terça-feira, 18 de maio de 2010

Filosofia.

Ok, chega. É, chega de vir me xingar por causa de uma droga de um chat. To cansada disso, e por causa disso eu mal consigo fazer os resumos." Mas o que isso tem a ver com os resumos?" vocês devem estar pensando, mas pra dizer tem tudo a ver sim, porque eu tirei o chat, agora tenho fama de chata, idiota, nojenta, e milhões de outras coisas! Eu tenho muitas outras coisas pra fazer além de ficar aqui neh galera. A partir  de agora, vou tentar fazer os resumos como no começo. Sérios, explicando(mesmo matemática, que eu não consigo explicar) e sem mais reclamações aqui.
ah, querem bater papo aqui? se matem nos comentarios!
Como eu não ia colocar o resumo de filosofia, ele esta aqui. É, graças a algumas pessoas, que levam isso a sério e que não me discriminam.
Aqui:

FILOSOFIA
  •  Processo de Alienação.
-A pessoa alheia a si mesma.
A palavra alienação vem do latim e quer dizer “tornar algo alheio  a alguém”.
Na sociedade atual, o processo de alienação atinge múltiplos campos da vida humana, impregnando as relações das pessoas com o trabalho o consumo, o lazer, seus semelhantes e consigo mesmas.

-Trabalho Alienado.

A alienação afeta milhões de trabalhadores nas sociedades contemporâneas. Esse processo acentuou-se no século XIX quando o trabalho na maioria das industrias tornou-se cada vez mias rotineiro. A principal conseqüência do taylorismo é que a fragmentação do trabalho conduz a uma fragmentação do saber, pois o trabalhador perde a noção de conjunto do processo produtivo. Ao executar a rotina do trabalho alienado, o trabalhador se submete a um sistema de exploração que, em grande parte, não lhe permite desfrutar financeiramente dos benefícios da sua própria atividade. Enfim , o trabalho alienado costuma ser marcado pelo desprazer, pelo embrutecimento e pela exploração do trabalhador.

- Consumo alienado.
Karl Marx observou que produção é ao mesmo tempo consumo, pois quando o trabalhador produz algo, alem de consumir matéria prima e os próprios instrumentos de produção, também consome suas forças vitais nesse trabalho. E completa o filosofo, consumo é também produção. Ou seja, quando se produz algo, é preciso que alguém consuma essa produção.
Além de atender as necessidades individuais, o consumo expressaria também a forma pela qual o individuo está integrado a sociedade.

- Cultura do consumo
O consumidor alienado age como se a felicidade consistisse apenas, numa questão de poder sobre as coisas, ignorando o prazer obtido com aquilo que verdadeiramente ama. No consumo alienado não existe uma relação direta entre e real entre o consumidor e o verdadeiro prazer da coisa adquirida.

- O lazer alienado.
A industria cultural e de diversão vende filmes, livros, shows, jornais e ects como qualquer mercadoria. Muito se esforçam e fingem que estão se divertindo, pensam que estão se divertindo, querem acreditar nisso. A lógica capitalista afeta até mesmo a  relação do individuo com as obras de arte.

  • Desenvolvimento da consciência.

Consciência é o desenvolvimento da atividade mental que nos permite estar no mundo com algum saber, é o ser que sabe que sabe.
- Despertar da consciência critica.
Consciência de si:  é a concentração da consciência nos estados interiores do sujeito, que exige reflexão. Se manifesta nos processos de falar, criar, afirmar.
Consciência do outro: a concentração da consciência nos objetos exteriores, que exige atenção.  Manifesta nos processos de escutar, absorver, reformular.
O despertar da consciência critica depende do crescimento dessas duas dimensões da consciência: a reflexão sobre si e atenção sobre o mundo.

Modos da Consciência.
- Consciência mítica: quando falamos em mito num sentido antropológico, queremos nos referir as narrativas e ritos tradicionais, integrantes da cultura de um povo, que utilizam elementos simbólicos para explicar a realidade e dar sentido à vida humana.
- Consciência religiosa: compartilha com a consciência mítica o elemento do sobrenatural, a crença em um poder superior inteligente, a divindade.
-Consciência intuitiva: pode ser apontada como um saber imediato, que ocorre como um insight.
- Consciência racional: busca a compreensão da realidade por meio de certos princípios estabelecidos pela razão.

Senso comum

Em nossas conversas diárias com as pessoas é comum surgir uma serie de opiniões sobre o mais variados assuntos. Muitas dessas opiniões frequentemente conseguem um consenso, obtêm  a concordância da maioria do grupo.
Mas o que característica basicamente as noções pertencentes ao senso comum não é a sua verdade ou falsidade. É a falta de fundamentação critica.

Ideologia: séria não apenas um conjunto de idéias que elaboram uma compreensão da realidade, mas também um conjunto de idéias que dissimulam essa realidade.


ps: desculpe os erros, Eti querida esqueceu de mim neah! 
ps²: e @leticiaamc brigada pelo apoio ;D me fala, como descobriu o blog? *-*

Ok, depois de minhas mãos ficarem geladas de digitar isso aqui, vou fazer as continhas :s bejo bejo povo