quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Livro Auto do Busão do Inferno

É bem pequeno, mas acho que ajuda pra quem não leu. :)




"Sendo admitida no colégio São Gonçalo, mesmo em meio a professores frustrados com a profissão e tendo de encarar a indisciplina dos alunos, Lola encontra no 1º A e, em particular, no rebelde aluno Tato, uma oportunidade para colocar em prática seu idealismo, sua paixão pela literatura e sua crença na educação. Para tanto, resolve trabalhar com a peça teatral Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, em sala de aula.

Os alunos, a princípio desinteressados, à medida que vão conhecendo a obra literária portuguesa e a professora, vão se encantando por ambas. Aliás, assim como Lola vai se envolvendo mais e mais com os alunos, a ponto de intervir numa encrenca em que Tato se meteu: fora pego fumando maconha no banheiro da escola.

Lola consegue resolver a difícil situação e ainda chega à raiz dos problemas do adolescente: a difícil relação com os pais. Ao final da trama, após análise da obra portuguesa e a percepção, pelos alunos, da atualidade dos temas tratados por Gil Vicente e do quão interessante e envolvente a peça ainda é, Lola é presenteada por Tato e sua turma com uma adaptação do auto, uma paródia bem-humorada intitulada Auto do busão do inferno, em que criticam tipos sociais do nosso tempo.
 "



http://www.travessa.com.br






galera, esse foi o melhor livro do ano inteiro(pelo menos pra mim), ele conta as duas partes, do Tato(um aluno do 1 ano de uma escola) e de uma professora, Lola. No começo conta a historia de cada um, que os pais do Tato se separaram e ele odeio o pai dele. A Lola adora ser professora e termina com seu namorado pela profissão. Lola começa a dar aula numa escola nova onde Tato estuda. Ela pede para dizer sobre a vida dos alunos do 1 ano e o texto de Tato foi o que mais a impressionou. Então ela decide colocar para a turma os livros de uma universidade, onde os alunos deviam fazer um trabalho em cima deles. Tato e seu bando pegaram o livro "Auto da Barca do Inferno"(onde é a decisão das pessoas, se elas vão para o inferno ou o céu, algo parecido com isso, explica melhor no livro), bem eles apresentam como uma peça de teatro bem divertida.






Ciências: Física e química

ATUALIZADO

Meu deus, para vocês terminam quando a aula? tipo galera,  para mim as prova de ciências é so na quarta que vem. Eu apenas postei o de Geografia por que muitos tinha pedido. Mas como eu estava estudando do mesmo, talvez eu vou fazer o resumo agora e posto logo depois, apenas  por que  essa é a ultima prova de muitos do ano inteiro eu vou postar ok? ano que vem quando todos receberem o calendario e se por um acaso eu continuar fazendo os resumos, vocês poderiam me passar ele. Bom na questão do livro(eu não sei se  pra vocês é o "Auto do Busão do Inferno") mas eu já estou procurando um resumo pra dele faz tempo na net, mas não achei nada. Galera, desculpe por isso... ainda bem que eu vim aqui hoje :S

Não vou demorar :*

ta aqui a "pobreza" que eu tentei fazer:

]FISICA:
·        A luz se propaga na forma de ondas eletromagnéticas capazes de sensibilizar nossa retina, um tecido localizado na parte interna de nossos olhos. Além de se propagar no vácuo, a luz pode ser propagar em meios materiais, desde que sejam meios transparentes ou meios translúcidos.
Transparentes: por exemplo o ar, a água e o vidro, permitem que praticamente  que toda a luz que incide sobre eles atravesse.
Translúcidos: permitem que a luz atravesse, mas difundem-na em todas as direções de modo que através deles é possível ver um objeto. (148)


·        Desculpem, mas eu não faço idéia do que seja Óptica geométrica.


·        Ao atingir a superfície que para dois meios, a luz pode ser refletida ou refratada. Quando a luz incide em uma superfície plana pode ocorrer reflexão regular ou reflexão difusa. Enxergamos a maioria dos corpos iluminados(corpos que emitem luz.p 149) por que eles refletem a luz de maneira difusa.
(152)

·        Reflexão Regular: ocorre em superfícies lisas e polidas os raios são todos paralelos, ou seja, o raio que sai da superfície, saem paralelamente(na mesma direção, como mostra na pagina 152)
Reflexão Difusa: ocorre em superfícies irregulares e os raios refletidos têm direções diferentes. O raio incidente atinge na superfície e é refletido em varias direções. (152)


  •  




  • Raio incidente: é o raio que atinge a superfície.
Raio refletido: é o que sai da superfície.
Leis da reflexão:
            - o ângulo de incidência (i) tem a mesma medida que o ângulo de reflexão(r). (152)

  • Se você vê uma imagem de um objeto formada pela reflexão da luz em um espelho plano tem a mesma forma e dimensão que o objeto
Já nos espelhos Curvos ou esféricos eles modificam tanto a forma quanto a dimensão das imagens, em relação ao objeto. (153)


  •  



  •  



  • Lentes convergentes: permitem obter imagens ampliadas de um objeto.
Lentes divergentes: sempre formam imagens menores que os objetos, independentemente da distancia entre eles. (154)


  •   

eu devo um pedido de desculpas enorme, gente eu sinto muito mesmo, mas eu não consigo mais que isso. Eu tentei, procurei, pensei... mas eu não acho muitos assuntos no livro ou no CA, muito menos no meu caderno. O por que? simples, minha professora ainda não explicou esse conteudo, a Eti pode falar também.  EU  VOU TENTAR QUÍMICA, desculpem viu. 





 Química:
  • Acido, segundo Arrhenius é toda substancia que em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+
O  mosquITO teimOSO, te mATO te pICO, te mETO no vIDRICO.
  • Base, são substancias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH-


  •  


  • Leiam o CA, pagina 141.


  •  


  • Sais: é toda a substancia que,em solução aquosa, produz pelo menos um cátion diferente de H+ e um anion diferente do OH-



  • Pagina 142, obtenção de sais(um exemplo de dissociação , seu professor deve ter explicado na sala como se calcula).



  •  


  • Óxidos: composto químico binário formado por átomos de oxigênio.
Óxidos ácido: é formado por não-metal+ oxigênio, é composto do tipo molecular.
Óxidos básico: formado por metal alcalino + oxigênio, composto iônico.
(143, CA)


·         


·         


Desculpem, estudem pelo CA, eu acho que seus professores devem ter dado estes conteúdos na sala de aula. Mas galera, espero que não me culpem, eu tentei ajudar no que pude. Os critérios que estão em branco é os que eu não sei. ATENÇÃO PARA A MINHA TURMA: esse resumo é apenas pra semana que vem, gente, nos temos geografia e português ainda.


beijoos alimentem os peixes 



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Importante: Simulado de Geografia

Galera,estão dizendo que em algumas unidades, amanhã terá o simulado de Geografia e Português. Na minha unidade que é a BJ-Aparecida, seria apenas Matemática, como eu postei anteriormente. Mas como minhas professoras dessas duas materias, adiantaram o conteúdo, eu fiz um breve resumo de Geografia, APENAS de geografia. Desculpe-me se tiver algum erro, mas eu coloquei as paginas caso alguem não entender. obs: meu queridos colegas que eu amo demais, prestem atenção, esse resumo, é apenas para as outras unidades, o nosso simulado é apenas de Matemática.

bem, aqui vai :

Geografia
  • África do Norte e África Subsaariana.
África do Norte: formada basicamente por Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos, países de população majoritariamente branca e destaca-se a influencia árabe islâmica. Sobressai a atividade turística. E seus países apresentam melhores indicadores sociais e econômicos do continente africano.
África Subsaariana: os países ao sul do deserto do Saara, abriga a população negra, e tem grupos étnicos bastante diversificados . A condição de vida é bastante precária. Destaca-se a atividade agrícola  indústrias de bens de consumo. P: 230

  • Magreb:Região do noroeste do continente africano, de maioria árabe e islâmica, que compreende os territórios da Tunísia, do Marrocos e da Argélia.
Sahel: parte que se localiza ao sul do deserto do Saara, de clima tropical semiárido, coberta por uma vegetação de estepe pouco espessa no norte e pela savana na parte meridional. P:236 e 26

  • IDH: apresenta índices muito baixos comparado a outros países. As taxas de mortalidade infantil são elevadas, e a esperança de vida nos países da África Subsaariana é em media de 46 anos. A escassez de recursos aliados a falta de políticas que priorizem a produção de alimentos para o consumo interno.
O atraso tecnológico, a economia de baixa produtividade, as guerras civis, a corrupção dos governos e a falta de democracia, o ritmo de crescimento populacional  outros aprofundam ainda mais o quadro de deterioração das condições de vida de parcela considerável das sociedades africanas. P:234

  • O relatório anual da Unaids e da Organização Mundial de Saúde, mostra que o numero de adultos e crianças no mundo vivendo com HIV chegou a 39,4 milhões em 2004 O índice de novos casos por ano cresceu quase 50% desde 2002 no leste da áfrica. O maior peso esta recaindo sobre as mulheres africanas. Em alguns países, uma em cada 5 gestantes está infectada. P:235


  • Durante  período de colonialismo  o espaço geográfico do continente africano vem sendo organizado de acordo com os interesses de suas ex-metropoles ou das grandes potencias mundiais. P:239

  • A áfrica do Sul esta localizada em uma área estratégica. Apenas 11% do território da África do Sul é considerada apropriado para a agricultura. É o pais que apresenta a maior concentração mundial de riquezas minerais por quilometro quadrado. É o pais mais industrializado. P:245   .A sociedade: até a metade dos anos 90, os brancos mantinham uma força política de segregação racial. O apartheid: era a segregação racial institucionalizada, que praticamente negava ao negro a condição humana. P :246 

é bem pequeno, mais creio que irá ajudar. beijoos

Atividades de Matematica

Oi, voltei :}ok, estou colocando uns exercícios, que eu fiz e deu certo.
livro CA, pagina 296: UNIDADE 7, números 3 e 5(a)
               pagina 297: UNIDADE 8, números  1,2,5 e 6.
               pagina 307: UNIDADE 14, números 9,11 e 14.

do CA mesmo, acho que não há nenhuma atividade nova, então eu não fiz nenhuma, mas vou colocar as paginas dos exercícios.
Relações Trigonométricas: pagina 62 a 64.
Circunferência e círculo: pagina 69 a 70.
Funções Polinomial : 71 a 72.

Bom, por hoje é isso.Qual quer coisa, estou no twitter, msn ou por aqui mesmo... beijoos 

Matématica, Simulado do 4 bimestre

Oie pessoas, mais uma terça feira de estudos. Bom o fim do ano está chegando, faltam 5 provas(contando com a de amanhã) para estarmos oficialmente de ferias. Hoje eu pensei numa maneira fácil de explicar funções. Acho que a maioria sabe que cai apenas o começo delas, as funções de 1 grau. Bem, cai também circunferência e trigonometria, coisas que a minha turma pelo menos viu já faz um tempinho. Acho que os exercícios(lembra que tem um CA atrás do livro?) já foram feitos, quer dizer eu já fiz quase todos, então não a muitas atividades que eu poderia dizer que iram ajudar a entender melhor o assunto, mas eu tentei ok. Eu vou postar apenas o resumo agora, e mais tarde coloco os exercícios. Ah, mandaram eu colocar as paginas, não lembro que foi, mas pediram, desculpe por ter esquecido as de Historia, mas agora eu coloquei. São as unidades 7, 8 e 14.

Matemática

  • Calcular corretamente o comprimento de uma circunferência. p:261
           C=2pr 
             


  • Calcular corretamente o comprimento do arco de uma circunferência. P:264
            360º-a
            2pr  - x

  • Calcular área de regiões circulares (círculos, coroa circular e/ou setor circular).

Área do circulo: A=p.  p:270

Setor Circular: A=a.p.r²/360º. P:271

Coroa Circular: AC=Ar-Ar p:271


  • Aplicar corretamente as razões trigonométricas na resolução de problemas que envolvam o triangulo retângulo.


Seno: cateto oposto/ hipotenusa
Cosseno: cateto adjacente/hipotenusa
Tangente: cateto oposto/cateto adjacente

P:144 e 145


  • Ler e interpretar gráficos com base numa pesquisa.
P:174

  • Calcular os pares ordenados dada a lei de formação de uma função do 1º grau.
Y=ax
Nessa função, o Y é dependente, ele depende do x para saber seu valor. E o X, claro é a variável independente. Alguns devem ter aprendido assim ou com o f(x).
F(x)=ax.
O a nas duas leis de formação da função, é o numero de  quantidade que será pedido. Como no exemplo da pagina 170. A medida de cada lado do polígono é 2 cm, então a formula fica:
Y=2.x ou P=2.n como está no livro. 


Bem é isso apenas, ah e eu criei um bate-papo, caso quem não tem meu msn, so me perguntar ali. 
beijos, e alimentem os peixes. 

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nota da Ana para o que aconteceu hoje

Nossa gente hoje tava muito movimentando aqui... bem deixa eu explicar o que aconteceu tudo por aqui, ou o que pode vir a acontecer.
1ª, vieram postar pessoas desconhecidas para alguns de vocês certo? pois é quem postou o resumo foi a Marina, minha colega que eu acho que ira continuar aqui... talvez eu acho, pois bem eu tive um problema aqui em casa e eu não postei antes por isso. A segunda que postou os videos(por motivos que já irei explicar), é a Etiene, outra colega minha.
2ª bem, como a maioria me conhece eu tenho 14 anos e estudo no Bj- aparecida de Venâncio Aires. Eu fiz esse blog para que meus colegas lindos e maravilhosos, pudessem saber alguns conteúdos difíceis. Então, como eu sou meio lerda com esse blog, eu apenas postava na terça, ou nos dias antes das provas. E não olhava os comentarios, que haviam nos posts, então eu descobri que pessoas de outros BJs, estão vendo o blog(acreditem eu me surpreendi), então aqui ta meio conturbado. Por isso, queria pedir para aqueles que visitam o blog que deixassem um comentario, de onde é, como encontro o blog e o que esta achando... isso me deixaria muito feliz(chega meu deus).


Muito obrigada por verem meu blog... beijos e alimentem os peixes :)

Ana

OIIIII MENINOS E MENINAS HAAHHA

gente, tudo bom com vcs? ahha eu sou a eti, aquela com cara de guaxinim da foto, mas galera n sou assim, alguem com uma boa scanner me deixou assim ahahaha. como o blog da ana ta fazendo muuuuuuuuito sucesso na rede do bomja ahhaha, eu resolvi aproveitar pra divulgar os videos que a gente faz na aula. e tipo, se vcs quiserem, mandem os videos que vcs fizerem,  mas então, é so mandar por comentário que a gente manda nossos colegas olhar, é MANDA por eu sou vice lider ui ahahha.
então, nós temos twitter tbm, eu a ana e a mazi, então quem quiser, eu vo por aqui. mas avisando, a ana twitta muuuuuuuuuuuuuuuuuito ahaha brimks ana te amo (L)
http://www.youtube.com/watch?v=5eg3436cEiw - esse é da eti e da mazi.
http://www.youtube.com/watch?v=aAPKwD3J6Pw&feature=related ´- esse é o da ana.
http://www.youtube.com/watch?v=gQIjyVwJszc - galera, esse é do juvenil do aparecida jogando na faculdade de lajeado (univates), quem gostar de handball, fica a vontade hahaha

eeeeeeeeeeeeeeeee agora, os twitters heheh: @e_tii, @AnaBaierle e @
Maaaazi.

então gente, continuem olhando o blog e estudando né, ngm quer pegar recuperação AUIEHAHEIAUHEIAUHEIUAHUIEHA, e vamos dar os parabéns pra ana né pq ela é muiiiiito querido por se dar o trabalho de nos ajudar com isso ahah, beeeeeeeeijos gente

HISTÓRIA

OOOOI GALERA LINDA COM MEU CORE
AQUI É A MAAAAAAAAAZE *-*
eu estou aqui porque a ana não vai poder postar e eu so muito querida y.y
então, vamos ao que interessa:
HISTORIA
• Em 1964 iniciou-se o Regime Militar, apoiaram o golpe , os grupos mais conservadores da sociedade , partidos políticos e representantes das elites econômicas nacionais como internacionais. Eles acreditavam que a implementação de um governo forte, com base militar iria promover o crescimento econômico do pais, controlar a inflação e acabar com a corrupção...
Os militares defendiam a guerra aberta contra o “inimigo interno”, comunistas e socialistas, e acreditavam na necessidade de equipar as Forças Armadas para que pudessem representar o interesses do novo governo. Eles procuravam manter o controle então adotaram medidas básicas de segurança nacional. Os atos Institucionais. Havia muita repressão dos estudantes contra os governos do regime militar. Muitos se rebelaram e passaram a fazer comícios relâmpagos. Um dos aspectos econômicos mais interessantes desse período foi a implementação de uma política chamada de milagre econômico.
• A arte musical foi um importante veiculo de divulgação de idéias naquela época. Principalmente depois da edição do AI 5, em 1968, a produção cultural tornou-se um alvo de censura e da repressão política. Muitos artistas foram presos, torturados ou obrigados a sair do pais. Musicas como “a banda” e “disparada” expressavam uma fuga dos problemas sociais pelo povo trabalhador. O Cinema Novo, teve grande repercussão que era considerado a versão brasileira do cinema surgido na Europa após 2ª guerra mundial. Filmes como Vidas Secas, Terra em transe, os fuzis ... e vários outros.
• Os atos Institucionais:
1ª : ampliação dos poderes do presidente da republica e a determinação de que o governo poderia suspender os direitos por um prazo de 10 meses anular os mandatos legislativos sem revisão judicial.
2ª : o governo extinguiu os partidos políticos e criou duas agremiações a Aliança Renovadora Nacional(Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro(MDB)
3ª : estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos das capitais e cidades consideradas áreas de segurança nacional, consolidando a intervenção militar na vida política.
4ª : impôs o novo texto constitucional ao Congresso.
5ª : conferia plenos poderes ao presidente para fechar o Congresso, cassar mandatos de deputados e senadores, e decretar a censura previa. Foi o período mais repressivo da ditadura militar.
• Modelos políticos
De Castello Branco: ele tomou medidas para estimular a entrada de capital estrangeiro, controlar as linhas de credito para o setor privado, reduzir os gastos públicos e controlar os salários a fim de combater a inflação.
De Costa e Silva: o ano de 1968 foi marcado pela rearticulação do movimento estudantil em torno da União Nacional do Estudantes.
De Garrastazu Médici: o milagre econômico, na tentativa de aquecer o mercado sem aumentar a inflação, Delfin Netto criou um conselho interministerial para controlar os preços, assim como fixou valores para os salários dos empregados dos setores públicos e privados. Conbinando crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação.
Ernesto Geisel: abertura econômica, definiu como um processo lento e gradual.
• A arte de protesto e de vanguarda chegou ao teatro com os grupos Oficina e Arena. Gilberto Gil e Caetano Veloso participaram do Tropicalismo. Rompendo com o formalismo da musica de protesto, representada por Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque, os dois músicos resgatavam valores musicais nacionais deixados de lado pela bossa nova e pela MPB, juntando a eles a arte irreverente de Glauber Rocha e Zé Celso e o som eletrizante de Janis Joplin e Jimi Hendrix.• O período da ditadura militar foi caracterizado pela perseguição política aos críticos do regime, por meio de praticas autoritárias como a censura e a tortura de prisioneiros. A sociedade brasileira tornou-se predominantemente urbana e a economia do pais viveu o período do “milagre”, caracterizado por altas taxas de crescimento econômico e expansão do mercado interno. Período militar terminou com uma abertura política lenta e gradual, em meio ao crescimento dos índices de inflação e da divida externa.

beem é isso que a ana me deu, geeente, não esqueçam de estudar os xerox que ela deu, ela disse que tava tudo ali, então estudem, mandem ver  .-.
beeeeeeeijos gente, e estudem *-*