terça-feira, 29 de setembro de 2009

Galera ta aqui o resumo de geo, apenas de Geografia, o por que, é que a Marilia deu o resumo de Portugues hoje de manha... quem nao pegou é so me pedir que eu passo ok??

Geografia

  • O Japão é constituído por um arquipélago vulcânico, situado no oceano Pacifico. Esse arquipélago compreende cerca de 3,4 mil ilhas de vários tamanhos.

Suas ilhas são resultantes do vulcanismo ocorrido no fundo do Pacifico em tempos geológicos recentes. O vulcanismo e o tectonismo continuam ativos no Japão provocando, terremotos de grande intensidade e de graves conseqüências materiais e humanas.

  • No fim da Segunda Guerra, os japoneses haviam sido derrotados e o pais estava com sua infra-estrutura e capacidade produtiva em boa parte desestruturadas.

Vários fatores contribuíram para o Japão se recuperar economicamente, que o elevou ao posto de segunda potência econômica mundial. Podemos destacar:

- mão-de-obra barata e abundante

-o grande valor que se tem pelo trabalho de grupo

-os fortes investimentos em educação

- o amparo do Estado à economia

-a adoção de uma vida econômica e protecionista

-a enorme capacidade de poupança interna

-o auxilio financeiro-econômico dos EUA

  • Os Tigres Asiáticos

São Taiwan, Cingapura , Coréia do Sul e Hong Kong. Predominam os produtos eletrônicos em pauta a exportações, equipamentos para computadores e para telecomunicações, tecidos sintéticos, roupas, plásticos e veículos.

O crescimento econômico dos Tigres foi alicerçado no estrito relacionamento entre as empresas privadas e o governo, que oferecia proteção ao mercado interno, por meio de impostos elevadíssimos para os produtos importados. Alem disso, o governo ofereceu grandes incentivos as exportações, adotou estratégias para atrair investimentos externos, investiu maciçamente na educação e na qualificação da mão-de-obra.

Os Aspirantes a Tigres são Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã, oferecem mão-de-obra barata e outros atrativos a empresas multinacionais: impostos, concessão de terrenos, investimentos em infrestrutura e grandes incentivos a exportações.

  • China

No inicio dos anos de 1980, foram criadas, em alguns pontos do território chinês, as Zonas Econômicas Especiais (ZEE), que funcionam pelas leis da economia de mercado, nos moldes capitalistas. Posteriormente, esse modelo econômico foi introduzido em outras cidades, A Bolsa de Valores de Xangai, fechada desde a Revolução Socialista, foi reaberta em 1984.

  • Espaço econômico

A atividade agrícola e a pecuária encontram condições naturais bastante favoráveis nas planícies fluviais situadas no leste. Usam técnicas intensivas de mão-de-obra, irrigação e terraceamento em regiões onde as condições naturais são menos adequadas às atividades de cultivo.

O progresso econômico veio acompanhado da exploração sem limites do meio ambiente, o que tem também rendido criticas. Cerca de 30% do território chinês sofre com a chuva ácida.

Comércio exterior

A China, nos últimos 30 anos, cresceu mais do que qualquer outro pais. Os baixos salários e a subvalorização da moeda chinesa em relação ao dólar atraem capitais de todas as partes do mundo e garantem à China elevada competitividade no mercado mundial.

  • Transformações Sociais e Demográficas na China

Aproximadamente 90% dos chineses concentram-se na parte oriental do pais, ao longo dos vales dos grandes rios, nas planícies costeiras. A fertilidade do solo, a disponibilidade de água e a facilidade proporcionada pelas vias de transporte fluviais sempre favoreceram a ocupação.

As duas cidades mais importantes são Xangai, uma das mais populosas do mundo e Pequim, a capital. A China apresenta grandes vazios demográficos. Isso se deve ao maior rigor ao clima e ao relevo.

Aproximadamente 60% dos chineses vivem no campo, mas o crescimento do pais tem acelerado a migração para as áreas urbanas.


A Elisa deu na quarta passada o resumo, deu as paginas também... beijin