, que não dizem respeito somente a nossa vida privada, mas estão ligados à estrutura de uma ou de varias sociedades. É o caso do desemprego. Existem também situações que afetam o cotidiano das pessoas e que estão ocasionadas por acontecimentos que atingem a maioria dos países: por exemplo a crise de 29, que levou ao colapso todo o sistema financeiro mundial. Os eventos mencionados foram resultado de uma configuração social criada por causa das decisões de algumas pessoas, que provocaram até mesmo situações que foram muito além de suas expectativas. Alem de afetar as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, também prejudicaram indivíduos em muitos lugares , até na satisfação de suas necessidades. Esse ponto, que estão presentes na biografia individual de cada um de nós, fazem parte da historia da sociedade em que vivemos, e muitas vezes, assumem forma ainda mais ampla.
- O processo de socialização.
O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização. Cada individuo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se em múltiplos grupos e instituições que sem entrecruzaram, como a família, a escola e a igreja.
Esse processo de conviver com a família e com os vizinhos, de freqüentar a escola, de ver televisão, de passear e conhecer novos lugares, coisas e pessoas compõe um universo cheio de faces no qual a criança vai se socializando, isto é, vai aprendendo e interiorizando palavras, significados e idéia, enfim, os valores e o modo de vida da sociedade da qual faz parte.
A diferença no processo de socialização
Ao tratar de diferenças, temos também de vê-las no contexto histórico. No decorrer da segunda metade do século XX, os avanços tecnológicos nos setores de comunicação e informação, o aumento da produção industrial e do consumo e o crescimento da população urbana desencadearam grandes transformações no mundo inteiro.
Tudo começa na família
Há normalmente um processo de socialização formal, conduzido por instituições, como escola e Igreja, e um processo mais informal e abrangente, que acontece inicialmente na família, na vizinhança, nos grupos de amigos e pela exposição aos meios de comunicação. O ponto de partida é a família, o espaço privado das relações de intimidade e afeto. É o espaço onde aprendemos a obedecer a regras de convivência, a lidar com a diferença e a diversidade.
Os espaços públicos de socialização são todos os outros lugares que freqüentamos em nosso cotidiano.
- a enquete ali do lado, é sobre um MSN pro blog, é tipo uma idéia idiota, mas que vale a pena pensar a respeito. Quero que dêem sua opinião, na enquete, no chat ou nos comentários.
- hm, falando no chat, gostei muito da colaboração de vocês, agradeço a todos que pensaram antes de comentar gracinha, ocês tão nu meu core ta *-*
não sei quando volto, talvez eu não fique no msn, twitter, formspring, orkut e outros sites de relacionamento, pq talvez nem vou estar com o pc.
Então é isso, sorte pra mim(é por que to com um azar desgraçado, e muita sorte para aqueles que precisam passar em matematica, esse conteúdo é mais puxado ;d)
ps: Etieneeeeeeeeeee faz pra mim o resumo do livro "Fernando Pessoas, o menino de sua mãe"? é por que vou estar fora, e como é dia 8 a prova e como tu já leu... bem eu falo contigo segunda ;d
Ok ok, uma feliz páscoa pra vocês, cheia de ovinhos, e coelhinhos de chocolate, e que fiquem bem gordinhos-nnnnnnnnnnnnnnn
beijo beijo xoxo e alimentem os peixes que estão no aquario, no mar, no deserto, na terra, no sol, na piscina... e muitos outros lugares que já disseram. :*