segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Simulado de historia e química- 3-bi

oi gente, como vocês estão? to melhor da gripe, brigada a todos os 'melhoras' que eu recebi :( mas em todos os casos, HSAHSAHUSHAUSHUAUHS cês viram o Fiuk? OK, tive que mostrar pra minha mãe e bem, ela não acreditou HSAUSUAUHSHUAHUSA ok, chega.
tenho 3 coisa pra falar:
1ª a enquete ali do lado -> quero que todos votem na SUA unidade(leu bem isso né Bianca), a enquete vai até o ultimo dia de aula, então bem, até meu ultimo resumo.
2ª a SOFIA TA DE ANIVERSÁRIO AMANHÃ! ç.ç
3ª é os resumos estão bons hoje, eu acho...
4ª só pra não tirar meu bom humor e meu cansaço das 20 aulas de hoje ¬¬
oi? SHAUHSUAUHSHUAHUSA***

QUIMICA

  • Dissociação e iônica e ionização.
ACIDOS: são compostos que na presença da água formam um único cátion. 
Ionização
HCl+H2O-H3O+Cl-

H2SO4+H2O->H30+HSO4­­­­­
HS04 -¹+H2O ->H30 + SO-²
H2SO4+2H2O -> 2H3O + SO4-²

OBS: no compostos do ferro (H3PO3 e H3PO2) saem apenas 2 e 1 hidrogêneos, respectivamente.

  • Ácidos de Arrhenius(características, identificação, classificação e nomenclatura).
Nomenclatura dos ácidos: todo acido que não tem oxigênio na formula=hidrácidos
- origina-se do anion- eto.
Para o acido, troca-se o eto por idrico.
Cl-: cloreto HCl: ac.clorídrico
Ácidos oxigenados
-Anions terminado em ato: para ácidos substitui por iCo 
SO4-²:sulfato -> H2SO4: ac. Sulfúrico
- anions terminados em ito: para o acido substitui por oso.
NO2-¹: Nitrito-> HNO² ac. Nitroso
NOX: numero de oxidação:
H3|B|O3
+1| x| -2
3+x-6=0
X=3
NOX: 3
Ac Bórico

3A-> NOX 3... ICO
4A-> NOX 4 ...ICO
5A-> NOX 5... ICO
6A->  NOX 6...ICO
7A -> NOX 7*...PER... ICO

MosquITO teimOSO
Te mATO  te pICO
Te mETO no vIDRICO
   Se o acido estiver na coluna 7A
 Máxima NOX com duas unidades a menos-> OSO
Obs: para ter 2 unidades de NOX a menos, basta ter um oxigênio a menos.Obs2: com 2 oxigênios a menos que o maior acido e com 4 unidades a menos o maior NOX: HIPO... OSO.
  • Bases de Arrenius( características, identificação, classificação e nomenclatura)

BASES: composto inorgânico que na presença de água formam como único tipo de anion o OH-

NaOH + H2O -> Na + OH

Nomenclatura:
O Hidróxido sempre no inicio.
Hidróxido de sódio= NaOH

Classificação:
- quanto ao numero de OH:
Monobase: 1OH: NaOH, LiOH
Dibase: 2OH: Fé(OH)2
Tribase: 3OH: Al(OH)3
Tetrabase: 4OH: Pb(OH)4

- quanto a solubilidade:
Solúveis: todos da coluna 1ª mais NH4OH
Pouco solúveis: elementos da coluna 2ª exceto: Be(OH)2 e Mg(OH)2
Praticamente insolúveis: todos os outros

- quanto à força:
- Fortes: Solúveis( menos NH40H)
- Fraca: as demais

  • Reações de neutralização total e parcial.
+    -        +  -     +   -
HClO3+ KOH: KClO3+ H2O
Neutralização completa.
+       -      +    -            +     -
H3PO4+Ca(OH)2-> CaHPO4 + 2H2O
Neutralização parcial.

  • Sais( características, identificação, classificação e nomenclatura)
SAIS: é todo composto que tem pelo menos 1 cátion diferente de H+ e 1 ânion diferente de (OH-).

Nomenclatura:

NOME DO ÂNION + NOME DO CÁTION

Forma: cátion+ ânion 
 NaCl
Formula: cátion + ânion
Nome: ânion + cátion


Obs: aplicações de ácidos, bases, e sais nas paginas: 148, 155, 162 e 163.

 HISTÓRIA

RENASCIMENTO CULTURAL
  • Características do renascimento

O renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e cientifica que se estendeu do século XIV ao XVI. Inspirando-se na cultura greco-romana , rejeitava  os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a ‘idade das trevas’. Pa os homens renascentistas, a época obscura seria abolida por um renascimento cultural posterior.
O elemento central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idéia de que o homem se encontra no centro do universo.
No período renascentista, valorizava-se o homem como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo também são características do movimento renascentista. O primeiro prega a valorização à natureza, enquanto a filosofia hedonista defende o prazer individual como o único bem possível. O neoplatonismo, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus.

  • Cidades Italianas: origem do Renascimento

As cidades italianas eram grandes centros desde o final da Idade Media, com o destaque para os portos de Genova e Veneza.
Ao mesmo tempo, a riqueza da região tornou possível o surgimento dos mecenas, indivíduos, que, em busca de promoção pessoal, patrocinavam produções artísticas e cientificas. Por exemplo a família Médici.
A riqueza das cidades italianas atraiu sábios bizantinos, herdeiros das tradições gregas e romanas clássicas, que fugiam da crescente pressão dos turco-otomanos após a queda de Constantinopla. A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século CIV, período conhecido como Trecento. As outras etapas foram o Quattrocento e o apogeu, o chamado Cinquecento.
- o trecento: o pintor Giotto di Bondoni foi a principal figura do movimento renascentista nas artes plásticas do período. Suas pinturas já esboçam um sentido de profundidade espacial e as faces expressam grande emotividade e sentimento.na literatura, após a iniciativa de Dante Alighieri, generalizou-se a utilização do dialeto toscano.
- quattrocento: na pintura destacaram-se o Masaccio e Sandro Botticelli. No final do Quattrocento e inicio do Cinquecento despontou a figura de Leonardo da Vinci. Dedicou-se a diversos ramos da arte e da ciência, tendo sido pintor, escultor,urbanista, engenheiro, físico, musico, filosofo e botânico. E suas mais conhecidas obras são Gioconda e a Santa Ceia.
- Cinquecento:o principal centro da arte passou a ser Roma. Na literatura destacaram Francesco Guiciardini, Torquato Tasso, Ariosto e principalmente Nicolau Maquiavel.
A maior figura do período foi Michelangelo Buonarroti, que foi escultor e pintor, sendo responsável pelos monumentais afrescos da Capela Sistina, em Roma.

No final do século CVI, o triunfo da expansão marítima ibérica e o conseqüente deslocamento do eixo econômico para fora do Mediterrâneo levaram as cidades a decadência.

  • Renascimento fora da Península itálica.

Nos paises baixos, destacaram-se os irmãos Van Eyck e Pieter Brueghel, que retrataram temas do cotidiano da sociedade.  Na Alemanha, os pintores Durer e Hans Holbein foram os principais nomes do Renascimento. Na frança, Rebelais demonstrou todo o talento e humanismo em Gargantua e Pantagruel. No Renascimento Inglês, o escritor mais importante e de destaque foi William Shakespeare, em suas peças teatrais apresenta personagens dotados de grande profundidade psicológica, que traduz os dilemas da alma humana. Em Portugal, destacou-se o teatro de Gil Vicente, e a obra de Camões.
  • Renascimento cientifico

As expressões artísticas renascentistas, fundadas no estudo do Homem, da natureza e no espírito critico, desdobraram-se no desenvolvimento cientifico, notadamente na áreas de física, astronomia, matemática e biologia.
A teoria heliocêntrica, a idéia de que o sol é o centro do universo, ganhou aceitação.
O renascimento cientifico significou a retirada do monopólio da explicação do mundo e da natureza das mãos da igreja. O racionalismo triunfava sobre concepções herdadas de uma tradição religiosa que se baseava na fé, e não na experimentação cientifica.

REFORMAS RELIGIOSAS
  • O contexto da Reforma

O papa recebia tributos feudais provenientes das vastas extensões de terra controladas pela igreja em toda a Europa, e o advento dos Estados centralizados fez com que essa pratica passasse a ser questionada pelos monarcas.
A expansão capitalista encontrava alguns entraves nas pregações da igreja, que condenava a usura e defendia o preço justo das mercadorias, ou seja, produção e comercialização sem direito a lucro. Não encontrando mais na igreja a satisfação de suas necessidades espirituais, os membros da burguesia enfrentavam uma crise de religiosidade.
Um ingrediente poderoso na crise religiosa que se delineava foi a desmoralização do clero. Embora condenassem a usura e desconfiassem do lucro, os membros da igreja praticavam-nos de forma desenfreada. O comercio de bens eclesiásticos, o uso da autoridade para garantir privilégios, o desrespeito ao celibato clerical e até a venda de cargos eclesiásticos não eram raros na igreja desde o final da idade média. O maior escândalo talvez fosse a venda de indulgências.

  • Contra reforma
a expansão das doutrinas protestantes pela Europa gerou uma reação da igreja.
A companhia de Jesus, uma ordem religiosa, proporcionou um busca para combater o protestantismo por meio do ensino e da expansão da fé católica. Daí deriva o projeto da catequese indígena. Em 1542, o papa Paulo III convocou o Concilio de Trento, com o objetivo de discutir assuntos religiosos, inclusive com teólogos protestantes. Nenhum consenso foi possível, e o Concilio acabou apenas por reafirmar os princípios católicos, condenando o protestantismo.
Algumas medidas moralizadoras começaram a ser tomadas, como a proibição da venda de indulgências e a criação de escolas para a formação de eclesiásticos.
O papa estabeleceu a inquisição, pouco antes do Concilio, e sob a forma do tribunal do Santo Oficio.
A contra- reforma não destruiu o protecionismo, mas eliminou sua expansão.

O ABSOLUTISMO
  • Pensadores teóricos do absolutismo

O processo de formação das monarquias centralizadas no final da Idade Média ocorreu em grande parte pela aproximação entre monarcas e burguesia, na busca da separação dos entraves políticos e econômicos derivados das estruturas feudais.
Como regra geral, desde o momento da formação dos Estados centralizados, os reis buscaram imprimir caráter autoritário aos seus governos.
Nicolau Maquiavel: criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre suas diversas republicas. Em O príncipe, defende a separação entre moral e política, vistas como duas esferas inconciliáveis. É o autor da conhecida máxima ‘os fins justificam os meios’, segundo a qual ao estado era autorizado o uso de qualquer método para atingir seus objetivos.
Thomas Hobbes: o estado absoluto representa a superação do estado de natureza. Devido ao egoísmo intrínseco ao homem, a sociedade humana apresenta uma tendência ao caos ou a desarticulação.
Jacques- Benigne Bossuet: Política retirada da Sagrada escritura, obra que defende a existência de total proximidade do poder real em relação a Deus.

**NÃO SOU FÃ DO FIUK, HSUAHSAUSUHAHUSHUAS só to mostrando a foto, ok?
AHHHHHH, duas semanas sem provas, ahhhhh, beijooos, até daqui a duas semanas...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Simulado de Português/ Literatura e Geografia 3-bi

Olá galera, hoje pra quem não sabe, é feriado aqui no Sul, então meu dia foi livre, e ao mesmo tempo, uma droga. Eu to doente, e com renite, ahhhhhhh odeio isso!! sério, é capaz de eu não ir na aula amanhã, por que eu to péssima, é eu fiz os resumos (:s mesmo o geografia ter ficado uma $#@$), mas dêem uma boa olhada nos livros, principalmente Literatura.
Ok, tchau pra vocês, ta ae os resumos :*


GEOGRAFIA
  • Solo
Solo é o resultado da decomposição das rochas, que ao sofrer intemperismo, adquire maior porosidade e , como decorrência, há penetração de ar e água, o que cria condições propícias para o desenvolvimento de formas vegetais e animais. Estas por sua vez, passam a fornecer matéria orgânica à superfície do solo, aumentando cada vez mais sua fertilidade.

  • Os horizontes do solo




  • Fatores de formação do solo

Material de origem:
-rocha: quando mais área conter, mais fácil será a decomposição
- clima: quanto mais quente e úmido, mais rápida é a decomposição
- relevo: quanto mais íngreme, maior é a perca de solos, em áreas mais baixas formam-se solos mais profundos.
- microorganismos: a decomposição de matéria orgânica acelera a formação dos solos
- tempo: em condições de intemperismo pouco agressivas é necessário um tempo mais longo de exposição para haver o desenvolvimento de um perfil de alteração.

  • Problemas relacionados ao mau uso do solo

 - lixiviação(áreas equatoriais): solos lavados, os minerais são escoados pela agua da chuva.
- assoreamento: deposição de sedimentos no leito dos rios.
-laterização : formação de uma crosta endurecida e pouco fértil. Ocorre em climas com estações e secas alternativas.
-poluição: agrotóxicos, lixo urbano...

  • Técnicas de conservação dos solos agrícolas

- plantio direto: planta-se diretamente sobre os restos de plantas da colheita anterior.
- rotação de culturas: cultivo alternado de produtos.
-curvas de nível: linhas que ligam pontos de mesma cota alimentrica. Sobre as quais se faz a semeadura (fileiras de plantas). Isso permite que a água escorra mais lentamente.
- irracionamento: formação de degraus do relevo, para a produção agrícola em áreas muito íngremes.


Os principais solos brasileiros são:
- terra roxa: cor avermelhada( alta presença de ferro)
- massapé: solo argiloso,ocorre na zona da Mata nordestina( favorece a produção de cana-de-açúcar.
- Salmourão: solo argiloso, ocorre na Serra do Mar.
- Solo do Cerrado: solo acido e rico em alumínio, necessita correção para ser usado para a agricultura.
- solo da Amazônia: latossolos luxiviados devido à alta umidade, são arenosos.

  • Hidrografia

  Águas oceânicas:
-oceanos: Enormes massas de água salgada que cobrem a maior parte da superfície do planeta
5 oceanos: - pacifico, atlântico, indico, glacial ártico, glacial antártico

-mares: porções do oceano que estão próximas ou no interior dos continentes:
1- mares abertos: ligam-se aos oceanos vizinhos
2- mares interiores: apresentam pequena ligação com os oceanos através de canais.
3- mares fechados: sem ligação com os oceanos.

  • Bacias hidrográficas

Área drenada por um rio e seus afluentes.
As bacias hidrográficas apresentam grande dinâmica e complexidade nos ciclos da natureza e na transformação da paisagem, pois suas águas são um agente que atua continuamente no modelado do relevo. Qualquer modificação que ocorra nessas bacias. Altera a quantidade de água que se infiltra no subsolo e alimenta aqüíferos.
O volume de água de uma bacia hidrográfica depende da influencia dos solos, das rochas e principalmente do clima da região.
A variação na quantidade de água no leito do rio ao longo do ano recebe o nome de regime.
  • Bacias hidrográficas brasileiras

O transporte hidrográfico, embora pouco utilizado, vem adquirindo cada vez mais importância no pais. Nossos rios apresentam um enorme potencial hidroelétrico, bastante explorado no centro-sul e nos rios são Francisco e Tocantins.
Características:
-o Brasil não apresenta lagos  tectônicos.
- todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime simples pluvial.
- todos os rios são exorréicos.
- só encontramos regimes temporários no sertão nordestino. Nos restante do pais os rios são perenes.
- predomina os rios de planalto.
-  na região Amazônica os rios tem grande importância como vias de transporte.

- Bacia do rio Amazonas: a maior bacia hidrográfica do planeta drena 56% do território brasileiro.

PORTUGUÊS
  • Pronomes e colocação pronominal.

#PRONOME: é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, definindo-lhe os limites de significação.

Pronomes pessoais
As palavras você, eu, o e ele são exemplos de pronomes pessoais, são pronomes que representam as pessoas gramaticais.
-pronomes pessoais retos: são aqueles que funcionam como sujeito da oração.
Eu gostaria de morar em uma cidade litorânea.
-pronomes pessoais oblíquos: são aqueles que funcionam como complemento, isto é, exercem uma função que não seja a de sujeito.
Os amigos de meu pai nos ajudaram muito.
1-     as formas eu e tu só podem ser empregadas na função de sujeito.
2-     Os pronomes oblíquos átonos nunca são procedidos de preposição. Os oblíquos tônicos ao contrario, são sempre precedidos de preposição.
-Empregos dos pronomes pessoais
Para designar uma determinada pessoa gramatical, dentro de um contexto, devem-se utilizar de maneira uniforme os pronomes referentes a ela. A essa exigência da norma culta dá-se o nome de uniformidade de tratamento.
Ação reflexiva: a ação praticada pelo sujeito reflete-se no próprio sujeito, isto é, volta para ele mesmo. Formas: me, nos te, vos, se.
Ação reflexiva recíproca: os pronomes nos,vos e se as vezes indicam que ocorre uma ação trocada entre os elementos, por isso, basta substituir o pronome pela expressão ‘um ao outro’.

Pronome de tratamento
São formas pronominais equivalentes a pronomes pessoais.
Vossa Alteza- duques, príncipes
Vossa Majestade- reis, imperados
Vossa Santidade- papas
Vossa Eminência- cardeais
Vossa Excelência- altas autoridades
Vossa senhoria – pessoas graduadas em geral
Você- pessoas intimas

A forma VOSSA é usada quando se fala com a PROPRIA PESSOA. E a forma SUA, quando se fala a RESPEITO DA PESSOA.

Pronomes demonstrativos
São palavras cuja função principal é indicar o posicionamento, o lugar de um ser, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas gramaticais.

-ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS, ISTO
1- no espaço: indicam o que está próximo de quem fala/escreve;
2- no contexto: referem-se a algo que será dito/escrito;
3- no tempo: indicam tempo atual, presente;
-ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO
1- no espaço: indica o que está próximo de quem ouve/lê, está longe da pessoa que fala/escreve;
2- no contexto: referem-se a algo que já foi dito/escrito;
3- no tempo: marcam um tempo anterior próximo ou posterior próximo;
-AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO
1- no espaço: indica o que esta longe de quem fala/escreve e de quem ouve/lê;
2- no contexto: indicam um elemento referido anteriormente a outro;
3- no tempo: indicam tempo distante, bem anterior ou posterior ao momento da fala;


Pronomes indefinidos
São aqueles que referem de modo vago, indeterminado, à 3 pessoa gramatical.

Alguns pronomes indefinidos variáveis:
Algum, nenhum, todos, outro, muito, pouco, certo, tanto, quanto, qualquer...
Pronomes indefinidos invariáveis:
Alguém, algo, cada, nada, ninguém, tudo.

Pronomes relativos
São aqueles que retomam um substantivo(ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no inicio da oração seguinte.

Os pronomes relativos apresentam duas funções:
Substituem um termo antecedente, iniciam sempre uma nova oração.

Os pronomes relativos procedidos de preposição:
Relativo que:
-Pode ser empregado para retomar palavra que designa pessoa ou coisa e é substituível por o qual, a qual, os quais, as quais.
- pode ser empregado nos casos em que não há exigência de preposição, ou depois de preposição de uma única silaba.
- o relativo que pode ter como antecedente, os pronomes demonstrativos o,a,os,as.
Relativo quem: só pode ser empregado quando o antecedente nomeia uma pessoa.
Relativo cujo,cuja: sempre estabelece relação de posse e é empregado entre dois substantivos.
Relativo onde/aonde: só podem ser empregados para indicar lugar e tem usos diferentes.
-onde indica ‘lugar em que’: ex Visitarei a cidade onde nasci.
-aonde indica ‘lugar a que’: ex Conheço a cidade aonde você irá.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL
PROCLISE (é obrigatória):
-em orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo.
- nas orações em que haja- advérbios e pronomes indefinidos.
Ex: o homem trabalha, produz e assim se desliga do reino animal.
- nas orações interrogativas:
Ex: quem me resolve isso?
- nas orações exclamativas ou nas orações quem exprimem desejo:
Ex: como se sentem felizes por esse encontro! Deus te ajude!

MESÓCLISE: só será empregada no futuro do presente ou no futuro do pretérito.
Ex: repetir-se-á, assim, o que neste ano já aconteceu com tantos outros feriados.

ÊNCLISE: com verbos no inicio do período.
Pode-me dizer.
-Ênclise dos pronomes o,a,os,as.
a) forma verba terminada em vogal -> os pronomes não se modificam.
Ex: ajudei+o= ajudei-os
b) forma verbal terminada em R,S,Z-> muda para lo(s), la(s)
Ex: Vender+o= vendê-lo
c) forma verbal terminada em som nasal-> o pronome assume a forma no(s), na(s)
ex: Viram+o= viram-no.


  • ARCADISMO:

- contexto histórico: Europa, século XVIII
- avanço da ciência
- filosofia iluminista
-processo que começa na renascença: crença no homem, racionalismo, mercantilismo-burguesia-capital.
- os iluministas acreditavam que a ciência, progresso e liberdade eram os meios de trazer felicidade aos homens.
- Revolução industrial.

No Brasil:
- obras poéticas(1768)- Cláudio Manuel da Costa
- Descoberta do ouro em MG
- sudeste passa a ser o eixo econômico, político e cultural do pais
- pesados impostos sobre mineiros e outras mercadorias
-desejo de emancipação: independência mineira, sentimento nativista: índio, passagem brasileira, preocupação com a situação política do pais

- Características:
-imitação dos clássicos
- bucolismo
-racionalismo

- a linguagem do arcadismo
Exaltação da natureza, o amor idealizado e convencional, palavras que retomam a Antiguidade clássica.



domingo, 12 de setembro de 2010

SIMULADO: Matemática/ PROVÃO de Sociologia + resumo de A morte e a morte de Quincas Berro D'água

Oi gente, é não é meu dia de postar, mas como essa semana vai ser meio cheia demais, e resolvi postar o resumo do livro(que não é meu, e sim de um site que achei no Google) e o resumo de sociologia( incompleto).
O resumo de matemática, vou postar amanhã.
Quem foi mal no bjtão? EU, e quem vai pegar recuperação em física(ainda não totalmente certo)? EU, quem passou a semana inteira estressada? EU, quem foi na feira do livro? cri cri cri.
Sem comentários pro meu humor hoje.
O resumo do livro ta na aba ali em cima.



SOCIOLOGIA
  • Estrutura e estratificação social
Uma estrutura social é o que define determinada sociedade. A estratificação, uma característica da estrutura de uma sociedade, é a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para outro.
A estratificação social e as desigualdades decorrentes são produzidas historicamente, ou seja, são geradas por situações diversas e se expressam na organização das sociedades em sistemas de castas e de3 estamentos ou de classes.
- A sociedade organizadas em castas
O sistema de castas é uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares.
A sociedade indiana começou a se organizar em castas e subcastas há mais de 3 mil anos, adotando uma hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação.
Pode-se afirmar, que existem quatro grandes castas na Índia:  a dos brâmanes, a dos xátrias, a dos vaixás e a dos sudras. Os parias são os que não pertencem a nenhuma casta.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não tem como sair dela e passar para outra. A urbanização e a industrialização crescentes e a introdução dos padrões comportamentais do Ocidente tem levado elementos de diferentes castas a se relacionarem.

- As sociedades organizadas por estamentos
A sociedade estamental não se revela e explica apenas o nível das estruturas de poder e apropriação. Para entender os estamentos é indispensável compreender o modo pelo qual categorias tais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo parecem predominar no pensamento e na ações das pessoas.
Na sociedade feudal, por exemplo, os indivíduos eram diferenciados desde que nasciam, ou seja, os nobres tinham privilégios e obrigações que em nada se assemelhavam aos direitos e deveres dos camponeses e dos servos.
A possibilidade de mobilidade de um estamento para outro existia, mas era muito controlada.
Hoje, muitas vezes utilizamos o termo estamento para designar determinada categoria ou atividade profissional que tem regras muito precisa para que se ingresse nela ou para que o individuo se desenvolva nela.

-Pobreza: condição de nascença, desgraça, destino...
A pobreza é a expressão mais visível das desigualdades em nosso cotidiano. Com o crescimento da produção e do comercio, principalmente na Inglaterra, houve necessidade crescente de mão de obra, e a pobreza e a miséria passaram a ser interpretadas como resultado de preguiça e da indolência dos indivíduos que não queriam trabalhar, uma vez que havia muitas oportunidades de emprego.

  • A sociedade capitalista e as classes sociais

A sociedade capitalista é dividida em classes e, como tal, tem uma configuração histórico-estrutural particular. Nela está muito evidente que as relações e estruturas de apropriação e dominação definem a estratificação social.

- Hierarquização e mobilidade
As sociedades modernas caracterizam-se pelas desigualdades:
-na apropriação da riqueza gerada pela sociedade
-na participação nas decisões políticas
-na apropriação dos bens simbólicos
A mobilidade social nas sociedades capitalistas é maior do que nas divididas em castas ou estamentos, mas não é tão ampla quanto pode parecer. As barreiras para a ascensão social não estão escritas nem são declaradas abertamente, mas estão dissimuladas nas formas de convivência social.

- A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista
Karl Marx colocou a questão das classes no centro de sua analise da sociedade dos indivíduos. Afirmou que as sociedades capitalistas são regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o fundamento e o bem maior preservado.
Portanto para Marx, é necessário analisar historicamente cada sociedade e perceber como as classes se constituíram no processo de produção da vida social.

- Desigualdade de riqueza, prestigio e poder
Estratificação social a partir de 3 dimensões:
# econômica: quantidade de riqueza
# social: status ou prestigio
# política: quantidade de poder
As lutas de classes ocorrem dentro das classes e não entre as classes.
Sociologia desenvolvida nos EUA- há desigualdade mas há também oportunidades. Uns aproveitam outros não.
As desigualdades não são, necessariamente negativas.
Exclusão social: transformadora/conservadora.
Transformadora: classe trabalhadora;
Conservadora: medidas que incluam os excluídos na sociedade que os exclui. Não questionamento da sociedade.

  • As desigualdades sociais no Brasil

A medida que a sociedade brasileira se industrializou e se urbanizou, novos contingentes populacionais foram absorvidos pelo mercado de trabalho nas cidades.
Criou-se assim um proletariado industrial, e milhares de outros trabalhadores foram atraídos para as cidades a fim de exercer as mais diversas atividades: empregados do comercio, bancários...
Com as transformações que ocorreram a partir de então, houve um crescimento vertiginoso das grandes cidades e um esvaziamento progressivo da zona rural.
Hoje, os avanços tecnológicos, essas massa de indivíduos praticamente não encontra chance de emprego, por tratar-se de mão de obra desqualificada.
Alem da fome, defrontamos com outros indicadores das desigualdades que permeiam nosso cotidiano. As estatísticas sobre as desigualdades sociais no Brasil estão nos jornais e nas revistas.
Isso não se traduz só em fome e miséria, mas também em condições precárias de saúde, de habitação, de educação, enfim, em uma situação desumana, particularmente quando se sabe que a produção agrícola e industrial e o setor de comercio e serviços tem crescido de maneira expressiva em nosso pais.


MATEMATICA
  • Estudo da função polinomial do  2º grau: gráfico de uma função quadrática; concavidade; zeros de uma função quadrática.



#concavidade:
Pode ser voltada para cima, quando a>0 logo ele terá ponto mínimo(yv= - delta/4ª)
Pode ser voltada para baixo a<0, logo ele terá ponto máximo.
#zero ou raízes:
São os pontos em que a parábola intercepta o eixo x. As raízes são determinadas atravez de bhaskara.
Delta>0-duas raízes reais e diferentes(x’=/ x’’)
Delta=0- uma raiz real
Delta<0 – não possui raiz real.

# Vértice:
É o ponto que a parábola passa de crescente para decrescente e vice-versa.
V=vértice (xv, yv)
Xv=-b/2ª
Yv=-delta/4ª

# Crescente e decrescente:
É sempre dado pelo x.
a>0
C:{x E R| x >_ xv}
D:{x E R| x<_xv}

A<0
C:{xER|x<_xv}
D:{xER|x>_xv}

  • Inequação do 2º grau: resolvendo inequações do 2º grau;sistema de inequações.

X²- 3x + 2>0
Delta= 9-8=1
X=3-+1/2
(daí se faz o gráfico e se obtém a solução)

Nos sistemas, resolve-se primeiro a inequação de cima, e faz o gráfico, depois a segunda.

  • Inequação produto e inequação quociente.

Quando se tem uma inequação produto quociente, resolve-se cada uma separadamente, faz o quadro de sinais, e daí coloca no conjunto solução.

Quando quer determinar o domínio de uma função, o calculo é igual a inequação quociente e produto.

F2
  • Relação trigonométrica

Senx²+consx²=1

  • Propriedade dos arcos complementares

Sen(p/2 - x) = cos x
Cos x (p/2 - x) = sen x
 Tg (p/2 - x) = cotg x

Se o p não estiver sobre 2 é  apenas redução de arcos.
Se for 3p/2 também vale a regra de cima.

  • Formula de adição de arcos

Sen(a+b) = sen a . cos b + sen b . cos a
Sen (a-b)= sen a . cos b – sen b . cos a
Cos(a+b)= sen a . sen b- cos a . cos b
Cos(a-b)= sen a .sen b + cos a . cos b

Tg(a+b) = tg a + tg b
                  1-tga.tgb
Tg(a-b)= tg a-tg b
                 1+tga.tgb

  • Formula da multiplicação de arcos

Sen2a= 2sena.cosa

Cos2a=cos²a-sen²a

Tg2a=2tga
          1-tg²a

  • Conceito de matriz:representação genérica.

Matrizes, pagina 297.
Sua representação
(  ), [ ]

(a11 a12) 1x2
1x2= 1 linha e 2 colunas.
(3      4)
(-1  0)2x2

  • Igualdade de matrizes

A= (3  1)
(4      6)
B= (6:2  2-1)
(5.1            4+2)


Matriz transposta
É a matriz invertida.

matriz t=

Adição e subtração de matrizes

Solução:





Desculpem os erros, to precisando de alguém pra ser minha beta, já que a Etiene se foi-se. Só falar no twitter lá ok?
beijos

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SIMULADO: Biologia e Física 3-bi

Hey, gente. Gente de nova unidade por aqui? Sejam bem vindos :)
OK, eu tava jururu essa semana, (¬¬), o estresse subiu minha cabeça. Resolvi colocar cedo por que tenho bastante coisa pra fazer, tipo, preciso ler o Quintas lá, fazer as questões de física, descansar, e terminar de ler Ever indo pro submundo e descobrindo que ela vai morrer de novo,(vaca, devia ter ficado com o guri ali do lado dele, meldeus) pagina 205, lua azul :s

To escutando Jonas, se alguém quiser, seilá dar de presente pra mim, um ingresso pro show deles em POA, eu agradeceria sabe HAUSAUSHAHSA é ..............não :S
duas coisas:
Biologia o resumo ta uma porcaria, é tanta coisa e nem sei o que é protozoário ainda ¬¬ , é neh, o que séria somente umas doenças...
Física: o melhor conteúdo do ano inteiro, pelo menos num simulado eu vou bem de física :(
anh... alguém já sabe o que vai fazer da vida? isso não é pressão, somente a merda de uma pergunta que praticamente todos perguntam agora,e bem eu tenho duas opções( passo em química direto a partir de hoje, ou viro bolsinha na esquina ;D) hehe -n
Sem aniversários hoje :)
ATENÇÃO: algumas imagens não estão carregando, volto depois pra coloca-las.

FISICA
  • Leis de Newton (conceitos e aplicações)
Inércia ocorre quando um corpo tende a continuar fazendo o que fazia anteriormente , isto é, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e , um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a continuar em movimento retilíneo uniforme até que uma ou mais forças externas o tiram dessa condição.

  • Aplicações da 2ª lei de Newton
A segunda lei de Newton estabelece:
- a resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.
Fr=m.a

Significa que a força resultante(Fr) produz uma aceleração a, com mesma direção e mesmo sentido da força resultante e suas intensidades são proporcionais.
*o peso de um corpo é a força de atração que a Terra exerce sobre ele. Ele adquire uma aceleração denominada aceleração da gravidade e é representada pela letra g, sendo m a massa do corpo.
P= m . g
A massa é uma propriedade invariante do corpo, já o peso depende do valor local de g, e varia, ainda que pouco, de  um local para outra na Terra.
O aparelho que é utilizado para medir forças é o dinamômetro.
Veja os exercícios do livro, na pagina 113: A14, A19, A20, A21 e A29. Para os blocos em contato na horizontal, unidos por corda na horizontal e vertical e plano inclinado.

  • Força de atrito.

Constata-se , que sempre que um corpo exerce força sobre outro, o segundo também o fará sobre o primeiro com mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
As forças envolvidas na interação de dois corpos são muitas vezes chamadas de ação e reação.
*a cada ação corresponde de uma mesma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Obs: as forças de ação e reação, apesar de serem forças de mesmo modulo, mesma direção e sentido opostos, NUNCA se anulam, por que são aplicadas em corpos diferentes.

            - Força de atrito estático e dinâmico(conceitual)
Atrito: existe sempre.
Força de atrito: nem sempre.

BIOLOGIA
  • Compreender a importância da sistemática e reconhecer as principais regras de nomenclatura.

Os sistemas de classificação que não se baseiam em relações de parentesco evolutivo entre os grupos de seres vivos são considerados artificiais, enquanto os sistemas que procuram compreender essas relações são chamados naturais.
No sistema de Lineu a unidade básica da classificação é a espécie, entendida como grupos de seres vivos semelhantes a um tipo ideal e imutável. Espécies semelhantes são agrupadas em um mesmo gênero. Gêneros semelhantes são agrupados em uma mesma família. Famílias são agrupadas em ordens, que são agrupadas em classes, que são agrupadas em filos ou divisões, que são agrupadas em reinos.
Assim, espécies de um mesmo gênero são mais aparentadas entre si do que com espécies de outros gêneros.
Atualmente, são sete categorias obrigatórias hierárquicas.


O nome da espécie é sempre duplo, formado por duas palavras escritas em itálico ou sublinhadas. Usam-se sempre palavras em latim, que era a língua das pessoas cultas na época de Lineu. A primeira palavra corresponde ao gênero e sempre deve ser escrita com  letra inicial maiúscula. A segunda palavra corresponde ao epíteto especifico, e deve sempre começar com letra minúscula.
Como Homo sapiens .

Conceito biológico da espécie: grupos de populações naturais real ou potencialmente intercruzantes, que são reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
Essa definição estabelece que o isolamento reprodutivo é fundamental para se considerar populações dentro de uma espécie.
Machos e fêmeas de uma espécie são atraídos por estímulos sensoriais que não tem efeito sobre machos e fêmeas de outra espécie.

  • Caracterizar vírus e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por vírus.

Eles são parasitas intracelulares o obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira.
Os vírus são menores que as menos bactérias conhecidas. Os vírus são morfologicamente muito simples. Muitos apresentam basicamente uma cápsula protéica envolvendo o material genético. Dependendo do tipo de vírus, o material genético pode ser o DNA ou o RNA.

Alguns vírus são chamados envelopados, por que apresentam um envelope lipoprotéico que envolve o nucleocapsídeo.

  • Caracterizar procariontes e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por bactérias.

O termo monera pode ser usado apenas como coletivo a todos os procariontes e deixa de ter o valor de reino.
Apenas poucas espécies de bactérias provocam doenças nos seres humanos e em outros organismos.
Os procariontes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta:
- algumas espécies atuam como decompositoras, degradando organismos mortos e, com isso, contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica.
- outras espécies são fotossintetizantes, como as cianobactérias;
-algumas espécies são quimiossintetizantes
- certas espécies vivem em associação com outros organismos, trazendo-lhes benefícios, como é o caso das bactérias que ocorrem na nossa flora intestinal  e que produzem vitamina K;
- algumas espécies são usadas na industria de alimentos para a produção de iogurtes e outros produtos.

Uma das explicações mais prováveis para entender como os procariontes podem atingir grandes dimensões não tendo organelas membranosas em seu interior é a existência nesses organismos  de grandes mesossomos, que aumentam a relação supercifie-volume da célula.
As formas mais comuns de células procarióticas são:
- cocos
-bacilo
- espirilo
- espiroqueta
-vibrião

Parede Celular
Quase todos os procariontes apresentam parede celular. No domínio bacteriana, a parede celular é sempre de peptideoglicano.

Reprodução nas bactérias
Elas apresentam alto poder de reprodução assexuada por bipartição.
Para as demais bactérias, três mecanismos são bem conhecidos:
- conjugação: duas bactérias se unem e estabelecem entre si um ponte de transferência. Uma delas, chamada doadora, duplica parte do seu DNA e doa essa parte para a outra bactéria, que é chamada de receptora.
-transformação: uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e as incorpora ao seu DNA. Essas bactérias ficam então com constituição genética modificada e são chamadas transformadas.
- transdução: transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de vírus. Estes, quando se formam dentro de uma bactéria, podem incorporar ao seu próprio DNA pedaços do DNA bacteriano ou incorporar somente trechos do DNA da bactéria.
Ao infectar outra bactéria, transmitem esses genes. Caso essa bactéria sobreviva a infecção viral, passará a apresentar novas características.


  • Caracterizar algumas viroses e bacterioses: AIDS, gripe, dengue, febre amarela, cólera, leptospirose e tuberculose.


Doença               agente                transmissão          sintomas         medidas profiláticas
AIDS*
HIV
Contato sexual sem preservativos, com pessoas portadora do HIV.
De mãe pra filho...
Usualmente o HIV não manifesta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo.
Fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios linfáticos,, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do sistema nervoso central.
Implantar controles rígidos em bancos de sangue; usar apenas seringas descartáveis; usar preservativos.
GRIPE
Influenzavirus
São transmitidas de uma pessoa para outra , por gotículas de secreção, como a saliva, espalhadas pelo ar.
Esses vírus afetam o trato respiratório, provocando diferentes sintomas: como coriza, tosse, dificuldade para respirar, febre, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza.

Esses vírus são mutagênicos e não a vacina que confira imunidade permanente. **
DENGUE
Aedes aegypti
Picada do mosquito, lembrando que só as fêmeas são hematófagas.
Febre alta,  dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e pequenos sangramentos.
Combatendo o mosquito, não deixando água parada.
FEBRE
AMARELA
Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes
Picada do mosquito.
Afeta principalmente o fígado, o que dá o aspecto amarelado a pele do doente.
Vacinação.
COLERA
Vibrio cholerae
Ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria.
Diarréia, vômitos e cãibras.
Ingerir somente água potável, lavar bem verduras e legumes.
LEPTOSPIROSE
Bactérias do gênero Leptospira.
Ingestão de alimentos contaminados por ratos.
Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos, aumento do fígado.
Prevenção de enchentes; tratamento de lixo;tratamento de água.

**só o chazinho de mamãe mesmo :s


  • Caracterizar protozoários.
O termo protista deriva do grego e significa primeiro de todos. Algas são os seres fotossintetizantes oxigenos que vivem em ambientes aquáticos ou terrestre úmido e que não apresentam organização complexa do corpo, podendo ser procariontes ou eucariontes.
Nos eucariontes atuais é possível detectar a presença de genes dos cloroplastos e das mitocôndrias incorporadas ao DNA nuclear, indicando que houve transferência desses genes para o núcleo.
Duas linhagens evolutivas surgiram: a que derivou por endossimbiose secundaria, com algas verdes e a que derivou por endossimbiose secundaria com algas vermelhas, como mostra o esquema.


Antigamente os protozoários eram classificados em:
-Filo Sarcodina : se deslocam por meio de pseudópodes.
- Filo Flagellata : se deslocam por meio de flagelos.
- Filo Ciliophora: se deslocam por meio de cílios.
- Filo Sporozoa: não apresentam nenhuma estrutura especial para deslocamento.

  • Identificar as principais protozooses e o ciclo de vida dos principais protozoários parasitos humanos(malaria e doenças de Chegas)
Doença       agente etiológico   transmissão                 sintomas         medidas profiláticas
Malaria
Plasmodium, Plasmodium vivax
Picada de fêmeas do mosquito do gênero Anopheles
Acessos febris cíclicos
Eliminar criadouros do inseto vetor, evitar deixar água acumulada.
Doença de Chagas
Trypanosoma cruzi
É transmitido pelos insetos conhecidos como barbeiro e chupança.
Hipertrofia de órgão afetados pelo parasita.
Impedir a proliferação do barbeiro, cuidados nas transfusões de sangue.

É classificado antigamente como:
Malaria: Filo Sporozoa; e doença de Chagas: de Filo Flagellata 


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PROVÃO de historia e química- 3-bi

hey pessoal, tudo na boa? é, to ótima :) principalmente que o blog chegou aos 10 mil visitantes, no domingo a tarde(eu acho Oo). No contador que tem láá em baixo :s
Bem meu 'sonho' era chegar aos 10 mil, mas agora que cheguei... ok, não tenho mais sonho então :s
e CADÊ ETIENE? afffffffffffffffffffff tchau tchau Etiene, cansei de você, #alok
meu twitter mudou agora, é @DEdedado HSAUSHUAHSUAUHS hominagi a Fê quirida da Ana neh? :)
ATUALIZADO: PARABÉNS FÊ QUERIDA DO MEU CORAÇÃO!!!(ta bom assim? haha beijos) 
ta ae os resumos :*

QUIMICA
  • Conceitos eletrólitos

 O termo eletrólito significa que este íon é carregado eletricamente e se move para outro eletrodo negativo (cátodo) ou positivo (ânodo):
-os íons que se movem para o cátodo (cátions) são carregados positivamente;
-os íons que se movem para o ânodo (ânions) são carregados negativamente.

  • Dissociação e iônica e ionização.
ACIDOS: são compostos que na presença da água formam um único cátion. 
Ionização
HCl+H2O-H3O+Cl-

H2SO4+H2O->H30+HSO4­­­­­
HS04 -¹+H2O ->H30 + SO-²
H2SO4+2H2O -> 2H3O + SO4-²

OBS: no compostos do ferro (H3PO3 e H3PO2) saem apenas 2 e 1 hidrogêneos, respectivamente.

  • Ácidos de Arrhenius(características, identificação, classificação e nomenclatura).

Nomenclatura dos ácidos: todo acido que não tem oxigênio na formula=hidrácidos
- origina-se do anion- eto.
Para o acido, troca-se o eto por idrico.
Cl-: cloreto HCl: ac.clorídrico
Ácidos oxigenados
-Anions terminado em ato: para ácidos substitui por iCo  
SO4-²:sulfato -> H2SO4: ac. Sulfirico
- anions terminados em ito: para o acido substitui por oso.
NO2-¹: Nitrito-> HNO² ac. Nitroso
NOX: numero de oxidação:
H3|B|O3
+1| x| -2
3+x-6=0
X=3
NOX: 3
Ac Bórico

3A-> NOX 3... ICO
4A-> NOX 4 ...ICO
5A-> NOX 5... ICO
6A->  NOX 6...ICO
7A -> NOX 7*...PER... ICO

MosquITO teimOSO
Te mATO  te pICO
Te mETO no vIDRICO
   Se o acido estiver na coluna 7A
 Máxima NOX com duas unidades a menos-> OSO
Obs: para ter 2 unidades de NOX a menos, basta ter um oxigênio a menos.
Obs2: com 2 oxigênios a menos que o maior acido e com 4 unidades a menos o maior NOX: HIPO... OSO.



Numero de oxidação: significa a quantidade de elétrons necessária a cada átomo para deixar uma molécula o mas estável possível.
Oxidação significa PERDER elétrons, enquanto reduzir-se significa GANHAR elétrons.

HISTÓRIA
A REVOLUÇÃO COMERCIAL E O MERCANTILISMO
  • A transição da Idade Moderna
Aquele tempo dependente dos ritmos naturais, das capelas e igrejas medievais cedendo lugar para o tempo controlado pelos relógios das torres dos palácios comunais das mais importantes cidades européias. Era o fim do pleno predomínio do tempo religioso com a emergência do tempo laico. Essas mudanças dinamizadas pelas cruzadas, tiveram na expansão marítima uma verdadeira revolução comercial na medida em que a atividade mercantil passou a ser exercida em escala mundial.
Se estruturou um nova ordem socioeconômica, denominada Capitalismo comercial.
S formação dos estados centralizados, iniciada na Baixa idade média, e a dinamização comercial e urbana tiveram importância fundamental para a expansão mercantil.
  • O estado moderno
a atenção dos reis aos negócios mercantis contribuiu para o fortalecimento de seu poder, imprimindo um caráter absolutista as monarquias. Modificava-se, assim, o sistema político feudal, em que cada vassalo reinava soberanamente sobre seu feudo.

  • O mercantilismo
Entre as medidas adotadas pelos reis absolutistas europeus para promover o fortalecimento financeiro do estado, encontra-se a adoção de um conjunto de diferentes praticas econômicas conhecidas como mercantilismo.
Elas partiam do ideal metalista, ou seja, baseavam-se na concepção de que a riqueza de um estado dependia da quantidade de metais preciosos existente dentro de suas fronteiras.
Balança comercial favorável:capacidade de exportar mais que importar.
A adoção das praticas mercantilistas pelos diversos estados europeus acabou gerando um impasse econômico: como realizar o comercio quando todos querem vender, e ninguém quer comprar?
A saída foi o estabelecimento de colônias nas terras descobertas na América, em meia a expansão marítima.
Devido as maiores possibilidades de acumulo de riqueza, a colonização passou a ser o principal recurso pelo qual os estados europeus tentaram atingir seus objetivos mercantilistas.


A MONTAGEM DA COLONIA PORTUGUESA NA AMÉRICA
Devido a abundancia de pau-brasil no litoral brasileiro, Portugal estabeleceu o estanco, o monopólio real sobre a exploração do produto. Portugal demorou 30 anos para colonizar o Brasil por duas razões:
1-     A índias já não rendiam mais, já que quase todo mundo tinha um produto de lá, e;
2-     Os outros paises europeus estavam tentando se aproximar das terras.
Escambo: troca realizada pelos índios, onde cortavam e transportavam a madeira e recebiam por isso um objeto vistoso, como pentes, espelhos e ect.
Sesmaria: lotes de terras distribuídas entre os novos habitantes que se dispusessem a cultiva-las.
  • O projeto agrícola da exploração colonial portuguesa

A colonização no Brasil foi pela agricultura. E as colônias espanholas, caracterizadas pela atividade mineradora.
Para viabilizar a ocupação e o povoamento da colônia, a Coroa portuguesa recorreu ao cultivo da cana-de-açúcar.
O açúcar durante a idade média era um especiaria das mais valiosas no inicio do século XV.
A escravidão era há muito praticada por europeus na áfrica negra. Foi considerada uma instituição justa, quando, no seu inicio, os portugueses escravizavam os mouros. O papado concedeu em, 1452, aos portugueses o direito de atacar, conquistar e submeter pagãos e sarracenos.

  • As instalações produtivas açucareiras.

As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira.
A produção do açúcar voltava-se exclusivamente para a exportação e, por gerar elevados lucros, comandava a economia colonial.
Os engenhos multiplicaram-se rapidamente ela costa brasileira.
A importância econômica do açúcar como principal riqueza colonial evidencia-se no valor das exportações do produto no período do apogeu da mineração.
O responsável pela produção, o senhor de engenho, usufruía de enorme prestigio social.
No topo da sociedade açucareira estava os senhores de engenho, proprietários das unidades agroexportadoras; depois os senhores obrigados ou lavradores de cana. Daí as pessoas livres, e os escravos.

  • Os escravos na economia açucareira.

Diversos fatores determinaram a generalização do trabalho escravo africano. Epidemias adquiridas em contato com os brancos. Mortes pelo trabalho forçado, desarticulação de sua economia de subsistência, fugas para o interior marcavam os povos indígenas.
A lutas dos jesuítas contra a escravização dos índios levou os colonos a voltarem seus olhos cada vez mais para os escravos africanos.
Os negros eram capturados na áfrica pelos portugueses, que promoviam ou estimulavam guerras entre as tribos africanas para  poderem comprar os negros derrotados.
Os escravos chegavam ao Brasil amontoados nos porões dos tumbeiros, como eram chamados os navios negreiros.
Os sobreviventes eram embarcados e vendidos nos principais portos da colônia, como Salvador, Recife, e Rio de Janeiro, completando-se a ligação entre o centro fornecedor de mão-de-obra e o centro produtor de açúcar.
Atos de rebeldia, como tentativas de assassinato de feitores e senhores, fugas e suicídios, acompanhavam a exploração dos africanos negros. Muitos dos fugitivos que escapavam à recaptura pelos capitães-do-mato organizavam-se em quilombos, verdadeiras comunidades negras livres.
Palmares era uma comunidade auto-suficiente, que produzia gêneros agrícolas para seu próprio sustento e que chegou a abrigar mais de 20 mil negros fugidos dos engenhos.

Pacto colonial: relação entre metrópole e colônia, segundo a política mercantilista), foi firmado pela maciça importação de mercadorias européias, como roupas, alimentos e até objetos decorativos.
Uma guerra de independência entre Paises Baixos e Espanha levou os holandeses, conhecedores das técnicas de refino e comercialização do açúcar, a produzi-lo em suas colônias.
Tratado de Methuen: abria o reino português aos importadores ingleses, normalmente caros produtos manufaturados.

  • Capitanias hereditárias e os governos-gerais.

Capitanias hereditárias tratava-se da doação de largas faixas de terra aos capitães-donatarios, regulamentada pelas cartas de doação e forais.
Ao todo foram criadas 15 capitanias, doadas a particulares entre 1534 e 1536, e posteriormente mais duas insulares. As capitanias que mais prosperaram fora as de São Vicente e a de Pernambuco.
O sistema fracassou, mesmo sendo assistido pelo sistema governos-gerais, uma forma que a Coroa encontrou de centralizar a administração colonial.
O governador-geral tinha muitos poderes, mas muitas obrigações: deveria neutralizar a ameaça constante dos indígenas, combatendo-os ou aliando-se a eles, reprimir os corsários; fundar povoações...

  • O domínio espanhol no Brasil

Ocorreu a crise sucessória em Portugal, e o único sucessor era Felipe II, Espanhol.
Ele prometeu preservar a relativa autonomia de Portugal( ¬¬), e manter suas colônias sem submete-las a Espanha garantiu a colônia portuguesa na América poucas mudanças. No entanto, o domínio espanhol aboliu, na pratica, as determinações do tratado de Tordesilhas, o que favoreceu o avanço dos colonos portugueses em direção ao interior.
Os restauradores só se libertaram do domínio espanhol em 1640, quando duque foi coroado rei de Portugal com o titulo de D.João IV, inaugurando o governo da dinastia de Bragança.

  • A administração colonial portuguesa e os poderes locais.

Unificação e divisão dos governos gerais- 1763, unificação definitiva.
Forças militares- milícias- Portugal –ordenças- população local.
- ocupação de caráter militar-uso da força
-câmaras municipais-‘homens bons’- questões locais
-arrecadação compulsória- conflitos
-colônias – economia complementar a metrópole- enriquecimento da Europa.

beijo beijo