segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SIMULADO: Biologia e Física 3-bi

Hey, gente. Gente de nova unidade por aqui? Sejam bem vindos :)
OK, eu tava jururu essa semana, (¬¬), o estresse subiu minha cabeça. Resolvi colocar cedo por que tenho bastante coisa pra fazer, tipo, preciso ler o Quintas lá, fazer as questões de física, descansar, e terminar de ler Ever indo pro submundo e descobrindo que ela vai morrer de novo,(vaca, devia ter ficado com o guri ali do lado dele, meldeus) pagina 205, lua azul :s

To escutando Jonas, se alguém quiser, seilá dar de presente pra mim, um ingresso pro show deles em POA, eu agradeceria sabe HAUSAUSHAHSA é ..............não :S
duas coisas:
Biologia o resumo ta uma porcaria, é tanta coisa e nem sei o que é protozoário ainda ¬¬ , é neh, o que séria somente umas doenças...
Física: o melhor conteúdo do ano inteiro, pelo menos num simulado eu vou bem de física :(
anh... alguém já sabe o que vai fazer da vida? isso não é pressão, somente a merda de uma pergunta que praticamente todos perguntam agora,e bem eu tenho duas opções( passo em química direto a partir de hoje, ou viro bolsinha na esquina ;D) hehe -n
Sem aniversários hoje :)
ATENÇÃO: algumas imagens não estão carregando, volto depois pra coloca-las.

FISICA
  • Leis de Newton (conceitos e aplicações)
Inércia ocorre quando um corpo tende a continuar fazendo o que fazia anteriormente , isto é, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e , um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a continuar em movimento retilíneo uniforme até que uma ou mais forças externas o tiram dessa condição.

  • Aplicações da 2ª lei de Newton
A segunda lei de Newton estabelece:
- a resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.
Fr=m.a

Significa que a força resultante(Fr) produz uma aceleração a, com mesma direção e mesmo sentido da força resultante e suas intensidades são proporcionais.
*o peso de um corpo é a força de atração que a Terra exerce sobre ele. Ele adquire uma aceleração denominada aceleração da gravidade e é representada pela letra g, sendo m a massa do corpo.
P= m . g
A massa é uma propriedade invariante do corpo, já o peso depende do valor local de g, e varia, ainda que pouco, de  um local para outra na Terra.
O aparelho que é utilizado para medir forças é o dinamômetro.
Veja os exercícios do livro, na pagina 113: A14, A19, A20, A21 e A29. Para os blocos em contato na horizontal, unidos por corda na horizontal e vertical e plano inclinado.

  • Força de atrito.

Constata-se , que sempre que um corpo exerce força sobre outro, o segundo também o fará sobre o primeiro com mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
As forças envolvidas na interação de dois corpos são muitas vezes chamadas de ação e reação.
*a cada ação corresponde de uma mesma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Obs: as forças de ação e reação, apesar de serem forças de mesmo modulo, mesma direção e sentido opostos, NUNCA se anulam, por que são aplicadas em corpos diferentes.

            - Força de atrito estático e dinâmico(conceitual)
Atrito: existe sempre.
Força de atrito: nem sempre.

BIOLOGIA
  • Compreender a importância da sistemática e reconhecer as principais regras de nomenclatura.

Os sistemas de classificação que não se baseiam em relações de parentesco evolutivo entre os grupos de seres vivos são considerados artificiais, enquanto os sistemas que procuram compreender essas relações são chamados naturais.
No sistema de Lineu a unidade básica da classificação é a espécie, entendida como grupos de seres vivos semelhantes a um tipo ideal e imutável. Espécies semelhantes são agrupadas em um mesmo gênero. Gêneros semelhantes são agrupados em uma mesma família. Famílias são agrupadas em ordens, que são agrupadas em classes, que são agrupadas em filos ou divisões, que são agrupadas em reinos.
Assim, espécies de um mesmo gênero são mais aparentadas entre si do que com espécies de outros gêneros.
Atualmente, são sete categorias obrigatórias hierárquicas.


O nome da espécie é sempre duplo, formado por duas palavras escritas em itálico ou sublinhadas. Usam-se sempre palavras em latim, que era a língua das pessoas cultas na época de Lineu. A primeira palavra corresponde ao gênero e sempre deve ser escrita com  letra inicial maiúscula. A segunda palavra corresponde ao epíteto especifico, e deve sempre começar com letra minúscula.
Como Homo sapiens .

Conceito biológico da espécie: grupos de populações naturais real ou potencialmente intercruzantes, que são reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
Essa definição estabelece que o isolamento reprodutivo é fundamental para se considerar populações dentro de uma espécie.
Machos e fêmeas de uma espécie são atraídos por estímulos sensoriais que não tem efeito sobre machos e fêmeas de outra espécie.

  • Caracterizar vírus e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por vírus.

Eles são parasitas intracelulares o obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira.
Os vírus são menores que as menos bactérias conhecidas. Os vírus são morfologicamente muito simples. Muitos apresentam basicamente uma cápsula protéica envolvendo o material genético. Dependendo do tipo de vírus, o material genético pode ser o DNA ou o RNA.

Alguns vírus são chamados envelopados, por que apresentam um envelope lipoprotéico que envolve o nucleocapsídeo.

  • Caracterizar procariontes e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por bactérias.

O termo monera pode ser usado apenas como coletivo a todos os procariontes e deixa de ter o valor de reino.
Apenas poucas espécies de bactérias provocam doenças nos seres humanos e em outros organismos.
Os procariontes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta:
- algumas espécies atuam como decompositoras, degradando organismos mortos e, com isso, contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica.
- outras espécies são fotossintetizantes, como as cianobactérias;
-algumas espécies são quimiossintetizantes
- certas espécies vivem em associação com outros organismos, trazendo-lhes benefícios, como é o caso das bactérias que ocorrem na nossa flora intestinal  e que produzem vitamina K;
- algumas espécies são usadas na industria de alimentos para a produção de iogurtes e outros produtos.

Uma das explicações mais prováveis para entender como os procariontes podem atingir grandes dimensões não tendo organelas membranosas em seu interior é a existência nesses organismos  de grandes mesossomos, que aumentam a relação supercifie-volume da célula.
As formas mais comuns de células procarióticas são:
- cocos
-bacilo
- espirilo
- espiroqueta
-vibrião

Parede Celular
Quase todos os procariontes apresentam parede celular. No domínio bacteriana, a parede celular é sempre de peptideoglicano.

Reprodução nas bactérias
Elas apresentam alto poder de reprodução assexuada por bipartição.
Para as demais bactérias, três mecanismos são bem conhecidos:
- conjugação: duas bactérias se unem e estabelecem entre si um ponte de transferência. Uma delas, chamada doadora, duplica parte do seu DNA e doa essa parte para a outra bactéria, que é chamada de receptora.
-transformação: uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e as incorpora ao seu DNA. Essas bactérias ficam então com constituição genética modificada e são chamadas transformadas.
- transdução: transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de vírus. Estes, quando se formam dentro de uma bactéria, podem incorporar ao seu próprio DNA pedaços do DNA bacteriano ou incorporar somente trechos do DNA da bactéria.
Ao infectar outra bactéria, transmitem esses genes. Caso essa bactéria sobreviva a infecção viral, passará a apresentar novas características.


  • Caracterizar algumas viroses e bacterioses: AIDS, gripe, dengue, febre amarela, cólera, leptospirose e tuberculose.


Doença               agente                transmissão          sintomas         medidas profiláticas
AIDS*
HIV
Contato sexual sem preservativos, com pessoas portadora do HIV.
De mãe pra filho...
Usualmente o HIV não manifesta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo.
Fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios linfáticos,, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do sistema nervoso central.
Implantar controles rígidos em bancos de sangue; usar apenas seringas descartáveis; usar preservativos.
GRIPE
Influenzavirus
São transmitidas de uma pessoa para outra , por gotículas de secreção, como a saliva, espalhadas pelo ar.
Esses vírus afetam o trato respiratório, provocando diferentes sintomas: como coriza, tosse, dificuldade para respirar, febre, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza.

Esses vírus são mutagênicos e não a vacina que confira imunidade permanente. **
DENGUE
Aedes aegypti
Picada do mosquito, lembrando que só as fêmeas são hematófagas.
Febre alta,  dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e pequenos sangramentos.
Combatendo o mosquito, não deixando água parada.
FEBRE
AMARELA
Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes
Picada do mosquito.
Afeta principalmente o fígado, o que dá o aspecto amarelado a pele do doente.
Vacinação.
COLERA
Vibrio cholerae
Ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria.
Diarréia, vômitos e cãibras.
Ingerir somente água potável, lavar bem verduras e legumes.
LEPTOSPIROSE
Bactérias do gênero Leptospira.
Ingestão de alimentos contaminados por ratos.
Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos, aumento do fígado.
Prevenção de enchentes; tratamento de lixo;tratamento de água.

**só o chazinho de mamãe mesmo :s


  • Caracterizar protozoários.
O termo protista deriva do grego e significa primeiro de todos. Algas são os seres fotossintetizantes oxigenos que vivem em ambientes aquáticos ou terrestre úmido e que não apresentam organização complexa do corpo, podendo ser procariontes ou eucariontes.
Nos eucariontes atuais é possível detectar a presença de genes dos cloroplastos e das mitocôndrias incorporadas ao DNA nuclear, indicando que houve transferência desses genes para o núcleo.
Duas linhagens evolutivas surgiram: a que derivou por endossimbiose secundaria, com algas verdes e a que derivou por endossimbiose secundaria com algas vermelhas, como mostra o esquema.


Antigamente os protozoários eram classificados em:
-Filo Sarcodina : se deslocam por meio de pseudópodes.
- Filo Flagellata : se deslocam por meio de flagelos.
- Filo Ciliophora: se deslocam por meio de cílios.
- Filo Sporozoa: não apresentam nenhuma estrutura especial para deslocamento.

  • Identificar as principais protozooses e o ciclo de vida dos principais protozoários parasitos humanos(malaria e doenças de Chegas)
Doença       agente etiológico   transmissão                 sintomas         medidas profiláticas
Malaria
Plasmodium, Plasmodium vivax
Picada de fêmeas do mosquito do gênero Anopheles
Acessos febris cíclicos
Eliminar criadouros do inseto vetor, evitar deixar água acumulada.
Doença de Chagas
Trypanosoma cruzi
É transmitido pelos insetos conhecidos como barbeiro e chupança.
Hipertrofia de órgão afetados pelo parasita.
Impedir a proliferação do barbeiro, cuidados nas transfusões de sangue.

É classificado antigamente como:
Malaria: Filo Sporozoa; e doença de Chagas: de Filo Flagellata