segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PROVÃO: Português/Literatura e Geografia 4-bi

oi gente, nossa, faz tempo que não posto nada. Semana passada, tava tudo uma grande confusão aqui, minha mãe tinha ido viajar pra tão tão  distante, e minha irmã veio me cuidar. Naquela semana eu tinha Olimpíada de química( sem comentários), que não foi na minha cidade, sem contar o trabalho de literatura, que era para apresentar os livros que iam cair nos vestibulares, que meu grupo pegou o Sargento de Milícias( é engraçado, mas demora para entender e coisa e tal, a linguagem é muito ruim), e eu mal acabei o livro ainda :B
Então como a olimpíada era no sábado,e minha mãe tinha passado a semana fora,(ela chegou no sábado de manhã ¬¬) sendo que eu estava muito triste, estressada até o ultimo fio de cabelo, e sem vontade nenhuma de estudar.
Maas como isso foi a duas semanas, e agora que minha rotina voltou( graças a deus), eu trouxe um resumo(não lindo e maravilhoso) mas que eu tenho certeza que vai ajudar muitos desavisados sobre o feriadão e que esqueceram seus livros e cadernos em na escola...
Então depois da minha breve história(cof cof,idiota, cof cof cof) aqui vai os resumos:


GEOGRAFIA
  • Biomas
Os biomas são sistemas em que o solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal, como as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras.
Há diversos biomas e ecossistemas que sofreram agressões em grandes proporções. Dele só restaram manchas residuais, representando, atualmente, uma herança da ação dos processos naturais, econômicos e culturais sobre a paisagem.
  • O desmatamento e suas conseqüências
A devastação deve-se basicamente a fatores econômicos, tanto na Amazônia quanto nas florestas africanas e nas do Sul e Sudeste Asiático.
Alguns fatores:
-Extração de madeira;
- instalação de projetos de mineração e agropecuários;
- instalação ou expansão de garimpos;
- construção de usinas hidroelétricas;
- incêndios e queimadas.
#Cobertura vegetal
-perenes: plantas que apresentam folhas durante o ano todo;
- caudifolias, decíduas ou estacionais: plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas durante o ano;
- esclerófilas: plantas com folhas duras, coriáceas;
- xerófilas: plantas adaptadas à aridez;
- higrófilas: plantas adaptadas a muita umidade, geralmente perenes;
- tropófilas: plantas adaptadas a uma estação seca e outra úmida;
- aciculifoliadas possuem folhas em forma de agulha, como os pinheiros. Quanto menor a superfície das folhas, menos intensa é a transpiração e maior é a retenção de água pela planta;
- latifoliadas: plantas de folhas largas, que permitem intensa transpiração, são geralmente nativas de regiões muito úmidas.
  • Principais características das formações vegetais
Há diversas formações vegetais no planeta, tanta quanto a diversidade climática e de solos, sobretudo, permite. Todas as formações vegetais têm grande importância para a preservação dos variados biomas e ecossistemas da Terra.
Alguns principais:
- tundra: vegetação rasteira, por encontrar-se em regiões subpolares, desenvolve-se apenas durante os três meses de verão.
- floresta de coníferas:formação florestal típica da zona temperada, ocorre em regiões de clima temperados continentais, foi largamente explorada.
- floresta temperada: esta formação florestal caducifólia, típica, das zonas climáticas temperadas, é encontrado em latitudes mais baixas e sob maior influencia da  maritimidade.
- mediterrâneo: desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, trata-se de uma vegetação esparsa, que possui três estratos: um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo.
- formações herbáceas(pradarias): compostas basicamente de gramíneas, são encontradas em regiões de clima temperado continental. Muito usada como pastagem, essa formação é importante por enriquecer o solo com matéria orgânica.
- deserto: bioma cujas espécies vegetais estão adaptadas a escassez de água. Algumas dessas plantas são suculentas, armazenando água no caule.
- floresta estacional e savana: em regiões onde o índice de chuva é elevado, porem em poucos meses do ano, e savana são encontradas em grandes extensões.
  • Biomas e formações vegetais do Brasil
Nosso pais tem varias zonas climáticas , desde equatoriais até subtropicais, e essa diversidade contribui para a formação de diferentes biomas. Essa variedade de biomas relaciona-se à grande diversidade da fauna e da flora brasileiras, das quais muitas espécies são endêmicas. Isso acontece por que o Brasil é o pais com a maior biodiversidade do mundo.
  • As características das formações vegetais brasileiras
- floresta amazônica: é a maior floresta tropical do mundo, totalizando cerca de 40% das florestas pluviais tropicais do planeta. A floresta amazônica apresenta três estratos de vegetação:
* igapó: é uma área permanentemente alagada;
* várzea: área sujeita a inundações periódicas, com a vegetação de médio porte;
* terra firme: área que nunca se inunda, na qual se encontra vegetação de grande porte.
- mata atlântica: originalmente cobria uma área de 1 milhão de km², é um dos biomas mais importantes para a preservação da biodiversidade brasileira mundial.
- mata de Araucárias: é uma floresta na qual predomina o pinheiro-do-paraná, ou araucária espécie adaptada a climas de temperaturas moderadas a baixas no inverno, e  solos férteis.
- mata dos cocais: esta formação vegetal se localiza no estado do Maranhão, encravada entre a floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga, caracterizando-se como mata de transição entre formações bastante distintas. É constituído por palmeiras.
- Caatinga: vegetação xerófila, adaptada ao clima semi-árido, na qual predominam arbustos caducifólios e espinhosos.
- cerrado: é constituído por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, e que cobria originalmente 2 milhões de km² do território brasileiro. 
- pantanal: há vegetação rasteira, floresta tropical e mesmo vegetação típica do cerrado nas regiões de maior altitude.
-campos naturais: formações rasteira ou herbáceas constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura.
  • Os domínios morfoclimáticos  brasileiros
Cada domínio corresponde a uma diferente associação das condições de relevo, clima e vegetação.



  • As unidades de conservação

A legislação relativa ao meio ambiente é ampla, complexa e bem elaborada. Os problemas ambientais que observamos com freqüência e são amplamente divulgados pelos meios de comunicação não resultam de falta de legislação, mas da ineficiência das ações educativas e de fiscalização seria. As unidades de conservação são áreas de preservação agrupadas conforme a restrição ao uso. As unidades classificadas como de restrição total são denominadas Unidades de Proteção Integral, aquelas que cujo nível de restrição é menor tem uso voltado ao desenvolvimento cultural, educacional e recreacional e são denominadas Unidades de Uso Sustentável. 

PORTUGUÊS
  • Interpretação de texto
  • Interjeição e palavras denotativas
  • Verbo e advérbio

#VERBO: palavra que, por si só, indica um fato e situa-se mo tempo.

CONJUGAÇÕES:
1ª- AR(andar)
2ª- ER(chover)
3ª-IR(sorrir)

MODOS:
INDICATIVO: exprime atitudes de certeza.
SUBJUNTIVO: exprime atitudes de hipótese.
IMPERATIVO: exprime atitudes de ordem.

Tempos do indicativo:
-PRESENTE
- PRETÉRITO:-perfeito, imperfeito, mais que perfeito.
- FUTURO: -do presente, pretérito

Tempos do subjuntivo:
-PRESENTE(que eu trabalhe)
- PRETÉRITO(se eu trabalhasse)
- FUTURO(quando eu trabalhar)

Formas nominais:
INFINITIVO:exprime o fato verbal em si, sem indicar seu inicio nem seu término.
GERÚNDIO: exprime o fato em desenvolvimento, ou seja, enquanto ele ocorre.
PARTICÍPIO: exprime o resultado do fato verbal.

CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
- REGULAR: quando conjugado não sofre alteração no radical
Ex: andar-ando-andassem-andariamos
-IRREGULAR: quando conjugado, sofre alteração no radical
Ex: dizer(diz)-digo-disser-direi
- DEFECTIVOS: apresentam falhas, defeitos em sua conjugação.
Ex: Abolir
Eu- --
Tu- aboles
Ele- abole
Nos- abolimos
Vós- abolis
Eles- abolem
- ABUNDANTES: apresentam duas formas(em geral, no particípio)
Ex: matar- matado(regular) e morto(irregular)


- Particípio duplo
- Particípio regular: emprega-se com o verbo ter/haver
Ex: A miséria tem matado muitas crianças no Brasil.
- Particípio irregular: emprega-se com os verbos ser/estar

VOZES VERBAIS
1)      Ativa: sujeito é agente.
Ex: o temporal destruiu muitas casas.
2)      Passiva: sujeito é paciente.
      Ex: as fotos serão guardadas por nós.
       2.1) Analítica: locução verbal. Ex: O casarão foi reformado em meses.
       2.2) Sintética: pronome apassivador. Ex: publicaram-se muitas noticias sobre o escândalo.
       3)Reflexiva: o sujeito é agente e paciente da ação.
Ex: as crianças atiravam-se na piscina.

#TEMPOS PRIMITIVOS E DERIVADOS
- PRESENTE DO INDICATIVO- presente do subjuntivo; imperativo
- PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO: - pretérito mais que perfeito
                                                                             -  futuro do subjuntivo
                                                                             - pretérito imperfeito do subjuntivo
-INFINITIVO IMPESSUAL

PRESENTE DO INDICATIVO

PRESENTE DO SUBJUNTIVO



IMPERATIVO AFIRMATIVO







IMPERATIVO NEGATIVO







PRETERITO PERFEITO DO INDICATIVO





PRETERITO MAIS QUE PERFEITO



FUTURO DO SUBJUNTIVO




PRETERITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO




INFINITIVO IMPESSUAL
 - Pretérito imperfeito do Subjuntivo- 1 conj ‘AVA’- 2 e 3 conj ‘IA’
- Futuro do Presente do Indicativo-‘ EI’



- Futuro do Pretérito do Indicativo- ‘IA’



INFINITIVO PESSOAL



#ADVERBIO: é uma palavra invariável que se relaciona ao verbo para indicar circunstancias em que ocorre o fato verbal.
Classificação do advérbio





  • Romantismo(poemas)- 3 gerações
* contexto histórico: Europa
- revolução francesa(1789)
- ascensão da Burguesia/ derrocada da aristocracia
-doutrina filosófica: liberalismo, liberdade individual
-valoriza a iniciativa individual
- capacidade criadora de cada um
ASPECTOS                  ARCADISMO           ROMANTISMO
¬Classe dominante          Nobreza                         Burguesia
¬Corrente filosófica         Iluminismo                    Liberalismo
¬Valores                           Universalismo               Individualismo
¬O que serve de guia        Razão                            Emoção
¬Para expressão artística   Antiguidade pagã          Medialismo cristão

Características do romantismo
- individualismo/ subjetividade
- sentimentalismo
- culto a natureza
- valorização do passado
- liberdade artística

# No Brasil
- 1822-> nacionalismo Ufanista
- Gonçalves de Magalhães  “suspiros poéticos e saudades”
* Ideologia: contribuir para a grandeza da nação atravez de uma literatura que fosse o espelho do novo mundo e de sua paisagem física e humana.

Poesia:
1ª GERAÇÃO(Nacionalista): -> Gonçalves Dias
Temas: -índio
- saudade da pátria
- natureza
- religiosidade
- amor impossível

2ª GERAÇÃO( Individualismo)- Álvares de Azevedo
                                                         - Casimiro de Abeu
                                                          - Fagundes Yarela
Temas: - a duvida
- o tédio
- a orgia
- morte
- a infância
- medo de amor
- sofrimento

3ª GERAÇÃO( liberal/ condoreira)  -> Castro Alves
Temas: - defesa das causas humanitárias
- denuncia da escravidão
- amor erótico.



beijooos
e hoje eu trouxe um vídeo, pra animar o feriadão :s

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AVISO DA MAZE

PESSOAL, A ANA ME PEDIU PARA AVISAR A TODOS QUE ELA NÃO TEM TEMPO DE FAZER O RESUMO ESSA SEMANA, ENTÃO ELA NÃO VAI FAZER, O QUE SIGNIFICA QUE VOCÊS ESTÃO POR CONTA PROPRIA, BOA SORTE COM AS PROVAS!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PROVÃO: Biologia e Física 4-b

Hey gente, eu estava com problema na internet e só consegui acessar agora, desculpem o atraso, beijoos

BIOLOGIA
  • Caracterizar e exemplificar as principais formas de reprodução assexuada e sexuada em animais.
 Nos animais pode haver reprodução sexuada e assexuada, mas o padrão geral é a reprodução sexuada com meiose gamética.
O gameta masculino, chamado espermatozóide, se une com o feminino, chamado óvulo, formando a célula-ovo ou zigoto que é diplóide.
Apesar de a imensa maioria dos espermatozóides dos animais ser flagelada existem espermatozóides que não apresentam flagelo. É o caso dos espermatozóides dos nematódeos, animais vermiformes cujo representante mais conhecido é a lombriga.
ASSEXUADA( sem participação de gametas)
biparticipação ou divisão binária
brotamento(esponja-do-mar)
regeneração(estrela-do-mar; quando gera um individuo)
estrobilação(Taenia soluim)

  • Reconhecer as classificações da reprodução sexuada

SEXUADA( com participação de gametas ou células, onde ocorre a fusão de núcleos)
Ser Humano: - Fecundação ( tuba uterina)
                        - nidação( útero-endométrio)
                        - desenvolvimento(útero)
Tipos de fecundação
a)      externa, quando ocorre fora do corpo, no meio ambiente. Ex: peixes.
b)      Interna, quando ocorre dentro do individuo que produz os óvulos. Ex: nós.
c)      Cruzada. Ex: Minhoca.

Desenvolvimento:
a)      direto: não passam por um estagio de larva no ciclo da vida. Ex: nós.
b)      Indireto: apresentam uma ou mais fases larvais no ciclo da vida. Ex: anfíbios.

·        Identificar as partes que formam os sistemas reprodutores humanos: feminino e masculino e suas respectivas funções.

Sistema genital feminino
Consiste em:
 -Dois ovários, responsáveis pela formação dos ovócitos e pela produção dos hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona.
-duas tubas uterinas, que condutos que vão desde a região do ovário até o útero.
-útero, onde ocorre o desenvolvimento embrionário e cuja parede descama na menstruação.
- vagina.
- vulva,estrutura externa do sistema genital feminino.

O gameta feminino é liberado do ovário antes do termino da meiose, penetra na tuba uterina e é deslocado em direção ao útero por ação dos cílios da parede interna desse orgão. A fecundação ocorre na tuba uterina.

Sistema genital masculino
Consiste em:
- dois testículos, que produzem os espermatozóides e também o hormônio sexual masculino testosterona;
- dois epidídimos;
- dois ductos deferentes;
- dois ductos ejaculatórios;
- uretra;
- pênis;
- glândulas anexas: próstata, duas glândulas vesiculosas e duas glândulas bulbouretrais;

Os espermatozóides produzidos nos testículos passam para o epidídimos, onde ficam armazenados até serem eliminados na ejaculação.

  • Identificar e compreender as etapas da gametogênese humana.

- espermatogênese:
A espermatogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário. Nos testículos do embrião, células diplóides denominada germinativas primordiais passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a varias espermatogônias.





O espermatozóide já diferenciado pode ser dividido em três regiões: cabeça, peça intermediaria e cauda.
Na cabeça do espermatozóide situam-se o núcleo e o acrossomo. Esse capuz é uma transformação do complexo golgiense e onde estão as enzimas que irão digerir os envoltórios do ovócito II na fecundação.
A peça intermediaria apresenta muitas mitocôndrias, responsáveis pela liberação da energia necessária à movimentação do espermatozóide.


- Ovogênese ou ovulogênese
A ovulogênese também se inicia no período embrionário. Células germinativas primordiais do ovário dividem-se por mitoses sucessivas, formando varias ovogônias.


Na mulher a gametogênese esta relacionada com modificações hormonais que também preparam o útero para uma eventual gravidez.

 FISICA
  • Movimento circular uniforme

É um movimento uniforme cuja trajetória é uma circunferência ou um arco de circunferência.
V= velocidade escalar
Wm= velocidade angular media
Formulas:
- relação de velocidade escalar com velocidade angular:
V=w.R
-relação entre velocidade angular e período no M.C.U.:
W=2p
       T
Velocidade média angular: wm= Dj
                                                      Dt
-aceleração centrípeta: ac=w².R

  • Força centrípeta

A aceleração tangencial tem:
-direção tangente a trajetória;
-sentido do movimento( se este for acelerado) ou sentido oposto(se for retardado)
-modulo igual ao valor absoluto da aceleração escalar ‘a’.
A aceleração centrípeta tem:
-direção normal a trajetória;
- sentido apontado para o centro da trajetória;
- modulo ac= v²=w².R
                       R

Força centrípeta = m.
                                   R
Força tangencial= m.a



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Simulado de historia e química- 3-bi

oi gente, como vocês estão? to melhor da gripe, brigada a todos os 'melhoras' que eu recebi :( mas em todos os casos, HSAHSAHUSHAUSHUAUHS cês viram o Fiuk? OK, tive que mostrar pra minha mãe e bem, ela não acreditou HSAUSUAUHSHUAHUSA ok, chega.
tenho 3 coisa pra falar:
1ª a enquete ali do lado -> quero que todos votem na SUA unidade(leu bem isso né Bianca), a enquete vai até o ultimo dia de aula, então bem, até meu ultimo resumo.
2ª a SOFIA TA DE ANIVERSÁRIO AMANHÃ! ç.ç
3ª é os resumos estão bons hoje, eu acho...
4ª só pra não tirar meu bom humor e meu cansaço das 20 aulas de hoje ¬¬
oi? SHAUHSUAUHSHUAHUSA***

QUIMICA

  • Dissociação e iônica e ionização.
ACIDOS: são compostos que na presença da água formam um único cátion. 
Ionização
HCl+H2O-H3O+Cl-

H2SO4+H2O->H30+HSO4­­­­­
HS04 -¹+H2O ->H30 + SO-²
H2SO4+2H2O -> 2H3O + SO4-²

OBS: no compostos do ferro (H3PO3 e H3PO2) saem apenas 2 e 1 hidrogêneos, respectivamente.

  • Ácidos de Arrhenius(características, identificação, classificação e nomenclatura).
Nomenclatura dos ácidos: todo acido que não tem oxigênio na formula=hidrácidos
- origina-se do anion- eto.
Para o acido, troca-se o eto por idrico.
Cl-: cloreto HCl: ac.clorídrico
Ácidos oxigenados
-Anions terminado em ato: para ácidos substitui por iCo 
SO4-²:sulfato -> H2SO4: ac. Sulfúrico
- anions terminados em ito: para o acido substitui por oso.
NO2-¹: Nitrito-> HNO² ac. Nitroso
NOX: numero de oxidação:
H3|B|O3
+1| x| -2
3+x-6=0
X=3
NOX: 3
Ac Bórico

3A-> NOX 3... ICO
4A-> NOX 4 ...ICO
5A-> NOX 5... ICO
6A->  NOX 6...ICO
7A -> NOX 7*...PER... ICO

MosquITO teimOSO
Te mATO  te pICO
Te mETO no vIDRICO
   Se o acido estiver na coluna 7A
 Máxima NOX com duas unidades a menos-> OSO
Obs: para ter 2 unidades de NOX a menos, basta ter um oxigênio a menos.Obs2: com 2 oxigênios a menos que o maior acido e com 4 unidades a menos o maior NOX: HIPO... OSO.
  • Bases de Arrenius( características, identificação, classificação e nomenclatura)

BASES: composto inorgânico que na presença de água formam como único tipo de anion o OH-

NaOH + H2O -> Na + OH

Nomenclatura:
O Hidróxido sempre no inicio.
Hidróxido de sódio= NaOH

Classificação:
- quanto ao numero de OH:
Monobase: 1OH: NaOH, LiOH
Dibase: 2OH: Fé(OH)2
Tribase: 3OH: Al(OH)3
Tetrabase: 4OH: Pb(OH)4

- quanto a solubilidade:
Solúveis: todos da coluna 1ª mais NH4OH
Pouco solúveis: elementos da coluna 2ª exceto: Be(OH)2 e Mg(OH)2
Praticamente insolúveis: todos os outros

- quanto à força:
- Fortes: Solúveis( menos NH40H)
- Fraca: as demais

  • Reações de neutralização total e parcial.
+    -        +  -     +   -
HClO3+ KOH: KClO3+ H2O
Neutralização completa.
+       -      +    -            +     -
H3PO4+Ca(OH)2-> CaHPO4 + 2H2O
Neutralização parcial.

  • Sais( características, identificação, classificação e nomenclatura)
SAIS: é todo composto que tem pelo menos 1 cátion diferente de H+ e 1 ânion diferente de (OH-).

Nomenclatura:

NOME DO ÂNION + NOME DO CÁTION

Forma: cátion+ ânion 
 NaCl
Formula: cátion + ânion
Nome: ânion + cátion


Obs: aplicações de ácidos, bases, e sais nas paginas: 148, 155, 162 e 163.

 HISTÓRIA

RENASCIMENTO CULTURAL
  • Características do renascimento

O renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e cientifica que se estendeu do século XIV ao XVI. Inspirando-se na cultura greco-romana , rejeitava  os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a ‘idade das trevas’. Pa os homens renascentistas, a época obscura seria abolida por um renascimento cultural posterior.
O elemento central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idéia de que o homem se encontra no centro do universo.
No período renascentista, valorizava-se o homem como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo também são características do movimento renascentista. O primeiro prega a valorização à natureza, enquanto a filosofia hedonista defende o prazer individual como o único bem possível. O neoplatonismo, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus.

  • Cidades Italianas: origem do Renascimento

As cidades italianas eram grandes centros desde o final da Idade Media, com o destaque para os portos de Genova e Veneza.
Ao mesmo tempo, a riqueza da região tornou possível o surgimento dos mecenas, indivíduos, que, em busca de promoção pessoal, patrocinavam produções artísticas e cientificas. Por exemplo a família Médici.
A riqueza das cidades italianas atraiu sábios bizantinos, herdeiros das tradições gregas e romanas clássicas, que fugiam da crescente pressão dos turco-otomanos após a queda de Constantinopla. A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século CIV, período conhecido como Trecento. As outras etapas foram o Quattrocento e o apogeu, o chamado Cinquecento.
- o trecento: o pintor Giotto di Bondoni foi a principal figura do movimento renascentista nas artes plásticas do período. Suas pinturas já esboçam um sentido de profundidade espacial e as faces expressam grande emotividade e sentimento.na literatura, após a iniciativa de Dante Alighieri, generalizou-se a utilização do dialeto toscano.
- quattrocento: na pintura destacaram-se o Masaccio e Sandro Botticelli. No final do Quattrocento e inicio do Cinquecento despontou a figura de Leonardo da Vinci. Dedicou-se a diversos ramos da arte e da ciência, tendo sido pintor, escultor,urbanista, engenheiro, físico, musico, filosofo e botânico. E suas mais conhecidas obras são Gioconda e a Santa Ceia.
- Cinquecento:o principal centro da arte passou a ser Roma. Na literatura destacaram Francesco Guiciardini, Torquato Tasso, Ariosto e principalmente Nicolau Maquiavel.
A maior figura do período foi Michelangelo Buonarroti, que foi escultor e pintor, sendo responsável pelos monumentais afrescos da Capela Sistina, em Roma.

No final do século CVI, o triunfo da expansão marítima ibérica e o conseqüente deslocamento do eixo econômico para fora do Mediterrâneo levaram as cidades a decadência.

  • Renascimento fora da Península itálica.

Nos paises baixos, destacaram-se os irmãos Van Eyck e Pieter Brueghel, que retrataram temas do cotidiano da sociedade.  Na Alemanha, os pintores Durer e Hans Holbein foram os principais nomes do Renascimento. Na frança, Rebelais demonstrou todo o talento e humanismo em Gargantua e Pantagruel. No Renascimento Inglês, o escritor mais importante e de destaque foi William Shakespeare, em suas peças teatrais apresenta personagens dotados de grande profundidade psicológica, que traduz os dilemas da alma humana. Em Portugal, destacou-se o teatro de Gil Vicente, e a obra de Camões.
  • Renascimento cientifico

As expressões artísticas renascentistas, fundadas no estudo do Homem, da natureza e no espírito critico, desdobraram-se no desenvolvimento cientifico, notadamente na áreas de física, astronomia, matemática e biologia.
A teoria heliocêntrica, a idéia de que o sol é o centro do universo, ganhou aceitação.
O renascimento cientifico significou a retirada do monopólio da explicação do mundo e da natureza das mãos da igreja. O racionalismo triunfava sobre concepções herdadas de uma tradição religiosa que se baseava na fé, e não na experimentação cientifica.

REFORMAS RELIGIOSAS
  • O contexto da Reforma

O papa recebia tributos feudais provenientes das vastas extensões de terra controladas pela igreja em toda a Europa, e o advento dos Estados centralizados fez com que essa pratica passasse a ser questionada pelos monarcas.
A expansão capitalista encontrava alguns entraves nas pregações da igreja, que condenava a usura e defendia o preço justo das mercadorias, ou seja, produção e comercialização sem direito a lucro. Não encontrando mais na igreja a satisfação de suas necessidades espirituais, os membros da burguesia enfrentavam uma crise de religiosidade.
Um ingrediente poderoso na crise religiosa que se delineava foi a desmoralização do clero. Embora condenassem a usura e desconfiassem do lucro, os membros da igreja praticavam-nos de forma desenfreada. O comercio de bens eclesiásticos, o uso da autoridade para garantir privilégios, o desrespeito ao celibato clerical e até a venda de cargos eclesiásticos não eram raros na igreja desde o final da idade média. O maior escândalo talvez fosse a venda de indulgências.

  • Contra reforma
a expansão das doutrinas protestantes pela Europa gerou uma reação da igreja.
A companhia de Jesus, uma ordem religiosa, proporcionou um busca para combater o protestantismo por meio do ensino e da expansão da fé católica. Daí deriva o projeto da catequese indígena. Em 1542, o papa Paulo III convocou o Concilio de Trento, com o objetivo de discutir assuntos religiosos, inclusive com teólogos protestantes. Nenhum consenso foi possível, e o Concilio acabou apenas por reafirmar os princípios católicos, condenando o protestantismo.
Algumas medidas moralizadoras começaram a ser tomadas, como a proibição da venda de indulgências e a criação de escolas para a formação de eclesiásticos.
O papa estabeleceu a inquisição, pouco antes do Concilio, e sob a forma do tribunal do Santo Oficio.
A contra- reforma não destruiu o protecionismo, mas eliminou sua expansão.

O ABSOLUTISMO
  • Pensadores teóricos do absolutismo

O processo de formação das monarquias centralizadas no final da Idade Média ocorreu em grande parte pela aproximação entre monarcas e burguesia, na busca da separação dos entraves políticos e econômicos derivados das estruturas feudais.
Como regra geral, desde o momento da formação dos Estados centralizados, os reis buscaram imprimir caráter autoritário aos seus governos.
Nicolau Maquiavel: criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre suas diversas republicas. Em O príncipe, defende a separação entre moral e política, vistas como duas esferas inconciliáveis. É o autor da conhecida máxima ‘os fins justificam os meios’, segundo a qual ao estado era autorizado o uso de qualquer método para atingir seus objetivos.
Thomas Hobbes: o estado absoluto representa a superação do estado de natureza. Devido ao egoísmo intrínseco ao homem, a sociedade humana apresenta uma tendência ao caos ou a desarticulação.
Jacques- Benigne Bossuet: Política retirada da Sagrada escritura, obra que defende a existência de total proximidade do poder real em relação a Deus.

**NÃO SOU FÃ DO FIUK, HSUAHSAUSUHAHUSHUAS só to mostrando a foto, ok?
AHHHHHH, duas semanas sem provas, ahhhhh, beijooos, até daqui a duas semanas...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Simulado de Português/ Literatura e Geografia 3-bi

Olá galera, hoje pra quem não sabe, é feriado aqui no Sul, então meu dia foi livre, e ao mesmo tempo, uma droga. Eu to doente, e com renite, ahhhhhhh odeio isso!! sério, é capaz de eu não ir na aula amanhã, por que eu to péssima, é eu fiz os resumos (:s mesmo o geografia ter ficado uma $#@$), mas dêem uma boa olhada nos livros, principalmente Literatura.
Ok, tchau pra vocês, ta ae os resumos :*


GEOGRAFIA
  • Solo
Solo é o resultado da decomposição das rochas, que ao sofrer intemperismo, adquire maior porosidade e , como decorrência, há penetração de ar e água, o que cria condições propícias para o desenvolvimento de formas vegetais e animais. Estas por sua vez, passam a fornecer matéria orgânica à superfície do solo, aumentando cada vez mais sua fertilidade.

  • Os horizontes do solo




  • Fatores de formação do solo

Material de origem:
-rocha: quando mais área conter, mais fácil será a decomposição
- clima: quanto mais quente e úmido, mais rápida é a decomposição
- relevo: quanto mais íngreme, maior é a perca de solos, em áreas mais baixas formam-se solos mais profundos.
- microorganismos: a decomposição de matéria orgânica acelera a formação dos solos
- tempo: em condições de intemperismo pouco agressivas é necessário um tempo mais longo de exposição para haver o desenvolvimento de um perfil de alteração.

  • Problemas relacionados ao mau uso do solo

 - lixiviação(áreas equatoriais): solos lavados, os minerais são escoados pela agua da chuva.
- assoreamento: deposição de sedimentos no leito dos rios.
-laterização : formação de uma crosta endurecida e pouco fértil. Ocorre em climas com estações e secas alternativas.
-poluição: agrotóxicos, lixo urbano...

  • Técnicas de conservação dos solos agrícolas

- plantio direto: planta-se diretamente sobre os restos de plantas da colheita anterior.
- rotação de culturas: cultivo alternado de produtos.
-curvas de nível: linhas que ligam pontos de mesma cota alimentrica. Sobre as quais se faz a semeadura (fileiras de plantas). Isso permite que a água escorra mais lentamente.
- irracionamento: formação de degraus do relevo, para a produção agrícola em áreas muito íngremes.


Os principais solos brasileiros são:
- terra roxa: cor avermelhada( alta presença de ferro)
- massapé: solo argiloso,ocorre na zona da Mata nordestina( favorece a produção de cana-de-açúcar.
- Salmourão: solo argiloso, ocorre na Serra do Mar.
- Solo do Cerrado: solo acido e rico em alumínio, necessita correção para ser usado para a agricultura.
- solo da Amazônia: latossolos luxiviados devido à alta umidade, são arenosos.

  • Hidrografia

  Águas oceânicas:
-oceanos: Enormes massas de água salgada que cobrem a maior parte da superfície do planeta
5 oceanos: - pacifico, atlântico, indico, glacial ártico, glacial antártico

-mares: porções do oceano que estão próximas ou no interior dos continentes:
1- mares abertos: ligam-se aos oceanos vizinhos
2- mares interiores: apresentam pequena ligação com os oceanos através de canais.
3- mares fechados: sem ligação com os oceanos.

  • Bacias hidrográficas

Área drenada por um rio e seus afluentes.
As bacias hidrográficas apresentam grande dinâmica e complexidade nos ciclos da natureza e na transformação da paisagem, pois suas águas são um agente que atua continuamente no modelado do relevo. Qualquer modificação que ocorra nessas bacias. Altera a quantidade de água que se infiltra no subsolo e alimenta aqüíferos.
O volume de água de uma bacia hidrográfica depende da influencia dos solos, das rochas e principalmente do clima da região.
A variação na quantidade de água no leito do rio ao longo do ano recebe o nome de regime.
  • Bacias hidrográficas brasileiras

O transporte hidrográfico, embora pouco utilizado, vem adquirindo cada vez mais importância no pais. Nossos rios apresentam um enorme potencial hidroelétrico, bastante explorado no centro-sul e nos rios são Francisco e Tocantins.
Características:
-o Brasil não apresenta lagos  tectônicos.
- todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime simples pluvial.
- todos os rios são exorréicos.
- só encontramos regimes temporários no sertão nordestino. Nos restante do pais os rios são perenes.
- predomina os rios de planalto.
-  na região Amazônica os rios tem grande importância como vias de transporte.

- Bacia do rio Amazonas: a maior bacia hidrográfica do planeta drena 56% do território brasileiro.

PORTUGUÊS
  • Pronomes e colocação pronominal.

#PRONOME: é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, definindo-lhe os limites de significação.

Pronomes pessoais
As palavras você, eu, o e ele são exemplos de pronomes pessoais, são pronomes que representam as pessoas gramaticais.
-pronomes pessoais retos: são aqueles que funcionam como sujeito da oração.
Eu gostaria de morar em uma cidade litorânea.
-pronomes pessoais oblíquos: são aqueles que funcionam como complemento, isto é, exercem uma função que não seja a de sujeito.
Os amigos de meu pai nos ajudaram muito.
1-     as formas eu e tu só podem ser empregadas na função de sujeito.
2-     Os pronomes oblíquos átonos nunca são procedidos de preposição. Os oblíquos tônicos ao contrario, são sempre precedidos de preposição.
-Empregos dos pronomes pessoais
Para designar uma determinada pessoa gramatical, dentro de um contexto, devem-se utilizar de maneira uniforme os pronomes referentes a ela. A essa exigência da norma culta dá-se o nome de uniformidade de tratamento.
Ação reflexiva: a ação praticada pelo sujeito reflete-se no próprio sujeito, isto é, volta para ele mesmo. Formas: me, nos te, vos, se.
Ação reflexiva recíproca: os pronomes nos,vos e se as vezes indicam que ocorre uma ação trocada entre os elementos, por isso, basta substituir o pronome pela expressão ‘um ao outro’.

Pronome de tratamento
São formas pronominais equivalentes a pronomes pessoais.
Vossa Alteza- duques, príncipes
Vossa Majestade- reis, imperados
Vossa Santidade- papas
Vossa Eminência- cardeais
Vossa Excelência- altas autoridades
Vossa senhoria – pessoas graduadas em geral
Você- pessoas intimas

A forma VOSSA é usada quando se fala com a PROPRIA PESSOA. E a forma SUA, quando se fala a RESPEITO DA PESSOA.

Pronomes demonstrativos
São palavras cuja função principal é indicar o posicionamento, o lugar de um ser, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas gramaticais.

-ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS, ISTO
1- no espaço: indicam o que está próximo de quem fala/escreve;
2- no contexto: referem-se a algo que será dito/escrito;
3- no tempo: indicam tempo atual, presente;
-ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO
1- no espaço: indica o que está próximo de quem ouve/lê, está longe da pessoa que fala/escreve;
2- no contexto: referem-se a algo que já foi dito/escrito;
3- no tempo: marcam um tempo anterior próximo ou posterior próximo;
-AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO
1- no espaço: indica o que esta longe de quem fala/escreve e de quem ouve/lê;
2- no contexto: indicam um elemento referido anteriormente a outro;
3- no tempo: indicam tempo distante, bem anterior ou posterior ao momento da fala;


Pronomes indefinidos
São aqueles que referem de modo vago, indeterminado, à 3 pessoa gramatical.

Alguns pronomes indefinidos variáveis:
Algum, nenhum, todos, outro, muito, pouco, certo, tanto, quanto, qualquer...
Pronomes indefinidos invariáveis:
Alguém, algo, cada, nada, ninguém, tudo.

Pronomes relativos
São aqueles que retomam um substantivo(ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no inicio da oração seguinte.

Os pronomes relativos apresentam duas funções:
Substituem um termo antecedente, iniciam sempre uma nova oração.

Os pronomes relativos procedidos de preposição:
Relativo que:
-Pode ser empregado para retomar palavra que designa pessoa ou coisa e é substituível por o qual, a qual, os quais, as quais.
- pode ser empregado nos casos em que não há exigência de preposição, ou depois de preposição de uma única silaba.
- o relativo que pode ter como antecedente, os pronomes demonstrativos o,a,os,as.
Relativo quem: só pode ser empregado quando o antecedente nomeia uma pessoa.
Relativo cujo,cuja: sempre estabelece relação de posse e é empregado entre dois substantivos.
Relativo onde/aonde: só podem ser empregados para indicar lugar e tem usos diferentes.
-onde indica ‘lugar em que’: ex Visitarei a cidade onde nasci.
-aonde indica ‘lugar a que’: ex Conheço a cidade aonde você irá.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL
PROCLISE (é obrigatória):
-em orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo.
- nas orações em que haja- advérbios e pronomes indefinidos.
Ex: o homem trabalha, produz e assim se desliga do reino animal.
- nas orações interrogativas:
Ex: quem me resolve isso?
- nas orações exclamativas ou nas orações quem exprimem desejo:
Ex: como se sentem felizes por esse encontro! Deus te ajude!

MESÓCLISE: só será empregada no futuro do presente ou no futuro do pretérito.
Ex: repetir-se-á, assim, o que neste ano já aconteceu com tantos outros feriados.

ÊNCLISE: com verbos no inicio do período.
Pode-me dizer.
-Ênclise dos pronomes o,a,os,as.
a) forma verba terminada em vogal -> os pronomes não se modificam.
Ex: ajudei+o= ajudei-os
b) forma verbal terminada em R,S,Z-> muda para lo(s), la(s)
Ex: Vender+o= vendê-lo
c) forma verbal terminada em som nasal-> o pronome assume a forma no(s), na(s)
ex: Viram+o= viram-no.


  • ARCADISMO:

- contexto histórico: Europa, século XVIII
- avanço da ciência
- filosofia iluminista
-processo que começa na renascença: crença no homem, racionalismo, mercantilismo-burguesia-capital.
- os iluministas acreditavam que a ciência, progresso e liberdade eram os meios de trazer felicidade aos homens.
- Revolução industrial.

No Brasil:
- obras poéticas(1768)- Cláudio Manuel da Costa
- Descoberta do ouro em MG
- sudeste passa a ser o eixo econômico, político e cultural do pais
- pesados impostos sobre mineiros e outras mercadorias
-desejo de emancipação: independência mineira, sentimento nativista: índio, passagem brasileira, preocupação com a situação política do pais

- Características:
-imitação dos clássicos
- bucolismo
-racionalismo

- a linguagem do arcadismo
Exaltação da natureza, o amor idealizado e convencional, palavras que retomam a Antiguidade clássica.



domingo, 12 de setembro de 2010

SIMULADO: Matemática/ PROVÃO de Sociologia + resumo de A morte e a morte de Quincas Berro D'água

Oi gente, é não é meu dia de postar, mas como essa semana vai ser meio cheia demais, e resolvi postar o resumo do livro(que não é meu, e sim de um site que achei no Google) e o resumo de sociologia( incompleto).
O resumo de matemática, vou postar amanhã.
Quem foi mal no bjtão? EU, e quem vai pegar recuperação em física(ainda não totalmente certo)? EU, quem passou a semana inteira estressada? EU, quem foi na feira do livro? cri cri cri.
Sem comentários pro meu humor hoje.
O resumo do livro ta na aba ali em cima.



SOCIOLOGIA
  • Estrutura e estratificação social
Uma estrutura social é o que define determinada sociedade. A estratificação, uma característica da estrutura de uma sociedade, é a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para outro.
A estratificação social e as desigualdades decorrentes são produzidas historicamente, ou seja, são geradas por situações diversas e se expressam na organização das sociedades em sistemas de castas e de3 estamentos ou de classes.
- A sociedade organizadas em castas
O sistema de castas é uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares.
A sociedade indiana começou a se organizar em castas e subcastas há mais de 3 mil anos, adotando uma hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação.
Pode-se afirmar, que existem quatro grandes castas na Índia:  a dos brâmanes, a dos xátrias, a dos vaixás e a dos sudras. Os parias são os que não pertencem a nenhuma casta.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não tem como sair dela e passar para outra. A urbanização e a industrialização crescentes e a introdução dos padrões comportamentais do Ocidente tem levado elementos de diferentes castas a se relacionarem.

- As sociedades organizadas por estamentos
A sociedade estamental não se revela e explica apenas o nível das estruturas de poder e apropriação. Para entender os estamentos é indispensável compreender o modo pelo qual categorias tais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo parecem predominar no pensamento e na ações das pessoas.
Na sociedade feudal, por exemplo, os indivíduos eram diferenciados desde que nasciam, ou seja, os nobres tinham privilégios e obrigações que em nada se assemelhavam aos direitos e deveres dos camponeses e dos servos.
A possibilidade de mobilidade de um estamento para outro existia, mas era muito controlada.
Hoje, muitas vezes utilizamos o termo estamento para designar determinada categoria ou atividade profissional que tem regras muito precisa para que se ingresse nela ou para que o individuo se desenvolva nela.

-Pobreza: condição de nascença, desgraça, destino...
A pobreza é a expressão mais visível das desigualdades em nosso cotidiano. Com o crescimento da produção e do comercio, principalmente na Inglaterra, houve necessidade crescente de mão de obra, e a pobreza e a miséria passaram a ser interpretadas como resultado de preguiça e da indolência dos indivíduos que não queriam trabalhar, uma vez que havia muitas oportunidades de emprego.

  • A sociedade capitalista e as classes sociais

A sociedade capitalista é dividida em classes e, como tal, tem uma configuração histórico-estrutural particular. Nela está muito evidente que as relações e estruturas de apropriação e dominação definem a estratificação social.

- Hierarquização e mobilidade
As sociedades modernas caracterizam-se pelas desigualdades:
-na apropriação da riqueza gerada pela sociedade
-na participação nas decisões políticas
-na apropriação dos bens simbólicos
A mobilidade social nas sociedades capitalistas é maior do que nas divididas em castas ou estamentos, mas não é tão ampla quanto pode parecer. As barreiras para a ascensão social não estão escritas nem são declaradas abertamente, mas estão dissimuladas nas formas de convivência social.

- A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista
Karl Marx colocou a questão das classes no centro de sua analise da sociedade dos indivíduos. Afirmou que as sociedades capitalistas são regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o fundamento e o bem maior preservado.
Portanto para Marx, é necessário analisar historicamente cada sociedade e perceber como as classes se constituíram no processo de produção da vida social.

- Desigualdade de riqueza, prestigio e poder
Estratificação social a partir de 3 dimensões:
# econômica: quantidade de riqueza
# social: status ou prestigio
# política: quantidade de poder
As lutas de classes ocorrem dentro das classes e não entre as classes.
Sociologia desenvolvida nos EUA- há desigualdade mas há também oportunidades. Uns aproveitam outros não.
As desigualdades não são, necessariamente negativas.
Exclusão social: transformadora/conservadora.
Transformadora: classe trabalhadora;
Conservadora: medidas que incluam os excluídos na sociedade que os exclui. Não questionamento da sociedade.

  • As desigualdades sociais no Brasil

A medida que a sociedade brasileira se industrializou e se urbanizou, novos contingentes populacionais foram absorvidos pelo mercado de trabalho nas cidades.
Criou-se assim um proletariado industrial, e milhares de outros trabalhadores foram atraídos para as cidades a fim de exercer as mais diversas atividades: empregados do comercio, bancários...
Com as transformações que ocorreram a partir de então, houve um crescimento vertiginoso das grandes cidades e um esvaziamento progressivo da zona rural.
Hoje, os avanços tecnológicos, essas massa de indivíduos praticamente não encontra chance de emprego, por tratar-se de mão de obra desqualificada.
Alem da fome, defrontamos com outros indicadores das desigualdades que permeiam nosso cotidiano. As estatísticas sobre as desigualdades sociais no Brasil estão nos jornais e nas revistas.
Isso não se traduz só em fome e miséria, mas também em condições precárias de saúde, de habitação, de educação, enfim, em uma situação desumana, particularmente quando se sabe que a produção agrícola e industrial e o setor de comercio e serviços tem crescido de maneira expressiva em nosso pais.


MATEMATICA
  • Estudo da função polinomial do  2º grau: gráfico de uma função quadrática; concavidade; zeros de uma função quadrática.



#concavidade:
Pode ser voltada para cima, quando a>0 logo ele terá ponto mínimo(yv= - delta/4ª)
Pode ser voltada para baixo a<0, logo ele terá ponto máximo.
#zero ou raízes:
São os pontos em que a parábola intercepta o eixo x. As raízes são determinadas atravez de bhaskara.
Delta>0-duas raízes reais e diferentes(x’=/ x’’)
Delta=0- uma raiz real
Delta<0 – não possui raiz real.

# Vértice:
É o ponto que a parábola passa de crescente para decrescente e vice-versa.
V=vértice (xv, yv)
Xv=-b/2ª
Yv=-delta/4ª

# Crescente e decrescente:
É sempre dado pelo x.
a>0
C:{x E R| x >_ xv}
D:{x E R| x<_xv}

A<0
C:{xER|x<_xv}
D:{xER|x>_xv}

  • Inequação do 2º grau: resolvendo inequações do 2º grau;sistema de inequações.

X²- 3x + 2>0
Delta= 9-8=1
X=3-+1/2
(daí se faz o gráfico e se obtém a solução)

Nos sistemas, resolve-se primeiro a inequação de cima, e faz o gráfico, depois a segunda.

  • Inequação produto e inequação quociente.

Quando se tem uma inequação produto quociente, resolve-se cada uma separadamente, faz o quadro de sinais, e daí coloca no conjunto solução.

Quando quer determinar o domínio de uma função, o calculo é igual a inequação quociente e produto.

F2
  • Relação trigonométrica

Senx²+consx²=1

  • Propriedade dos arcos complementares

Sen(p/2 - x) = cos x
Cos x (p/2 - x) = sen x
 Tg (p/2 - x) = cotg x

Se o p não estiver sobre 2 é  apenas redução de arcos.
Se for 3p/2 também vale a regra de cima.

  • Formula de adição de arcos

Sen(a+b) = sen a . cos b + sen b . cos a
Sen (a-b)= sen a . cos b – sen b . cos a
Cos(a+b)= sen a . sen b- cos a . cos b
Cos(a-b)= sen a .sen b + cos a . cos b

Tg(a+b) = tg a + tg b
                  1-tga.tgb
Tg(a-b)= tg a-tg b
                 1+tga.tgb

  • Formula da multiplicação de arcos

Sen2a= 2sena.cosa

Cos2a=cos²a-sen²a

Tg2a=2tga
          1-tg²a

  • Conceito de matriz:representação genérica.

Matrizes, pagina 297.
Sua representação
(  ), [ ]

(a11 a12) 1x2
1x2= 1 linha e 2 colunas.
(3      4)
(-1  0)2x2

  • Igualdade de matrizes

A= (3  1)
(4      6)
B= (6:2  2-1)
(5.1            4+2)


Matriz transposta
É a matriz invertida.

matriz t=

Adição e subtração de matrizes

Solução:





Desculpem os erros, to precisando de alguém pra ser minha beta, já que a Etiene se foi-se. Só falar no twitter lá ok?
beijos