terça-feira, 17 de novembro de 2009

BJTÃO

oooooooooii pessoas lindas e absolutas que querem um resumo brega.... eu nao fiz porra nenhuma de resumo hoje.. sintam-se chateados com minha pessoas(olha minha cara de preocupação :|) aqui eu copiei e colei os resumos anteriores tirando matemática(que é muito fácil) e geografia que ha coisas novas o resto é tudo igual... desculpem a demora, to na casa da Daniela e nos estávamos estudando... beijo beijos e alimentem os peixes :}

Historia

  • O processo de descolonização afro-asiática deve ser compreendido, em parte, como reflexo da crise dos países europeus imperialistas no período pós-guerra. Refletindo o clima da guerra fria, tanto Estados Unidos quanto URSS planejavam expandir e fortalecer suas ideologias. Para os soviéticos, a descolonização representava uma nova oportunidade para expandir o socialismo. Desses movimentos se constituíram vários países politicamente independentes mas de economia frágil, conhecidos com Terceiro Mundo.
  • Em 1955, representantes de 29 países africanos e asiáticos reuniram-se na Conferência de Bandung, na Indonésia, para discutir políticas de cooperação mútua e estratégias para preservar a independência. A decisão pelo não-alinhamento nem aos EUA nem a URSS teve grande repercussão internacional e forçou a ONU a exercer pressões sobre as potências mundiais para que reconhecessem a autonomia desses países.
  • Os movimentos de independência tenderam a preservar as fronteiras fixadas pelos colonizadores, adiando para o futuro a tarefa de redesenhar politicamente o continente de acordo com as tradições de cada povo. Embora alguns países asiáticos e africanos tenham contornado parte dos problemas herdados do passado colonial graças a industrialização e aos investimentos em áreas-chave como educação, a miséria, a fome, a pobreza e a humilhação continuam a fazer parte do cotidiano da maioria desses povos.
  • Aspectos do regime militar no Brasil: repressão política, supressão das liberdades democráticas, crescimento econômico.

Antecedentes:

- esgotamento do populismo:manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais.

- temor dos EUA com a possibilidade de “novas revoluções cubanas” na America Latina.

- apoio de setores civis conservadores ao golpe militar.

- doutrina de Segurança Nacional é assimilada pelo exército.

- guerra total contra o comunismo.

África:

è partilha do continente, desestruturando modos de vida e organizações políticas.

è impérios coloniais( domínios americanos e europeus)

è descolonização após a segunda guerra mundial

PROBLEMAS: nas partilhas não foi respeitada a individualidade dos povos africanos, comunidades foram separados e unidos com grupos de línguas e costumes diferentes, e rivais, ocasionando conflitos no território africano , busca por controle de territórios e com recursos minerais abundantes como ouro e diamantes(interesses de grandes potências)

è governos autoritários e corruptos, disputas de poder entre grupos étnicos rivais, carência de recursos financeiros e economia exportadora, países dependentes e com precária infraestrutura, fome, doenças...

  • Identificar as principais características naturais do continente africano: a localização geográfica,hidrografia, o relevo, o clima e a vegetação.

DUALIDADE TERRITORIAL: África do Norte X África Subsaariana

África do Norte: deserto do Saara, África Branca.

África Subsaariana: terras mais férteis, África Negra, espaço politicamente mais retalhado.

Sahel: região mais problemática, muitas secas, desmatamento, falta de identidade étnica, religiões, guerras civis.

Espaço Natural Africano:

- Canal de Suez: proporcionou o encurtamento das distancias que separam a Europa da costa oriental da África, do Oriente Médio e do Sul e Sudeste e Leste asiáticos por via marítima.

-Relevo: predominam os planaltos, com faturas, dentre as quais a mais expressiva é o Rift Valley.

Rift Valley: é chamada a enorme linha de falhas da porção oriental da África.

-Cadeias de montanhas:

Ao norte:Cadeias de Atlas, de formação geológica recente, pode alcançar 4 mil metros de altitude.

Ao sul: Cadeia do Cabo, formação geológica bem antiga e mais desgastada; Monte Drakensberg .

-Planícies:próximas do litoral e as margens dos rios de pouca extensão.

Português

  • Concordância verbal

Concordância do verbo com o sujeito oposto

1. quando o sujeito composto aparece antes do verbo, que fica no plural:

Fulana e fulano, praticam tennis todos os dias.

2. quando o sujeito composto aparece depois do verbo, que concorda com o elemento mais próximo ou fica no plural:

Foi ao mercado Carolina, Paula e Rau.

Foram ao mercado Carolina, Paula e Rau.

Casos especiais de concordância:

Verbos transitivos diretos, concordam com o sujeito , quando apassivados pelo pronome se.

Restauram-se objetos de artes.

Os verbos de ligação, intransitivos e transitivos indiretos, quando seguidos pelo pronome se, ficam na 3 pessoa do singular, porque seu sujeito é indeterminado:

Precisa-se de vereadores com experiência comprovada.

  • Regência nominal:

- Acessível, adequado, apto, desfavorável, equivalente, insensível,obediente- A:

O presidente mostrou-se desfavorável a nosso projeto.

- Capaz, incapaz, digno, ansioso, indigno, passive, contemporâneo- DE:

Sou capaz de resolver rapidamente essa questão.

- Amoroso, compatível, cruel, cuidadoso, descontente- COM:

Ele ficou descontente com o resultado do jogo.

- Entendido, indeciso, lento, morador, hábil – EM:

Meu amigo é entendido em informática.

- Apto, inútil, incapaz, bom, ansioso- PARAJ (:O isso sai carinha :OOOO)[ta eu sei que é repitido mas não sei, ta no livro L]:

Estes Pães estão bons para consumo somente até amanha .

- Ansioso, responsável – POR:

Nossa classe é responsável pela horta comunitária.

ps: as duas folhas que ela mostrou hoje de manha ajudam bastante. No CA Ana pagina 14, exercícios:2,4,8,10, 16. tirando os exercícios do livro, que tem na paginas 230,198 e 200.

Ciências:

FÍSICA:

  • A Energia não pode ser destruída, e não é criada, ela é transformada.

Energia cinética é associada a um corpo que se movimenta.

Energia potencial é associada uma forma de energia denominada energia potencial gravitacional.

  • Energia em movimento: Em=Ec+Ep

Para resolver o calculo, você necessita saber como calcular energia cinética e potencial.

Cinética: Ec=m.v²/2

Potencial: Ep=m.g.h

  • ONDAS: Transporte de energia sem transporte de matéria.
  • Principais elementos:

Cristas:PONTO MAIS ALTO.

Vale: PONTO MAIS BAIXO.

Freqüência: numero de oscilações completas que ocorre em uma unidade de tempo.

Período: é o tempo que uma onda leva para fazer uma oscilação.

Amplitude: maior valor alcançado pela oscilação que se propaga na forma de onda.

  • Tipos de onda

Ondas Mecânicas: São ondas que se propagam em meios matérias. O som, por exemplo, é uma onda que se propaga no ar. Ondas mecânicas são geradas pela vibração de objetos matérias.

Ondas Eletromagnéticas: São ondas que não necessitam de um meio material, podendo se propagar no vácuo. As ondas eletromagnéticas são geradas pela vibração de cargas elétricas.

  • Esse não vai cair no provão.
  • São os cálculos. V=λ /T e V=λ.f

QUÍMICA:

  • Os ácidos são substancias formadas por átomos de hidrogênio(H) e de não-metais.
  • Ionização dos ácidos

Peguem no caderno isso.

  • Hidrácidos: são ácidos que não possuem átomo de oxigênio em sua formação, apenas o hidrogênio.

Oxiácidos: é todo ácido que tem oxigênio em sua composição.

  • eto.........IDRICO

ato.........ICO

ito .........OSO

  • Bases ou hidróxidos são substancias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica.
  • As dissoluções do caderno.
  • As formulas, peguem no caderno.

As paginas do CA, ela deu hoje de manha, peguem no caderno. Quem não consegui, falem comigo. De química na 139 tem o que eu tirei, para o resumo. Estudem as contas de dissociação iônica e de bases.

Não esquecendo:

- qual a espécie química que o acido libera na presença de água?? H+

- e a base? OH –

Antes de nome das bases vem sempre hidróxido. E dos ácidos.... ácidos :S