terça-feira, 24 de novembro de 2009

HISTÓRIA

OOOOI GALERA LINDA COM MEU CORE
AQUI É A MAAAAAAAAAZE *-*
eu estou aqui porque a ana não vai poder postar e eu so muito querida y.y
então, vamos ao que interessa:
HISTORIA
• Em 1964 iniciou-se o Regime Militar, apoiaram o golpe , os grupos mais conservadores da sociedade , partidos políticos e representantes das elites econômicas nacionais como internacionais. Eles acreditavam que a implementação de um governo forte, com base militar iria promover o crescimento econômico do pais, controlar a inflação e acabar com a corrupção...
Os militares defendiam a guerra aberta contra o “inimigo interno”, comunistas e socialistas, e acreditavam na necessidade de equipar as Forças Armadas para que pudessem representar o interesses do novo governo. Eles procuravam manter o controle então adotaram medidas básicas de segurança nacional. Os atos Institucionais. Havia muita repressão dos estudantes contra os governos do regime militar. Muitos se rebelaram e passaram a fazer comícios relâmpagos. Um dos aspectos econômicos mais interessantes desse período foi a implementação de uma política chamada de milagre econômico.
• A arte musical foi um importante veiculo de divulgação de idéias naquela época. Principalmente depois da edição do AI 5, em 1968, a produção cultural tornou-se um alvo de censura e da repressão política. Muitos artistas foram presos, torturados ou obrigados a sair do pais. Musicas como “a banda” e “disparada” expressavam uma fuga dos problemas sociais pelo povo trabalhador. O Cinema Novo, teve grande repercussão que era considerado a versão brasileira do cinema surgido na Europa após 2ª guerra mundial. Filmes como Vidas Secas, Terra em transe, os fuzis ... e vários outros.
• Os atos Institucionais:
1ª : ampliação dos poderes do presidente da republica e a determinação de que o governo poderia suspender os direitos por um prazo de 10 meses anular os mandatos legislativos sem revisão judicial.
2ª : o governo extinguiu os partidos políticos e criou duas agremiações a Aliança Renovadora Nacional(Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro(MDB)
3ª : estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos das capitais e cidades consideradas áreas de segurança nacional, consolidando a intervenção militar na vida política.
4ª : impôs o novo texto constitucional ao Congresso.
5ª : conferia plenos poderes ao presidente para fechar o Congresso, cassar mandatos de deputados e senadores, e decretar a censura previa. Foi o período mais repressivo da ditadura militar.
• Modelos políticos
De Castello Branco: ele tomou medidas para estimular a entrada de capital estrangeiro, controlar as linhas de credito para o setor privado, reduzir os gastos públicos e controlar os salários a fim de combater a inflação.
De Costa e Silva: o ano de 1968 foi marcado pela rearticulação do movimento estudantil em torno da União Nacional do Estudantes.
De Garrastazu Médici: o milagre econômico, na tentativa de aquecer o mercado sem aumentar a inflação, Delfin Netto criou um conselho interministerial para controlar os preços, assim como fixou valores para os salários dos empregados dos setores públicos e privados. Conbinando crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação.
Ernesto Geisel: abertura econômica, definiu como um processo lento e gradual.
• A arte de protesto e de vanguarda chegou ao teatro com os grupos Oficina e Arena. Gilberto Gil e Caetano Veloso participaram do Tropicalismo. Rompendo com o formalismo da musica de protesto, representada por Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque, os dois músicos resgatavam valores musicais nacionais deixados de lado pela bossa nova e pela MPB, juntando a eles a arte irreverente de Glauber Rocha e Zé Celso e o som eletrizante de Janis Joplin e Jimi Hendrix.• O período da ditadura militar foi caracterizado pela perseguição política aos críticos do regime, por meio de praticas autoritárias como a censura e a tortura de prisioneiros. A sociedade brasileira tornou-se predominantemente urbana e a economia do pais viveu o período do “milagre”, caracterizado por altas taxas de crescimento econômico e expansão do mercado interno. Período militar terminou com uma abertura política lenta e gradual, em meio ao crescimento dos índices de inflação e da divida externa.

beem é isso que a ana me deu, geeente, não esqueçam de estudar os xerox que ela deu, ela disse que tava tudo ali, então estudem, mandem ver  .-.
beeeeeeeijos gente, e estudem *-*

3 comentários: