segunda-feira, 24 de maio de 2010

Literatura/português e Geografia+ CHAT A NOITE :D

ALÊ GALERA!!!! oi :D to aqui pra postar o resumo de Literatura e português, o de geo fica pra de noite, por que eu não acabei ainda e coisa e tal. Maaaas o fato para eu estar aqui nesse horário(12:12 :S) é pra avisa que hoje a noite as 19:00/19:30 vou colocar um chat muuuuuuuuuito legal. Muitos já devem conhecer, por outros sites, mas eu achei legal e decidi fazer um hoje a noite. POR QUE de noite? eu só chego as 5 em casa, e bem preciso terminar 2 critérios e por que não sou de ferro :s
Maaas a partir das 19:00 eu estarei aqui, com o chat. QUERO VER TODO MUNDO VIU? vai ser a primeira vez que vou fazer isso, se der certo, com certeza vou colocar ele mais vezes.






LÍNGUA PORTUGUESA


Literatura/ Português


  • Interpretação de texto.
Fato.

  • Acentuação gráfica.
-Tonicidade: silaba tônica é a silaba que em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade que as demais.

Classificam em:

Oxítona: ultima silaba tônica.
Paroxítona: penúltima sílaba tônica.
Proparoxítona: antepenúltima sílaba tônica.

Encontro(ditongos e hiatos)

Ditongo: duas vogais na mesma sílaba. Ex: fai-xa;
Tritongo: três vogais na mesma sílaba. Ex: i-guais;
Hiato: duas vogais mas em sílabas diferentes. Ex: su-a-do.



-divisão silábica. (Isso é meio obvio de colocar em resumo não é? Mas qual quer duvida pagina 20).




  • Conceitos teóricos, arte, gênero literários, denotação e conotação, figuras de linguagem, funções da linguagem.

- Funções de linguagem
Quando se estabelece uma comunicação, todas os fatores entram em jogo, emissor, receptor, mensagem, canal, referente e código. Conforme o tipo de mensagem, um desses fatores predomina:

Ênfase no fator                  Função
Emissor ............................. emotiva(expressiva)
Mensagem..........................poética(estética)
Referente............................referencial(denotativa)
Receptor............................. apelativa(conotativa)
Canal................................... fática
Código.................................metalingüística



Os gêneros literários

- gênero épico: prosa(romance, novela, conto, cornica), verso(epopéia).
Existe um enredo, um conjunto encadeado de fator organizados de acordo com a vontade do escritor. O leitor toma conhecimento do enredo através de um narrador que conta os fatos. Existem parágrafos que vivem os acontecimentos.

- gênero dramático: tragédia, comedia, auto, drama, farso
O que interessa a leitura é o texto em si, mas só alcança na realização total quando se transforma numa peça, encenada num palco. Não há narrador. Os acontecimentos serão vividos diretamente pelos atores que representam as personagens. Existe um espaço onde ocorre a historia. No texto, esse espaço é indicado pelas rubricas.

- gênero lírico: em verso(poema), em prosa(prosa poética)
O objetivo do emissor não é contar qualquer acontecimento do mundo exterior. Portanto num poema lírico geralmente não há enredo, descrição ou personagens. O eu-lirico esta centrado na sua realidade interior, isto é, o texto é subjetivo.
O texto lírico geralmente é escrito em versos, mas há lirismo também em prosa.




  • Classicismo- características.


A era clássica da literatura na Europa subdivide-se em 3 períodos:

1)classicismo: que caracterizou a maior parte do século XVI
2)Barroco: XVII
3) Neoclassicismo: XVIII

Classicismo: é a denominação genérica das manifestações literárias que reproduzem o modo renascentista de ver o mundo.
A linguagem do classicismo
A revolução cultural renascentista e suas características temáticas e formais determinam a linguagem do classicismo: seus campos lexicais,a forte presença de adjetivos e mesmo a estruturação das frases.

Inspirados  nos modelos antigos de arte grega e Romana, o movimento clássico era a realização do “espírito Renascentista”, que visava recuperar os valores da antiguidade, em oposição dos valores do mundo medieval e cristão.
*Imitação(estética) dos gregos e romanos: os textos renascentistas faziam referencia aos deuses pagãos. Da mesma forma, a busca pela perfeição formal, o ideal de beleza.

Sá de Miranda: nova estética -> Portugal.

Redondilha: composições poéticas de origem populas. 
Redondilha menor: versos 5 sílabas poéticas.
Redondilha maior: versos com 7 sílabas poéticas.






  • Humanismo (BJ-aparecida)
#1418- Fernão Lopes- guarda mor da torre do tombo.(historiador e artista)
#1450- prensa mecânica- Johannes Gutenberg(intercambio cultural).
#valorização do individuo
# antropocentrismo X teocentrismo


Os humanistas passam a estudar a natureza racionalmente. O ser humano valoriza-se.

A arte:

Historiografia: Fernão Lopes: o pai da historiografia lusitana.

1)livros de linhagem: registros dos fidalgos para saber o grau de parentesco
2) hagiografia: descrição a vida dos santos
3) crônicos: primeiros relatos romanceados de acontecimentos da vida feudal.

Poesia palaciana: Garcia de Resende: recolheu a produção poética palaciana no ancioneiro geral. Esta poesia não apresentava um estrutura musica como as cantigas; ganhou ritmo próprio contido na linguagem.



Teatro popular: gil vicente

1)Mistérios: encenação sobre a vida de Cristo
2) Milagres: intervenções milagrosas dos Santos e da Virgem Maria.
  




FEITO POR ANA, EDITADO POR ETI


ok ok, espero todos aqui :* bejos #aloka


GEOGRAFIA
  • Tecnologias modernas aplicadas à cartografia ( GPS, Sensoriamento Remoto, SIG).

Sensoriamento remoto: conjunto de técnicas de obtenção de informações sobre um objeto, uma área ou fenômeno do Planeta Terra, sem que haja contanto direto. Essas informações são obtidas por sensores em satélites, fotografias aéreas, etc.
Imagem de Satélites: no inicio eram restritas ao uso militar, depois foram abertas ao uso civil , mas com custo elevado. Hoje temos acesso gratuito a elas na internet.
GPS- Sistema de posicionamento global: é constituído por 24 satélites que giram em volta do planeta e fornecem a posição exata( via coordenada geográfica) de qualquer pondo desejável da superfície terrestre. Indica latitude, longitude e altitude do lugar de leitura.
SIG- Sistema de Informação  geográfica:sistema de informação que grava, armazena e analisa as informações sobre os elementos que compõem a superfície da Terra. Um SIG pode gerar imagem de uma área em 2D ou 3D, representando elementos naturais e/ou artificiais. É programado para informações de diversas fontes e associa-las em um mapa.


  • Estrutura geológica.

Há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras partes dessa nuvem formaram partículas sólidas de gelo e rocha que se uniram e deram origem aos planetas.A radioatividade das rochas fez com que a Terra recém-consolidada derretesse. Há aproximadamente 4 bilhões de anos a crosta terrestre começou a adquirir forma. Com o passar de milhões de anos, a crosta terrestre se tornou mais espessa, e os vulcões entraram e erupção e começaram a emitir gases, que formaram a atmosfera. O vapor da água se condensou, constituindo os oceanos. Há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, a maior parte da crosta terrestre estava formada.

  • Eras geológicas.
Escala geológica:
*eras: pré-cambriana, paleozóica, mesozóica, cenozóica.
*períodos: subdivisão das eras.
*época: subdivisão dos períodos.
Obs: nós estamos na era cenozóica, no período quaternário e na época chamada holoceno(ou recente).


  • Rochas.
As primeiras rochas foras as magmáticas (de magma, massa natural fluida com temperatura elevada, encontrada no interior da Terra) ou ígneas.
A consolidação dessas rochas pode acontecer lentamente, quando o magma se esfria e se solidifica no interior da crosta terrestre, dando origem as rochas intrusivas.
Quando o magma atinge a superfície terrestre em forma de lava pela erupção de um vulcão, seu esfriamento acontece rapidamente, originando as rochas extrusivas.
A pressão e a temperatura muito elevadas os fortes atritos, ou a combinação química de dois ou mais minerais provocam alteração na estrutura molecular das rochas já formadas, o que dá origem às rochas metamórficas, como o mármore. Ao longo de milhões de anos, as partículas de rocha e solos erodidos, transportadas pelo vento e pelas águas, foram depositadas em depressões, formando grandes depósitos de sedimentos. Nesses depósitos formaram-se lagos e oceanos, e as compactações físicas e químicas das partículas dos sedimentos deram origem as rochas sedimentares, como o arenito.
           
  • Estrutura da Terra.
Estrutura interna da Terra: núcleo interno, núcleo externo, manto(astenosfera, litosfera,) e crosta.


  • A tectônica de placas.


Deriva continental: o deslocamento dos continente foi apresentado como em dois artigos publicados por um meteorologista alemão  chamado Wegener. Ele propôs que a 200 milhões de anos teria existido apenas um continente, a Pangéia. Outra teoria que defende a tese é as semelhanças entre os tipo de rochas e fosseis de plantas e animais encontrados nos dois continentes, separados pelo Oceano Atlântico. A presença de fosseis idênticos ao longo dessas costas era a prova que faltava para demonstrar que, no passado, África e América do Sul formaram um único continente.
Teoria da tectônica de placas: a medida que aumentava a distancia entro o local onde as rochas encontradas(no fundo do mar) e a Dorsal Atlântica, tanto para leste como para oeste, aumentava também a idade das rochas. Isso prova que há uma enorme falha no oceano.

Ao se moverem as placas podem se chocar, afastar-se ou simplesmente deslizar lateralmente entre si.


 Limites divergentes: onde as polacas tectônicas separam-se e movem-se em direções opostas, permitindo a formação de nova litosfera.

Limites convergentes: no qual as placas tectônicas convergentes colidem e uma mergulha por baixo da outra, promovendo o retorno da litosfera oceânica para o manto.

Limites transformantes ou conservativas: onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação as outras, sem divergência, e portanto, sem criação ou destruição da litosfera.



  • As províncias geológicas e a estrutura geológica brasileira.

Os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície das terras emersas do nosso planeta. Elas se classificam em três grandes províncias geológicas, regiões com a mesma origem e formação geológica: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares.
Escudos cristalinos maciços antigos: referem-se os primeiros núcleos de rochas que deram origem à crosta terrestre. Geralmente são compostos por rochas magmáticas e metamórficas.
Bacias sedimentares: grandes porções de rochas originadas do chique das placas tectônicas que deram origem as cadeias de montanhas.

A estrutura geológica brasileira.

É constituída por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis(não estão se modificando). Os escudos cristalinos são antigos e apresentam altitudes modestas. Mais? Pagina 76.