tenho 3 coisa pra falar:
1ª a enquete ali do lado -> quero que todos votem na SUA unidade(leu bem isso né Bianca), a enquete vai até o ultimo dia de aula, então bem, até meu ultimo resumo.
2ª a SOFIA TA DE ANIVERSÁRIO AMANHÃ! ç.ç
3ª é os resumos estão bons hoje, eu acho...
4ª só pra não tirar meu bom humor e meu cansaço das 20 aulas de hoje ¬¬
oi? SHAUHSUAUHSHUAHUSA***
QUIMICA
- Dissociação e iônica e ionização.
ACIDOS: são compostos que na presença da água formam um único cátion.
Ionização
HCl+H2O-H3O+Cl-
H2SO4+H2O->H30+HSO4-¹
HS04 -¹+H2O ->H30 + SO-²
H2SO4+2H2O -> 2H3O + SO4-²
OBS: no compostos do ferro (H3PO3 e H3PO2) saem apenas 2 e 1 hidrogêneos, respectivamente.
- Ácidos de Arrhenius(características, identificação, classificação e nomenclatura).
Nomenclatura dos ácidos: todo acido que não tem oxigênio na formula=hidrácidos
- origina-se do anion- eto.
Para o acido, troca-se o eto por idrico.
Cl-: cloreto HCl: ac.clorídrico
Ácidos oxigenados
-Anions terminado em ato: para ácidos substitui por iCo
SO4-²:sulfato -> H2SO4: ac. Sulfúrico
- anions terminados em ito: para o acido substitui por oso.
NO2-¹: Nitrito-> HNO² ac. Nitroso
NOX: numero de oxidação:
H3|B|O3
+1| x| -2
3+x-6=0
X=3
NOX: 3
Ac Bórico
3A-> NOX 3... ICO
4A-> NOX 4 ...ICO
5A-> NOX 5... ICO
6A-> NOX 6...ICO
7A -> NOX 7*...PER... ICO
MosquITO teimOSO
Te mATO te pICO
Te mETO no vIDRICO
Se o acido estiver na coluna 7A
Máxima NOX com duas unidades a menos-> OSO
Obs: para ter 2 unidades de NOX a menos, basta ter um oxigênio a menos.Obs2: com 2 oxigênios a menos que o maior acido e com 4 unidades a menos o maior NOX: HIPO... OSO.
- Bases de Arrenius( características, identificação, classificação e nomenclatura)
BASES: composto inorgânico que na presença de água formam como único tipo de anion o OH-
NaOH + H2O -> Na + OH
Nomenclatura:
O Hidróxido sempre no inicio.
Hidróxido de sódio= NaOH
Classificação:
- quanto ao numero de OH:
Monobase: 1OH: NaOH, LiOH
Dibase: 2OH: Fé(OH)2
Tribase: 3OH: Al(OH)3
Tetrabase: 4OH: Pb(OH)4
- quanto a solubilidade:
Solúveis: todos da coluna 1ª mais NH4OH
Pouco solúveis: elementos da coluna 2ª exceto: Be(OH)2 e Mg(OH)2
Praticamente insolúveis: todos os outros
- quanto à força:
- Fortes: Solúveis( menos NH40H)
- Fraca: as demais
- Reações de neutralização total e parcial.
+ - + - + -
HClO3+ KOH: KClO3+ H2O
Neutralização completa.
+ - + - + -
H3PO4+Ca(OH)2-> CaHPO4 + 2H2O
Neutralização parcial.
- Sais( características, identificação, classificação e nomenclatura)
SAIS: é todo composto que tem pelo menos 1 cátion diferente de H+ e 1 ânion diferente de (OH-).
Nomenclatura:
NOME DO ÂNION + NOME DO CÁTION
Forma: cátion+ ânion
NaCl
Formula: cátion + ânion
Nome: ânion + cátion
Obs: aplicações de ácidos, bases, e sais nas paginas: 148, 155, 162 e 163.
RENASCIMENTO CULTURAL
- Características do renascimento
O renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e cientifica que se estendeu do século XIV ao XVI. Inspirando-se na cultura greco-romana , rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a ‘idade das trevas’. Pa os homens renascentistas, a época obscura seria abolida por um renascimento cultural posterior.
O elemento central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idéia de que o homem se encontra no centro do universo.
No período renascentista, valorizava-se o homem como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo também são características do movimento renascentista. O primeiro prega a valorização à natureza, enquanto a filosofia hedonista defende o prazer individual como o único bem possível. O neoplatonismo, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus.
- Cidades Italianas: origem do Renascimento
As cidades italianas eram grandes centros desde o final da Idade Media, com o destaque para os portos de Genova e Veneza.
Ao mesmo tempo, a riqueza da região tornou possível o surgimento dos mecenas, indivíduos, que, em busca de promoção pessoal, patrocinavam produções artísticas e cientificas. Por exemplo a família Médici.
A riqueza das cidades italianas atraiu sábios bizantinos, herdeiros das tradições gregas e romanas clássicas, que fugiam da crescente pressão dos turco-otomanos após a queda de Constantinopla. A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século CIV, período conhecido como Trecento. As outras etapas foram o Quattrocento e o apogeu, o chamado Cinquecento.
- o trecento: o pintor Giotto di Bondoni foi a principal figura do movimento renascentista nas artes plásticas do período. Suas pinturas já esboçam um sentido de profundidade espacial e as faces expressam grande emotividade e sentimento.na literatura, após a iniciativa de Dante Alighieri, generalizou-se a utilização do dialeto toscano.
- quattrocento: na pintura destacaram-se o Masaccio e Sandro Botticelli. No final do Quattrocento e inicio do Cinquecento despontou a figura de Leonardo da Vinci. Dedicou-se a diversos ramos da arte e da ciência, tendo sido pintor, escultor,urbanista, engenheiro, físico, musico, filosofo e botânico. E suas mais conhecidas obras são Gioconda e a Santa Ceia.
- Cinquecento:o principal centro da arte passou a ser Roma. Na literatura destacaram Francesco Guiciardini, Torquato Tasso, Ariosto e principalmente Nicolau Maquiavel.
A maior figura do período foi Michelangelo Buonarroti, que foi escultor e pintor, sendo responsável pelos monumentais afrescos da Capela Sistina, em Roma.
No final do século CVI, o triunfo da expansão marítima ibérica e o conseqüente deslocamento do eixo econômico para fora do Mediterrâneo levaram as cidades a decadência.
- Renascimento fora da Península itálica.
Nos paises baixos, destacaram-se os irmãos Van Eyck e Pieter Brueghel, que retrataram temas do cotidiano da sociedade. Na Alemanha, os pintores Durer e Hans Holbein foram os principais nomes do Renascimento. Na frança, Rebelais demonstrou todo o talento e humanismo em Gargantua e Pantagruel. No Renascimento Inglês, o escritor mais importante e de destaque foi William Shakespeare, em suas peças teatrais apresenta personagens dotados de grande profundidade psicológica, que traduz os dilemas da alma humana. Em Portugal, destacou-se o teatro de Gil Vicente, e a obra de Camões.
- Renascimento cientifico
As expressões artísticas renascentistas, fundadas no estudo do Homem, da natureza e no espírito critico, desdobraram-se no desenvolvimento cientifico, notadamente na áreas de física, astronomia, matemática e biologia.
A teoria heliocêntrica, a idéia de que o sol é o centro do universo, ganhou aceitação.
O renascimento cientifico significou a retirada do monopólio da explicação do mundo e da natureza das mãos da igreja. O racionalismo triunfava sobre concepções herdadas de uma tradição religiosa que se baseava na fé, e não na experimentação cientifica.
REFORMAS RELIGIOSAS
- O contexto da Reforma
O papa recebia tributos feudais provenientes das vastas extensões de terra controladas pela igreja em toda a Europa, e o advento dos Estados centralizados fez com que essa pratica passasse a ser questionada pelos monarcas.
A expansão capitalista encontrava alguns entraves nas pregações da igreja, que condenava a usura e defendia o preço justo das mercadorias, ou seja, produção e comercialização sem direito a lucro. Não encontrando mais na igreja a satisfação de suas necessidades espirituais, os membros da burguesia enfrentavam uma crise de religiosidade.
Um ingrediente poderoso na crise religiosa que se delineava foi a desmoralização do clero. Embora condenassem a usura e desconfiassem do lucro, os membros da igreja praticavam-nos de forma desenfreada. O comercio de bens eclesiásticos, o uso da autoridade para garantir privilégios, o desrespeito ao celibato clerical e até a venda de cargos eclesiásticos não eram raros na igreja desde o final da idade média. O maior escândalo talvez fosse a venda de indulgências.
- Contra reforma
a expansão das doutrinas protestantes pela Europa gerou uma reação da igreja.
A companhia de Jesus, uma ordem religiosa, proporcionou um busca para combater o protestantismo por meio do ensino e da expansão da fé católica. Daí deriva o projeto da catequese indígena. Em 1542, o papa Paulo III convocou o Concilio de Trento, com o objetivo de discutir assuntos religiosos, inclusive com teólogos protestantes. Nenhum consenso foi possível, e o Concilio acabou apenas por reafirmar os princípios católicos, condenando o protestantismo.
Algumas medidas moralizadoras começaram a ser tomadas, como a proibição da venda de indulgências e a criação de escolas para a formação de eclesiásticos.
O papa estabeleceu a inquisição, pouco antes do Concilio, e sob a forma do tribunal do Santo Oficio.
A contra- reforma não destruiu o protecionismo, mas eliminou sua expansão.
O ABSOLUTISMO
- Pensadores teóricos do absolutismo
O processo de formação das monarquias centralizadas no final da Idade Média ocorreu em grande parte pela aproximação entre monarcas e burguesia, na busca da separação dos entraves políticos e econômicos derivados das estruturas feudais.
Como regra geral, desde o momento da formação dos Estados centralizados, os reis buscaram imprimir caráter autoritário aos seus governos.
Nicolau Maquiavel: criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre suas diversas republicas. Em O príncipe, defende a separação entre moral e política, vistas como duas esferas inconciliáveis. É o autor da conhecida máxima ‘os fins justificam os meios’, segundo a qual ao estado era autorizado o uso de qualquer método para atingir seus objetivos.
Thomas Hobbes: o estado absoluto representa a superação do estado de natureza. Devido ao egoísmo intrínseco ao homem, a sociedade humana apresenta uma tendência ao caos ou a desarticulação.
Jacques- Benigne Bossuet: Política retirada da Sagrada escritura, obra que defende a existência de total proximidade do poder real em relação a Deus.
**NÃO SOU FÃ DO FIUK, HSUAHSAUSUHAHUSHUAS só to mostrando a foto, ok?
AHHHHHH, duas semanas sem provas, ahhhhh, beijooos, até daqui a duas semanas...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir