segunda-feira, 29 de março de 2010

Simulado de Biologia e Física- 1 bi

Oiii pessoas, yeah to aqui beeeeeeeeem mais cedo, mas como eu resolvi fazer mais cedo os resumos, tive mais tempo de adiantar as coisas. Ok primeiramente, vamos resolver a questão do chat, como eu to bem boazinha, e eu percebi que tirando o chat pessoas iam até meu formspring encher meu saco, e que conversando volte e meia com minha mãe(sim queridos tele espectadores, ela sabe sim), e com meus amigos(Eti, Daniela, e colegas em especial), eu decidi que se eu tirasse a diversão de vocês, isso aqui não ficaria mais um resumo divertido da Ana, mas sim uma coisa séria demais, e que me deixaria estressada e uma velha chata. Então como não sou uma velha chata, e sim muito querida com vocês eu resolvi colocar ele de volta, MAS com regras. E POR FAVOR ESPERO QUE RESPEITEM ESSAS REGRAS. Elas são bem simples:
 -nada de agredir aquela pessoa que você estiver conversando,  ou que simplesmente não concorda com a sua opinião, isso fica chato pra quem estiver lendo(eu), e para a pessoa que esta sendo agredida;
-tah que palavrão já é meio exagerado neh Ana! maas não é não, eu sei que eu digo muuitos palavrões e coisa e tal, mas por favor, alguns até exageraram no palavrão, e cara isso fica feio de mais, por isso nada de palavrão( ta que um "shit" as vezes pode escapar);
-ah isso acontecia muito ano passado, até eu mesmo colocava nome de colegas, mandando beijinhos e coisa e tal, mas gente até o cachorro da Bernadete lá da esquina apareceu aqui, por isso, nada de nomes de terceiros;
 -e por fim  se caso uma dessas regras for quebradas, POR QUALQUER UM, eu irei "cortar" o chat, mas galera, eu estou pedindo POR FAVOR que respeitem ok?

Ok o assunto da prova é o seguinte: biologia(odeio biologia, odeio hospital, e odeio laboratorio de fisica), é meio chatinho, tipo vitaminas, carboidratos e coisa e tal... mas o pior é que fisica, bem tem contas que podem ficar difíceis para alguns, e não tem atividades no CA de fisica. Eu espero que entendam, ou só pedir ajuda ;D
Então aqui está os resuminhos:







Física


Conceitos da termologia.

TERMOLOGIA: é a parte da física que estuda o calor.
A noção de temperatura é baseada na sensação de quente e frio sugerido pelos nossos sentidos constitui o ponto de vista macroscópico do conceito de temperatura.
Quando consideramos o movimento das moléculas e entendemos o conceito de temperatura a partir desse movimento, temos o ponto de vista microscópico do conceito de temperatura.

TEMPERATURA: é a medida do grau de agitação térmica das moléculas que constituem um corpo.

A temperatura AUMENTA quando o corpo recebe energia térmica, e suas moléculas passam a se agitar mais intensamente.
E DIMINUI ao perder energia, e as moléculas do corpo se agitam com menor intensidade.





Escalas termométricas.

- Escalas convencionais(Celsius, Fahrenheit e Kelvin).



Para converter as temperaturas de uma escala para outra, estabelecemos relação entre os segmentos a e b,(que não estão na imagem a cima, mas que são as retas em vermelho, a a menor e b a maior). Assim forma-se:



Para a Variação de Temperatura nós precisamos de outra conta.




Escalas arbitrárias

Para calcular uma escala diferente, precisamos estabelecer o Ti(temperatura inicial) e o Tf(temperatura final) de uma escala ou quando é indicado. Quando se descobre  o ponto a e o b(o mesmo pontos das escalas acima) na reta, precisamos relacionar os dois. Depois( se pedir na questão) é só relacionar com qualquer outra escala.

Obs: pra quem não entendeu basta olhar na pagina 265, e fazer a questão numero A5, que já tem um bom exemplo do que eu fale







Calor sensível.

Unidades de calor: como o calor é uma quantidade de energia absorvida ou rejeitada por um sistema, as unidades de calor devem ser necessariamente unidades de energia. No SI a unidade de calor é o Joule(J), na pratica se usa muito uma unidade de quantidade de calor denominada(cal).

1 cal=4,186J
1kcal=1000 cal=4186J

Quantidade de calor sensível, equação fundamental da calorimetria e calor específico.

A quantidade de calor “Q” recebida  por um corpo é diretamente proporcional à sua massa “m” e a variação de temperatura “ΔT” sofrida pelo corpo.

Q = m.c. ΔT

Q = quantidade de calor;
M = massa;
C = calor especifico;
ΔT = variação de temperatura


O calor especifico “c” é  uma característica das substancia. Sua unidade é “cal”/ºC.

Capacidade térmica: é a razão entre a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo.

C=Q/ ΔT

Princípios das trocas de calor: dois corpos “A” e “B” colocados num recipiente termicamente isolados, não trocam de calor com o meio ambiente. Se a temperatura de A é maior que a de B, há transferência de calor do primeiro para o segundo , até que estabeleça equilíbrio térmico.

QA+ QB=0 












BIOLOGIA:


  • Reconhecer o papel da água e dos principais sais minerais para os seres vivos.
Água ( p. 115 e 116 )

A água é a substancia mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. O surgimento e a manutenção da vida no nosso planeta estão associados à água.
A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
Essa disposição dos átomos estabelece, na molécula, uma zona positiva de um lado e uma zona negativa do outro. Moléculas que apresentam uma zona positiva e uma negativa são chamadas de moléculas polares; as que não apresentam essas duas zonas são chamadas apolares, como é o caso dos lipídios.
As moléculas de água ficam fortemente unidas, mantendo a água fluida em condições normais de temperatura e pressão. Essa forte atração entre as moléculas de água é denominada coesão.
A coesão entre as moléculas de água no estado liquido é responsável por sua alta tensão superficial. Por isso, certos insetos ou outros animais conseguem pousar e mesmo andar sobre a água parada, sem afundar.
A água tem grande poder de dissolução, sendo considerado o dissolvente (ou solvente) universal.
As substancias que se dissolvem na água são chamadas hidrofílicas, e as que não se dissolvem na água são chamadas de hidrofóbicas.

A água participa de muitas reações químicas dentro das células. Essa participação pode ocorrer de duas maneiras principais:

- Síntese de desidratação, ou seja, perda de água: duas ou mais moléculas se unem e nesse processo há liberação de moléculas de água.

- Quebra pó hidrólise: uma molécula é quebrada em duas, e nesse processo há entrada de molécula de água.





Sais minerais

Os sais minerais podem participar como constituintes de estruturas esqueléticas do corpo dos seres vivos, e também ocorrer dissolvidos em água, caso em que eles se dissociam em íons, que são partículas com carga elétrica positiva ou negativa.

Tabela resumida:

Cálcio: formação e manutenção da estrutura de ossos e dentes, faz parte do processo de transmissão de impulsos nervosos, dos batimentos cardíacos e regulação da contração muscular. Aparecem em leite e derivados, vegetais verde-escuros.

Fósforo:  formação e manutenção da estrutura de ossos e dentes, parte da molécula de acido nucléico e de uma substancia que atua na célula como reserva de energia. Aparecem em leites, carnes, aves, peixes, cereais e legumes

Potássio: participa do processo de contração muscular, regulação da pressão sanguínea, processo de transmissão de impulsos nervosos, e equilíbrio hídrico, participa da síntese de glicogênio , de proteínas e metabolismo energético. Encontrado nas verduras, frutas, carnes, leite e leguminosas.

Sódio: atua na regulação do equilíbrio hídrico, participa da transmissão dos impulsos nervosos e relaxamento muscular. Sal comum de cozinha. (obs: os dois últimos participam dos impulsos nervosos).

Ferro: componente de hemoglobina e da mioglobina- pigmento que têm grande afinidade com gases respiratórios, principalmente o oxigênio. Está nas carnes, fígado, vegetais verde-escuro, leguminosas.

Iodo: componente dos hormônios da glândula tireóidea(tireóide), que regulam o metabolismo. Sua falta pode determinar o hipotireoidismo que pode levar ao desenvolvimento acentuado da glândula tireóidea, determinando o bócio. Peixes, frutos do mar e sal iodado.

Flúor: manutenção da estrutura dos ossos e do esmalte dos dentes. Água fluorada.





  • Conhecer as diferentes vitaminas, suas funções e os problemas decorrentes de avitaminoses.
Vitaminas importantes para a espécie humana:


Vitamina    principais fontes         funções e sintomas
B1-Tiamina
Carnes, legumes, cereais integrais e verduras
 Atua no metabolismo de carboidratos e gorduras. A deficiência pode causar a beribéri(inflamação e degeneração dos nervos).
B9- Acido fólico
Vegetais verdes, laranja, nozes, legumes, cereais integrais.
Atua na formação do tubo neural. Causar anemia e má- formação do feto.
C- acido ascórbico
Frutas cítricas, verduras e legumes.
Atua na síntese de colagem e age como antioxidante. A deficiência pode causar o escorbuto.
A- retinol nos     animais( plantas não possuem retinol, mas os pigmentos carotenóides que ingerimos são transformados em retinol no fígado.
Vegetais verdes e amarelos,frutas amarelas e alaranjadas, fígado, leite e derivados, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau.
Manutenção de integridade da pele, atua na síntese de pigmentos da retina. A deficiência pode causar pele escamosa, cegueira noturna e xeroftalmia.
D- calciferol
A vitamina D é produzida na pele humana, ação dos raios solares e no fígado a partir de laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.
Estimula absorção de cálcio e fósforo no intestino. Deficiência pode causar o raquitismo(enfraquecimento dos ossos).
E- tocoferol
Gérmen de tricô, cereais integrais, vegetais folhosos, óleos vegetais, gema de ovo.
Age como antioxidante. Acredita-se que a deficiência esteja relacionada à anemia e à esterilidade.
K- filoquinona 
Vegetais, chá, também é produzida pro bactérias da flora intestinal normal do ser humano.
É um dos fatores necessários à coagulação sanguínea. A deficiência pode causar ausência de formação de coágulos e hemorragias.



obs: o 4ª quadrado da tabela ali de cima saiu com um problema, por isso coloquei aqui em baixo o que ta escrito ali: A- retinol nos animais( plantas não possuem retinol, mas os pigmentos carotenóides que ingerimos são transformados em retinol no fígado.
A falta de vitamina pode causar doenças chamadas avitaminoses e a ingestão delas muito além das doses recomendadas pode ser prejudicial, determinando as hipervitaminoses.




  • Identificar os principais grupos (classificação) de glicídios e lipídios, suas funções e seus representantes.

Glicídios ou Carboidratos

Eles podem ser divididos em 3 grupos:


Monossacarídeos: Os monossacarídeos são os glicídios mais simples. Os principais exemplos são a glicose e a frutose, galactose. As três são importantes fontes de energia para os seres vivos (obs: galactose não aparece no livro como exemplo).

Dissacarídeos: são formados  a partir da união de dois monossacarídeos. A sacarose e a lactose são exemplos de dissacarídeos formados a partir de dois monossacarídeos. Sacarose: glicose e frutose; Lactose: glicose e galactose.

Polissacarídeos: os polissacarídeos são constituídos por varias moléculas de monossacarídeos, principalmente a glicose, unidas entre si formando extensas cadeias. 
          
Principais polissacarídeos:

Celulose: o polissacarídeo mais abundante na natureza. Encontrado nas plantas, e principalmente na parede celular. Quando ingerimos alimentos de origem vegetal, a celulose não é digerida, sendo geneticamente denominada fibra.
Quitina: formado por varias moléculas de glicose e também por grupos amina. Ocorre na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes.
Amido: encontrado nas plantas e em alguns protistas; tem função reserva.
Glicogênio: encontrada nos fungos e os animais; tem função de reserva, nos fígados e músculos também.


Lipídeos

Os lipídeos são divididos em 5 grupos: Carotenóides, triglicerídeos, fosfolipídios, cerídeos, esteróides.

Carotenóides: Os carotenóides são lipídeos que, nas plantas e em certas algas atuam como pigmentos . Existem dois grupos de carotenóides: carotenos(pigmentos alaranjados) e xantofilas( podem variar de amarelo a marrom-avermelhado).Os carotenos devem fazer parte da alimentação humana, pois são precursores da vitamina A, importante para visão e renovação das células.

Triglicerídeos: são representados por gorduras e óleos. Eles são formados pela reunião de três moléculas de ácidos graxos com glicerol. Os óleos são encontrados principalmente em plantas, como é o caso dos óleos de algodão, de amendoim, de milho, de arroz e soja. Podem ser encontrados nos animais como é o caso do óleo de fígado de bacalhau.  As gorduras ocorrem nos animais, acumulando-se principalmente em células adiposas. Esse tecido atua como reserva de energia e como proteção contra a perda de calor, pois é isolante térmico.
Fosfolipídios: a membrana plasmática e todas as membranas celulares são formadas basicamente por duas camadas de fosfolipídios, como proteínas imersas nessas camadas. São chamadas membranas lipoproteicas.
Cerídeos: os cerídeos são representados pelas ceras. As ceras impermeabilizam as superfícies de folhas, frutos e pétalas, reduzindo, dessa forma, a evaporação. Servem assim como um dos mecanismos para evitar a perda de água em plantas.

Esteróides: o esteróide mais abundante nos tecidos animais é o colesterol, que é naturalmente produzido em nosso fígado. O colesterol participa da composição química das membranas celulares das células animais e é precursor do hormônio sexual masculino(testosterona) do hormônio sexual feminino( estrógeno) dos sais biliares e da vitamina D.


LDL e HDL

(o diabinho e o anjinho)

LDL é o mau colesterol, ele fornece o mesmo aos tecidos, mas quando há excesso de colesterol no sangue, ela deposita esse excesso na parede dos vasos, causando a aterosclerose.
HDL chamado de bom colesterol, remove o excesso de colesterol do sangue, transportando-o para o fígado, onde é degradado e excretado sob a forma de sais biliares.





  • Relacionar os conceitos de proteínas e enzimas.
As proteínas são formadas essencialmente por carbono(C), oxigênio(O), nitrogênio(N) e hidrogênio(H). São macromoléculas formadas pela união de varias moléculas menores denominadas aminoácidos.
As enzimas são substancias que aumentam a velocidade das reações químicas.




  • Identificar os principais tipos de proteínas e suas funções.
Os Aminoácidos participam da composição de muitas estruturas do corpo dos seres vivos, tendo, principalmente, função plástica, embora também possam ter função energética. Existem proteínas que desempenham muitas outras funções importantes para o seres vivos.

 São elas:

- enzimas: substancias que aumentam a velocidade das reações químicas.
-anticorpos: substancias fundamentais nos mecanismos de defesa do corpo dos seres vivos.
- hormônios: como a insulina e o glucagon que atuam no metabolismo de açucares.



Aminoácidos

Suas moléculas, todas eles apresentam um grupamento amino(NH2) e um grupamento carboxila ou acido carboxílico(COOH).
As células vegetais produzem os vinte tipos de aminoácidos, mas as células animais não sintetizam todos eles. Em razão disso, os animais devem obter esse aminoácidos por meio da alimentação.
Aminoácidos produzidos por um organismo são chamados naturais, enquanto os que necessitam ser ingeridos, por não serem sintetizados pelo organismo, são chamados essenciais.



Algumas proteínas importantes:  

- insulina: sintetizada no pâncreas, participa da redução do nível de glicose no sangue;
- albumina: encontrada especialmente na clara de ovos como os de aves, sendo importante para a nutrição do embrião;
- fibrinogênio: importante componente do plasma sanguíneo, participando dos processos de coagulação;
- queratina: participa da formação de estruturas como unhas, pelos, chifres e cascos de animais;
- caseína: proteína encontrada no leite;

- colágeno: encontrado na pele humana, fornecendo elasticidade. É a proteína mais abundante do corpo.




Yeah ta ae os resumos.
Ps: eu e Dona Etiene concordamos que ela viria aqui depois de eu colocar os resumos no blog, e iria editar eles, isso foi uma boa, por que deixou os resumos mais organizados e com marcações para decorar melhor. Eu gostei muito, e vocês, o que acharam? *muito boooooooooooom Etiene *-* 
ps da Ana para Eti: Pelo amor de deus, não coloca essa cor amarela, por que na hora de imprimir, eu tenho que mudar de cor, e guria eu NÃO ENXERGO DIREITO NEH; coloca uma laranjinha :d

HAHA só pra dizer que hoje eu to MUITO animada, vou colocar um vidiosinho *-* HAUSHUAHUSHAUSUHAUHSUHAUHSAUHSA cara ri muito


dedicado totalmente a Sthefany diva *o* (desculpem aos que gostam :s)

bejos bejos e ATÓRON O PERIGON DELA...

3 comentários:

  1. ANA!
    MEU DEUS! TU É DEMAIS! QUARTA FEIRA EU TENHO SIMULADO DE BIO E FÍSICA E EU ESTAVA NO ÚLTIMO CRITÉRIO DE BIOLOGIA QUANDO ACHEI TEU BLOG! EU SOU DO BOM JESUS JOANA D'ARC E TU?
    VOCÊ É A PESSOA MAIS BOA DESSE MUNDO!NINGUÉM MAIS FARIA ISSO! AI, MEU DEUS, MUITO MUITO MUITO MUITO OBRIGADA! ME DIGA UMA COISA, FLOR, VOCÊ VAI POSTAR RESUMOS PARAOS PRÓXIMOS SIMULADOS? SE SIM EU JÁ AGRADEÇO DE TODO O CORAÇÃO PORQUE AS PROVAS ESTÃO TÃO DIFÍCEIS E ESSE TEU RESUMO ESTÁ TÃO PERFEITO!OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA! VOU DIVULGAR SEU BLOG NA ESCOLA, OK? *---*
    POR FAVOR RESPONDA! BEIJOS, BEIJOS!

    ResponderExcluir
  2. amiga, a Ana era do 1o ano em 2010, ou seja, os resumos todos (do 1o ano) já estão postados, rs

    ResponderExcluir
  3. 1o = primeiro. fail da letra

    ResponderExcluir