'Oi gente. É segundo bimestre. Quero saber, quem se assustou com as notas nesse bi? o/. Eu não rodei em nada(graças a deus, ele é bom!!!11!!! HAHA) mas muita gente da minha turma pegou recuperação, sendo que muitos foi a primeira vez. É neah, devem ter notado que eu tirei o chat querido de vocês, mas falando sério, aquilo passou dos limites. Em primeiro lugar, pra minha defesa eu já queria ter tirado a MUITO tempo. Mas eu deixei, por que muita gente queria ele e coisa e tal. Mas meu deus, necessita inventar personagens para encher o saco das pessoas? NÃO. Se estão aqui pra isso, perderam.
Hm não sei se devia dizer da minha vida pessoal aqui neh? É pra isso que existe twitter e coisa e tal. Mas o blog é meu e eu digo e faço o que quero neh? Pois bem. QUEM FOI NA FENACHIM? eu, eu. No showzinho do Luan. ¬¬ por obrigação. é, tudo bem foi uma porcaria: nós chegamos no camarim, tava ele lá lindo e absoluto. Dai tiramos foto, a Daniela fez mimo, e se pa, curtimos o show inteiro do lado dele, no palco. ç.ç (ah nada contra quem gosta dele, ok? depois do show, virei fã numero 1ª dele ;s -nãoépratanto)
Nunca mais na minha vida vou ter tanta sorte que nem nesse sábado, e foi ótimo *-* #atórei.
Como minha querida cidade é a capital do chimarrão(pessoal do RS deve ter notado a propaganda na tv, passa a cada meia hora), amanhã eu não tenho aula AEEE. Por isso demorei :D Mas ta aqui, o resumo pronto.
Talvez a Eti não venha editar, por que ela foi pra Rivera...
BIOLOGIA
- Caracterizar os envoltórios celulares, identificando os seus componentes. Os envoltórios celulares separam o interior da célula do meio externo, e propiciam trocas de substancias com o meio.
- Membrana plasmática
O envoltório celular presente em todas os tipos de células é a membrana plasmática. Essa membrana é lipoprotéica, constituída, principalmente de fosfolipídios e proteínas.
- envoltórios externos à membrana plasmática
* glicocálice: presente nas células animais e de muitos protistas;
* parede celular: presente na maioria das bactérias, nas cianobactérias, em alguns protistas, nos fungos e nas plantas;
Glicocálice: ocorre externamente à membrana plasmática da maioria das células animais e de muitos protistas.
Alem de proporcionar resistência à membrana plasmática, o glicocálice tem outras funções:
~ constitui uma barreira contra agentes físicos e químicos do meio externo;
~ confere as células a capacidade de se reconhecerem, uma vez que células diferentes têm glicocálice formados por glicídios diferentes e células iguais têm glicocálice formado por glicídios iguais;
~ forma uma malha que retém nutrientes e enzimas ao redor da células, de modo a manter nessa região um meio externo adequado.
Parede Celular: a parede celular é uma estrutura mais rígida que o glicocálice. Assim as células que apresentam parede celular tem menor possibilidade de modificar sua forma. Nas bactérias e nas cianobactérias, a parede células é formada basicamente por uma substancia típica desses procariontes: o peptidoglicano. , molécula grande constituída por moléculas menores de açúcares associados a aminoácidos.
- Caracterizar o modelo mosaico fluido da membrana plasmática
Esse conjunto de características estruturais e funcionais das camadas de lipídeos e das proteínas imersas nelas confere à membrana plasmática o que se chama permeabilidade seletiva: a membrana é permeável, mas não a tudo.
Na membrana plasmática das células animais, alem dos fosfolipídios, existe o colesterol.
“A membrana plasmática é constituída por um mosaico de moléculas protéicas colocadas numa bicamada fluida de lipídeos”
O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente foi proposto em 1972 pelos cientistas Singer e Nicolson e denomina-se modelo do mosaico fluido.
- Compreender os processos de transporte através da membrana.
Processos de troca entre a célula e o meio externo.
*processos passivos: sem gasto de energia
*processos ativos: com gasto de energia
DIFUSÃO: a difusão corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, a fim de igualar a concentração. + -> -
OSMOSE: a osmose é um processo de difusão de moléculas de água através da membrana semipermeável. A água difunde-se em maior quantidade da solução hipotônica para a hipertônica.
Osmose em célula animal
Osmose em célula vegetal
DIFUSÃO FACILITADA: esse processo( processo passivo onde as proteínas atuam) é particularmente comum no movimento da glicose, de alguns aminoácidos e de vitaminas e ect.
TRANSPORTE ATIVO: bomba de sódio e potássio,
Esse processo é chamado de bomba de sódio e potássio por que permite a manutenção da concentração diferencial de íons. Sempre haverá utilização de energia, ou ATP, ADP.
ENDOCITOSE E EXOCITOSE: partículas maiores não conseguem atravessar a membrana, mas podem ser incorporadas à célula por endocitose ou eliminadas por exocitose.
Endocitose e exocitose respectivamente.
Na endocitose pode ocorrer dois processos: a fagocitose(ingestão de partículas grandes) e pinocitose(ingestão de partículas pequenas) que são ingeridas por água.
FÍSICA
- Velocidade média.
Define-se velocidade escalar média(Vm) de um móvel por meio da relação entre a variação do espaço delta s e o intervalo de tempo delta t em que ocorreu:
Vm=delta s / delta t
Quando a velocidade escalar de um móvel é constante, significa que é a mesma em qualquer instante e igual a velocidade escalar media em qualquer intervalo de tempo.
Exemplo: v11 da pagina 16.
Um trem mantém a velocidade constante de 60km/h. Que distancia o trem percorre em duas horas e meia?
Vm= delta s = 60= x = 150 km/h
delta t 2,5
a velocidade média sempre vai estar em km/h. Quando mudar a unidade, passar para km/h.
- Travessia de ponte e de túnel.
Vm= delta s = L túnel + L trem
Delta t delta t
- Aceleração média.
O termo aceleração está relacionado com a variação de velocidade de um móvel no decurso do tempo.
A aceleração escalar média é uma grandeza algébrica, sendo seu sinal o mesmo da variação de velocidade delta v. Assim, quando a velocidade escalar diminui, delta v é negativo e, portanto, a aceleração escalar média é negativa.
- Movimento uniforme.
O movimento uniforme pode ser definido como aquele em que o móvel tem velocidade escalar instantânea constante, coincidindo com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Característica:
- movimento em linha reta;
- velocidade constante é diferente;
- velocidade média igual a velocidade instantânea;
- aceleração igual a zero;
- v= delta s
delta t
- considerando to=0s temos:
S= so + vt -> função contraria a posição.
MOVIMENTO PROGRESSIVO = quando se desloca a favor do sentido escolhido. Sempre positivo.
MOVIMENTO RETRÓGADO= desloca em sentido contrario ao escolhido para a trajetória. Sempre negativo.
ENCOTRO DE MOVEIS EM MOVIMENTO UNIFORME : para determinar o instante em que dois moveis se encontram, devemos igualar os espaços dos moveis. Substituindo o instante encontrado, numa função horária, determinamos o espaço onde o encontro ocorreu.
S=So + vt
Bom estudo. Beeeijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário