segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SIMULADO: Biologia e Física 3-bi

Hey, gente. Gente de nova unidade por aqui? Sejam bem vindos :)
OK, eu tava jururu essa semana, (¬¬), o estresse subiu minha cabeça. Resolvi colocar cedo por que tenho bastante coisa pra fazer, tipo, preciso ler o Quintas lá, fazer as questões de física, descansar, e terminar de ler Ever indo pro submundo e descobrindo que ela vai morrer de novo,(vaca, devia ter ficado com o guri ali do lado dele, meldeus) pagina 205, lua azul :s

To escutando Jonas, se alguém quiser, seilá dar de presente pra mim, um ingresso pro show deles em POA, eu agradeceria sabe HAUSAUSHAHSA é ..............não :S
duas coisas:
Biologia o resumo ta uma porcaria, é tanta coisa e nem sei o que é protozoário ainda ¬¬ , é neh, o que séria somente umas doenças...
Física: o melhor conteúdo do ano inteiro, pelo menos num simulado eu vou bem de física :(
anh... alguém já sabe o que vai fazer da vida? isso não é pressão, somente a merda de uma pergunta que praticamente todos perguntam agora,e bem eu tenho duas opções( passo em química direto a partir de hoje, ou viro bolsinha na esquina ;D) hehe -n
Sem aniversários hoje :)
ATENÇÃO: algumas imagens não estão carregando, volto depois pra coloca-las.

FISICA
  • Leis de Newton (conceitos e aplicações)
Inércia ocorre quando um corpo tende a continuar fazendo o que fazia anteriormente , isto é, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e , um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a continuar em movimento retilíneo uniforme até que uma ou mais forças externas o tiram dessa condição.

  • Aplicações da 2ª lei de Newton
A segunda lei de Newton estabelece:
- a resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.
Fr=m.a

Significa que a força resultante(Fr) produz uma aceleração a, com mesma direção e mesmo sentido da força resultante e suas intensidades são proporcionais.
*o peso de um corpo é a força de atração que a Terra exerce sobre ele. Ele adquire uma aceleração denominada aceleração da gravidade e é representada pela letra g, sendo m a massa do corpo.
P= m . g
A massa é uma propriedade invariante do corpo, já o peso depende do valor local de g, e varia, ainda que pouco, de  um local para outra na Terra.
O aparelho que é utilizado para medir forças é o dinamômetro.
Veja os exercícios do livro, na pagina 113: A14, A19, A20, A21 e A29. Para os blocos em contato na horizontal, unidos por corda na horizontal e vertical e plano inclinado.

  • Força de atrito.

Constata-se , que sempre que um corpo exerce força sobre outro, o segundo também o fará sobre o primeiro com mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
As forças envolvidas na interação de dois corpos são muitas vezes chamadas de ação e reação.
*a cada ação corresponde de uma mesma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

Obs: as forças de ação e reação, apesar de serem forças de mesmo modulo, mesma direção e sentido opostos, NUNCA se anulam, por que são aplicadas em corpos diferentes.

            - Força de atrito estático e dinâmico(conceitual)
Atrito: existe sempre.
Força de atrito: nem sempre.

BIOLOGIA
  • Compreender a importância da sistemática e reconhecer as principais regras de nomenclatura.

Os sistemas de classificação que não se baseiam em relações de parentesco evolutivo entre os grupos de seres vivos são considerados artificiais, enquanto os sistemas que procuram compreender essas relações são chamados naturais.
No sistema de Lineu a unidade básica da classificação é a espécie, entendida como grupos de seres vivos semelhantes a um tipo ideal e imutável. Espécies semelhantes são agrupadas em um mesmo gênero. Gêneros semelhantes são agrupados em uma mesma família. Famílias são agrupadas em ordens, que são agrupadas em classes, que são agrupadas em filos ou divisões, que são agrupadas em reinos.
Assim, espécies de um mesmo gênero são mais aparentadas entre si do que com espécies de outros gêneros.
Atualmente, são sete categorias obrigatórias hierárquicas.


O nome da espécie é sempre duplo, formado por duas palavras escritas em itálico ou sublinhadas. Usam-se sempre palavras em latim, que era a língua das pessoas cultas na época de Lineu. A primeira palavra corresponde ao gênero e sempre deve ser escrita com  letra inicial maiúscula. A segunda palavra corresponde ao epíteto especifico, e deve sempre começar com letra minúscula.
Como Homo sapiens .

Conceito biológico da espécie: grupos de populações naturais real ou potencialmente intercruzantes, que são reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos.
Essa definição estabelece que o isolamento reprodutivo é fundamental para se considerar populações dentro de uma espécie.
Machos e fêmeas de uma espécie são atraídos por estímulos sensoriais que não tem efeito sobre machos e fêmeas de outra espécie.

  • Caracterizar vírus e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por vírus.

Eles são parasitas intracelulares o obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira.
Os vírus são menores que as menos bactérias conhecidas. Os vírus são morfologicamente muito simples. Muitos apresentam basicamente uma cápsula protéica envolvendo o material genético. Dependendo do tipo de vírus, o material genético pode ser o DNA ou o RNA.

Alguns vírus são chamados envelopados, por que apresentam um envelope lipoprotéico que envolve o nucleocapsídeo.

  • Caracterizar procariontes e reconhecer as principais doenças humanas provocadas por bactérias.

O termo monera pode ser usado apenas como coletivo a todos os procariontes e deixa de ter o valor de reino.
Apenas poucas espécies de bactérias provocam doenças nos seres humanos e em outros organismos.
Os procariontes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta:
- algumas espécies atuam como decompositoras, degradando organismos mortos e, com isso, contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica.
- outras espécies são fotossintetizantes, como as cianobactérias;
-algumas espécies são quimiossintetizantes
- certas espécies vivem em associação com outros organismos, trazendo-lhes benefícios, como é o caso das bactérias que ocorrem na nossa flora intestinal  e que produzem vitamina K;
- algumas espécies são usadas na industria de alimentos para a produção de iogurtes e outros produtos.

Uma das explicações mais prováveis para entender como os procariontes podem atingir grandes dimensões não tendo organelas membranosas em seu interior é a existência nesses organismos  de grandes mesossomos, que aumentam a relação supercifie-volume da célula.
As formas mais comuns de células procarióticas são:
- cocos
-bacilo
- espirilo
- espiroqueta
-vibrião

Parede Celular
Quase todos os procariontes apresentam parede celular. No domínio bacteriana, a parede celular é sempre de peptideoglicano.

Reprodução nas bactérias
Elas apresentam alto poder de reprodução assexuada por bipartição.
Para as demais bactérias, três mecanismos são bem conhecidos:
- conjugação: duas bactérias se unem e estabelecem entre si um ponte de transferência. Uma delas, chamada doadora, duplica parte do seu DNA e doa essa parte para a outra bactéria, que é chamada de receptora.
-transformação: uma bactéria absorve moléculas de DNA disponíveis no meio e as incorpora ao seu DNA. Essas bactérias ficam então com constituição genética modificada e são chamadas transformadas.
- transdução: transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de vírus. Estes, quando se formam dentro de uma bactéria, podem incorporar ao seu próprio DNA pedaços do DNA bacteriano ou incorporar somente trechos do DNA da bactéria.
Ao infectar outra bactéria, transmitem esses genes. Caso essa bactéria sobreviva a infecção viral, passará a apresentar novas características.


  • Caracterizar algumas viroses e bacterioses: AIDS, gripe, dengue, febre amarela, cólera, leptospirose e tuberculose.


Doença               agente                transmissão          sintomas         medidas profiláticas
AIDS*
HIV
Contato sexual sem preservativos, com pessoas portadora do HIV.
De mãe pra filho...
Usualmente o HIV não manifesta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo.
Fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios linfáticos,, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do sistema nervoso central.
Implantar controles rígidos em bancos de sangue; usar apenas seringas descartáveis; usar preservativos.
GRIPE
Influenzavirus
São transmitidas de uma pessoa para outra , por gotículas de secreção, como a saliva, espalhadas pelo ar.
Esses vírus afetam o trato respiratório, provocando diferentes sintomas: como coriza, tosse, dificuldade para respirar, febre, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza.

Esses vírus são mutagênicos e não a vacina que confira imunidade permanente. **
DENGUE
Aedes aegypti
Picada do mosquito, lembrando que só as fêmeas são hematófagas.
Febre alta,  dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e pequenos sangramentos.
Combatendo o mosquito, não deixando água parada.
FEBRE
AMARELA
Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes
Picada do mosquito.
Afeta principalmente o fígado, o que dá o aspecto amarelado a pele do doente.
Vacinação.
COLERA
Vibrio cholerae
Ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria.
Diarréia, vômitos e cãibras.
Ingerir somente água potável, lavar bem verduras e legumes.
LEPTOSPIROSE
Bactérias do gênero Leptospira.
Ingestão de alimentos contaminados por ratos.
Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos, aumento do fígado.
Prevenção de enchentes; tratamento de lixo;tratamento de água.

**só o chazinho de mamãe mesmo :s


  • Caracterizar protozoários.
O termo protista deriva do grego e significa primeiro de todos. Algas são os seres fotossintetizantes oxigenos que vivem em ambientes aquáticos ou terrestre úmido e que não apresentam organização complexa do corpo, podendo ser procariontes ou eucariontes.
Nos eucariontes atuais é possível detectar a presença de genes dos cloroplastos e das mitocôndrias incorporadas ao DNA nuclear, indicando que houve transferência desses genes para o núcleo.
Duas linhagens evolutivas surgiram: a que derivou por endossimbiose secundaria, com algas verdes e a que derivou por endossimbiose secundaria com algas vermelhas, como mostra o esquema.


Antigamente os protozoários eram classificados em:
-Filo Sarcodina : se deslocam por meio de pseudópodes.
- Filo Flagellata : se deslocam por meio de flagelos.
- Filo Ciliophora: se deslocam por meio de cílios.
- Filo Sporozoa: não apresentam nenhuma estrutura especial para deslocamento.

  • Identificar as principais protozooses e o ciclo de vida dos principais protozoários parasitos humanos(malaria e doenças de Chegas)
Doença       agente etiológico   transmissão                 sintomas         medidas profiláticas
Malaria
Plasmodium, Plasmodium vivax
Picada de fêmeas do mosquito do gênero Anopheles
Acessos febris cíclicos
Eliminar criadouros do inseto vetor, evitar deixar água acumulada.
Doença de Chagas
Trypanosoma cruzi
É transmitido pelos insetos conhecidos como barbeiro e chupança.
Hipertrofia de órgão afetados pelo parasita.
Impedir a proliferação do barbeiro, cuidados nas transfusões de sangue.

É classificado antigamente como:
Malaria: Filo Sporozoa; e doença de Chagas: de Filo Flagellata 


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PROVÃO de historia e química- 3-bi

hey pessoal, tudo na boa? é, to ótima :) principalmente que o blog chegou aos 10 mil visitantes, no domingo a tarde(eu acho Oo). No contador que tem láá em baixo :s
Bem meu 'sonho' era chegar aos 10 mil, mas agora que cheguei... ok, não tenho mais sonho então :s
e CADÊ ETIENE? afffffffffffffffffffff tchau tchau Etiene, cansei de você, #alok
meu twitter mudou agora, é @DEdedado HSAUSHUAHSUAUHS hominagi a Fê quirida da Ana neh? :)
ATUALIZADO: PARABÉNS FÊ QUERIDA DO MEU CORAÇÃO!!!(ta bom assim? haha beijos) 
ta ae os resumos :*

QUIMICA
  • Conceitos eletrólitos

 O termo eletrólito significa que este íon é carregado eletricamente e se move para outro eletrodo negativo (cátodo) ou positivo (ânodo):
-os íons que se movem para o cátodo (cátions) são carregados positivamente;
-os íons que se movem para o ânodo (ânions) são carregados negativamente.

  • Dissociação e iônica e ionização.
ACIDOS: são compostos que na presença da água formam um único cátion. 
Ionização
HCl+H2O-H3O+Cl-

H2SO4+H2O->H30+HSO4­­­­­
HS04 -¹+H2O ->H30 + SO-²
H2SO4+2H2O -> 2H3O + SO4-²

OBS: no compostos do ferro (H3PO3 e H3PO2) saem apenas 2 e 1 hidrogêneos, respectivamente.

  • Ácidos de Arrhenius(características, identificação, classificação e nomenclatura).

Nomenclatura dos ácidos: todo acido que não tem oxigênio na formula=hidrácidos
- origina-se do anion- eto.
Para o acido, troca-se o eto por idrico.
Cl-: cloreto HCl: ac.clorídrico
Ácidos oxigenados
-Anions terminado em ato: para ácidos substitui por iCo  
SO4-²:sulfato -> H2SO4: ac. Sulfirico
- anions terminados em ito: para o acido substitui por oso.
NO2-¹: Nitrito-> HNO² ac. Nitroso
NOX: numero de oxidação:
H3|B|O3
+1| x| -2
3+x-6=0
X=3
NOX: 3
Ac Bórico

3A-> NOX 3... ICO
4A-> NOX 4 ...ICO
5A-> NOX 5... ICO
6A->  NOX 6...ICO
7A -> NOX 7*...PER... ICO

MosquITO teimOSO
Te mATO  te pICO
Te mETO no vIDRICO
   Se o acido estiver na coluna 7A
 Máxima NOX com duas unidades a menos-> OSO
Obs: para ter 2 unidades de NOX a menos, basta ter um oxigênio a menos.
Obs2: com 2 oxigênios a menos que o maior acido e com 4 unidades a menos o maior NOX: HIPO... OSO.



Numero de oxidação: significa a quantidade de elétrons necessária a cada átomo para deixar uma molécula o mas estável possível.
Oxidação significa PERDER elétrons, enquanto reduzir-se significa GANHAR elétrons.

HISTÓRIA
A REVOLUÇÃO COMERCIAL E O MERCANTILISMO
  • A transição da Idade Moderna
Aquele tempo dependente dos ritmos naturais, das capelas e igrejas medievais cedendo lugar para o tempo controlado pelos relógios das torres dos palácios comunais das mais importantes cidades européias. Era o fim do pleno predomínio do tempo religioso com a emergência do tempo laico. Essas mudanças dinamizadas pelas cruzadas, tiveram na expansão marítima uma verdadeira revolução comercial na medida em que a atividade mercantil passou a ser exercida em escala mundial.
Se estruturou um nova ordem socioeconômica, denominada Capitalismo comercial.
S formação dos estados centralizados, iniciada na Baixa idade média, e a dinamização comercial e urbana tiveram importância fundamental para a expansão mercantil.
  • O estado moderno
a atenção dos reis aos negócios mercantis contribuiu para o fortalecimento de seu poder, imprimindo um caráter absolutista as monarquias. Modificava-se, assim, o sistema político feudal, em que cada vassalo reinava soberanamente sobre seu feudo.

  • O mercantilismo
Entre as medidas adotadas pelos reis absolutistas europeus para promover o fortalecimento financeiro do estado, encontra-se a adoção de um conjunto de diferentes praticas econômicas conhecidas como mercantilismo.
Elas partiam do ideal metalista, ou seja, baseavam-se na concepção de que a riqueza de um estado dependia da quantidade de metais preciosos existente dentro de suas fronteiras.
Balança comercial favorável:capacidade de exportar mais que importar.
A adoção das praticas mercantilistas pelos diversos estados europeus acabou gerando um impasse econômico: como realizar o comercio quando todos querem vender, e ninguém quer comprar?
A saída foi o estabelecimento de colônias nas terras descobertas na América, em meia a expansão marítima.
Devido as maiores possibilidades de acumulo de riqueza, a colonização passou a ser o principal recurso pelo qual os estados europeus tentaram atingir seus objetivos mercantilistas.


A MONTAGEM DA COLONIA PORTUGUESA NA AMÉRICA
Devido a abundancia de pau-brasil no litoral brasileiro, Portugal estabeleceu o estanco, o monopólio real sobre a exploração do produto. Portugal demorou 30 anos para colonizar o Brasil por duas razões:
1-     A índias já não rendiam mais, já que quase todo mundo tinha um produto de lá, e;
2-     Os outros paises europeus estavam tentando se aproximar das terras.
Escambo: troca realizada pelos índios, onde cortavam e transportavam a madeira e recebiam por isso um objeto vistoso, como pentes, espelhos e ect.
Sesmaria: lotes de terras distribuídas entre os novos habitantes que se dispusessem a cultiva-las.
  • O projeto agrícola da exploração colonial portuguesa

A colonização no Brasil foi pela agricultura. E as colônias espanholas, caracterizadas pela atividade mineradora.
Para viabilizar a ocupação e o povoamento da colônia, a Coroa portuguesa recorreu ao cultivo da cana-de-açúcar.
O açúcar durante a idade média era um especiaria das mais valiosas no inicio do século XV.
A escravidão era há muito praticada por europeus na áfrica negra. Foi considerada uma instituição justa, quando, no seu inicio, os portugueses escravizavam os mouros. O papado concedeu em, 1452, aos portugueses o direito de atacar, conquistar e submeter pagãos e sarracenos.

  • As instalações produtivas açucareiras.

As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira.
A produção do açúcar voltava-se exclusivamente para a exportação e, por gerar elevados lucros, comandava a economia colonial.
Os engenhos multiplicaram-se rapidamente ela costa brasileira.
A importância econômica do açúcar como principal riqueza colonial evidencia-se no valor das exportações do produto no período do apogeu da mineração.
O responsável pela produção, o senhor de engenho, usufruía de enorme prestigio social.
No topo da sociedade açucareira estava os senhores de engenho, proprietários das unidades agroexportadoras; depois os senhores obrigados ou lavradores de cana. Daí as pessoas livres, e os escravos.

  • Os escravos na economia açucareira.

Diversos fatores determinaram a generalização do trabalho escravo africano. Epidemias adquiridas em contato com os brancos. Mortes pelo trabalho forçado, desarticulação de sua economia de subsistência, fugas para o interior marcavam os povos indígenas.
A lutas dos jesuítas contra a escravização dos índios levou os colonos a voltarem seus olhos cada vez mais para os escravos africanos.
Os negros eram capturados na áfrica pelos portugueses, que promoviam ou estimulavam guerras entre as tribos africanas para  poderem comprar os negros derrotados.
Os escravos chegavam ao Brasil amontoados nos porões dos tumbeiros, como eram chamados os navios negreiros.
Os sobreviventes eram embarcados e vendidos nos principais portos da colônia, como Salvador, Recife, e Rio de Janeiro, completando-se a ligação entre o centro fornecedor de mão-de-obra e o centro produtor de açúcar.
Atos de rebeldia, como tentativas de assassinato de feitores e senhores, fugas e suicídios, acompanhavam a exploração dos africanos negros. Muitos dos fugitivos que escapavam à recaptura pelos capitães-do-mato organizavam-se em quilombos, verdadeiras comunidades negras livres.
Palmares era uma comunidade auto-suficiente, que produzia gêneros agrícolas para seu próprio sustento e que chegou a abrigar mais de 20 mil negros fugidos dos engenhos.

Pacto colonial: relação entre metrópole e colônia, segundo a política mercantilista), foi firmado pela maciça importação de mercadorias européias, como roupas, alimentos e até objetos decorativos.
Uma guerra de independência entre Paises Baixos e Espanha levou os holandeses, conhecedores das técnicas de refino e comercialização do açúcar, a produzi-lo em suas colônias.
Tratado de Methuen: abria o reino português aos importadores ingleses, normalmente caros produtos manufaturados.

  • Capitanias hereditárias e os governos-gerais.

Capitanias hereditárias tratava-se da doação de largas faixas de terra aos capitães-donatarios, regulamentada pelas cartas de doação e forais.
Ao todo foram criadas 15 capitanias, doadas a particulares entre 1534 e 1536, e posteriormente mais duas insulares. As capitanias que mais prosperaram fora as de São Vicente e a de Pernambuco.
O sistema fracassou, mesmo sendo assistido pelo sistema governos-gerais, uma forma que a Coroa encontrou de centralizar a administração colonial.
O governador-geral tinha muitos poderes, mas muitas obrigações: deveria neutralizar a ameaça constante dos indígenas, combatendo-os ou aliando-se a eles, reprimir os corsários; fundar povoações...

  • O domínio espanhol no Brasil

Ocorreu a crise sucessória em Portugal, e o único sucessor era Felipe II, Espanhol.
Ele prometeu preservar a relativa autonomia de Portugal( ¬¬), e manter suas colônias sem submete-las a Espanha garantiu a colônia portuguesa na América poucas mudanças. No entanto, o domínio espanhol aboliu, na pratica, as determinações do tratado de Tordesilhas, o que favoreceu o avanço dos colonos portugueses em direção ao interior.
Os restauradores só se libertaram do domínio espanhol em 1640, quando duque foi coroado rei de Portugal com o titulo de D.João IV, inaugurando o governo da dinastia de Bragança.

  • A administração colonial portuguesa e os poderes locais.

Unificação e divisão dos governos gerais- 1763, unificação definitiva.
Forças militares- milícias- Portugal –ordenças- população local.
- ocupação de caráter militar-uso da força
-câmaras municipais-‘homens bons’- questões locais
-arrecadação compulsória- conflitos
-colônias – economia complementar a metrópole- enriquecimento da Europa.

beijo beijo 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROVÃO: Português/Literatura e Geografia 3-bi + aviso

Oi gente. Bem, não queria chegar aqui e dizer, de vez, o que eu tenho pra falar, mas eu não tenho vontade de formular um texto emotivo e bla bla bla. Não sei como cada um lida com as notas, o colégio, amigos, familia, namoro e outras coisas, mas eu especialmente não tenho mais paciência pra ficar na frente do computador. CHEGA!!
Este ano, é o ultimo ano do Blog da Ana. No segundo ano do colégio, NÃO HAVERÁ MAIS RESUMO!
Motivo: o ali de cima, não quero mais ter que fazer o meu próprio e depois vir aqui pra colocar pra todo mundo, mesmo gostando de ter opiniões diferentes dos assuntos da escola, e de poder fazer novos amigos.
É SEGUNDO ANO, hora de se concentrar no que vocês querem da vida! Não vou estar do lado de vocês no vestibular, então antes de me xingarem muito no twitter(¬¬) pensem nisso, e claro, vou continuar postando até o final do ano.
Vocês querem chat? um chat bom em que podem colocar coisas INTERESSANTES, mande um pra mim ver e eu vejo, mas não vou colocar o outro, nunca mais.
Bah galera, ninguém tem blog pra me mostrar? Bem eu dei a chance de mostrar blogs, certo? se alguém tiver e querer mostrar...
Resumos: geografia e português ;D

PORTUGUÊS
  • Substantivo e determinantes:
-substantivo: palavra com que demos nomes aos serem em geral.

#classificação:
-primitivos: é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra dentro da própria língua. Ex: escada, ferro, piano...
- derivado: é aquele que se origina de outra palavra da língua, por um dos processos de derivação. Ex: escadaria, ferreiro, pianista...
- simples: é aquele que apresenta um único radical em sua estrutura. Ex: flor, moleque, amor, tempo...
- composto: é aquele formado por dois ou mais radicais. Ex: couve-flor...
-comum: é aquele que nomeia todos os seres de  uma espécie. Ex: cidade, lapiseira...
-próprio: é aquele que nomeia um ser em particular ou alguns seres particulares entre todos os outros da mesma espécie. Ex: Brasília.
- concreto: é aquele que designa o ser com existência própria e independentes de outros seres. Esses serem podem ter existência no mundo real ou no imaginário.ex: deus, alma, brasileiro, lapiseira.
- abstrato: é aquele que designa seres que tem existência dependente de outros seres.
Ex: amor, ódio, felicidade.


#genero:
Masculino ou feminino.

#numero:
Plural: apenas se coloca s.
- substantivos terminados em –ão admitem mais de  uma forma de plural.
-plural de um substantivo composto:
1ª verificar se o primeiro elemento sozinho admite plural. Se admitir, coloque-o no plural, ou mantenha no singular.
2ª considere o mesmo com o segundo elemento e faça o mesmo. Se admitir coloque no plural, ou mantenha no singular.

#grau: o aumentativo ou o diminutivo sintéticos não são usados para indicar o tamanho dos seres, e sim indicar ironia, desprezo, desconsideração.

-artigo, numeral e adjetivo
ARTIGO: é a palavra que se coloca antes do substantivos para determina-lo de modo particular ou geral.
Artigos definidos: o,a,os,as.
Artigos indefinidos: um, uma, uns , umas.
O artigo sempre aparece associado a substantivo, assim, se ele for associado a qualquer outro tipo de palavra, ele passará a exercer o papel de substantivo.

Obs: nome de cidade ou próprio não coloca artigo.

ADJETIVO:  é a palavra que tem por função expressar características, qualidades ou estados dos seres.

Concordância nominal:
Regra geral: toda palavra variável associada a um substantivo concorda com ele.

-Adjetivos de vários substantivos
Substantivos de mesmo gênero:
Ex: tinha forma e agilidade- extraordinária/ extraordinárias -.
Extraordinárias pode ir pro plural por que concorda com os dois termos ou ficar no singular e concordar com o ultimo termo.
Substantivos de gêneros diferentes: ou vai para o masculino plural ou vai concordar com a ultima palavra.
Ex: o professor considerou Carlos e Fernanda aprovados.
- Adjetivos antes de vários substantivos: vai pro plural ou concorda com o primeiro termo.
Ex: ele começou a reviver antigas magoas e ódios.

Obs: anexo- incluso – obrigado
Anexo-incluso=adjetivo - concorda.
“Em anexo” é invariável.
Obs: alerta-menos – SÃO INVARIAVEIS

Obs: bastante – meio -> quando advérbios é invariável.
Bastante: trocar por muitos= bastantes;
Obs: meio quando numeral, concorda com a palavra que se refere.
  • Conceitos teóricos, arte, gênero literários, denotação e conotação, figuras de linguagem, funções da linguagem.

- Funções de linguagem
Quando se estabelece uma comunicação, todas os fatores entram em jogo, emissor, receptor, mensagem, canal, referente e código. Conforme o tipo de mensagem, um desses fatores predomina:

Ênfase no fator                  Função
Emissor ............................. emotiva(expressiva)
Mensagem..........................poética(estética)
Referente............................referencial(denotativa)
Receptor............................. apelativa(conotativa)
Canal................................... fática
Código.................................metalingüística

Os gêneros literários
- gênero épico: prosa(romance, novela, conto, cornica), verso(epopéia).
Existe um enredo, um conjunto encadeado de fator organizados de acordo com a vontade do escritor. O leitor toma conhecimento do enredo através de um narrador que conta os fatos. Existem parágrafos que vivem os acontecimentos.

- gênero dramático: tragédia, comedia, auto, drama, farso
O que interessa a leitura é o texto em si, mas só alcança na realização total quando se transforma numa peça, encenada num palco. Não há narrador. Os acontecimentos serão vividos diretamente pelos atores que representam as personagens. Existe um espaço onde ocorre a historia. No texto, esse espaço é indicado pelas rubricas.

- gênero lírico: em verso(poema), em prosa(prosa poética)
O objetivo do emissor não é contar qualquer acontecimento do mundo exterior. Portanto num poema lírico geralmente não há enredo, descrição ou personagens. O eu-lirico esta centrado na sua realidade interior, isto é, o texto é subjetivo.
O texto lírico geralmente é escrito em versos, mas há lirismo também em prosa.


  • Literatura de informação e literatura catequética
* contexto histórico: século XVI
*literatura informativa:
-relatórios
- tratados
- estudos
- diários
Conteúdo: vida dos nativos, exuberância do Brasil

# os documentos não são literatura e sim manifestações literárias. Não há preocupação estética, são produtos da observação ora objetiva, ora subjetiva, de caráter ensaistico.
Principais nomes:
- Pero Vaz de  Caninha- “Carta” 1500
- Pero de Magalhães Cândavo-“ Tratado da terra do Brasil”, “ História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil”
- Gabriel Soares de Souza- “ o tratado descritivo do Brasil”

Literatura de catequese- José de Anchieta e Manuel
- Companhia de Jesus-1549
# a partir disso, o Jesuítas já se achavam estabelecidos no litoral brasileiro , onde permaneceram até 1605
#características: dramática- novo e velho testamento.


  • Barroco
Barroco: estilo carregado de recursos para impressionar o receptor.
O homem não é a imagem de deus e passa a ser vista como ser humano. O período que mais se construiu igrejas barrocas.
-estudo ganhou independência intelectual.
-racionalismo: reforma protestante: o home racionalista era acima de si o domo do mundo.
Contra reforma : volta ao medialismo, evitar a fragmentação da igreja
Fé no poder da igreja (teocentrismo)
A harmonia da imagem da vida do homem renascentista desenvolve-se angustia e no caos.
-teocentrismo antropocentrismo
- a igreja colocando medo nas pessoas.
- o barroco surgiu para dar conta das tensões.
Temas da época:heroísmo , cenas trágicas, apelo religioso, a duvida, medo do castigo...

Cultimo ou gongorismo: jogo de palavras visando a valorização da forma do texto
 GEOGRAFIA
  • Clima.
O tempo corresponde a um estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar, com relação a combinação de certos fenômenos físicos, como temperatura, umidade, ventos e nebulosidade.
Já o clima corresponde ao comportamento do tempo em um determinado lugar durante um período suficientemente longo, ou seja, é a sucessão dos diferentes tipos de tempo.
Sabe-se que cada região apresenta um clima próprio. A conjugação desses fatores climáticos é responsável pelo comportamento da temperatura, da umidade e da pressão atmosférica, que  são os atributos climáticos.
  • Fatores climáticos

-Latitude: de forma geral, quanto maior a latitude menores são as temperaturas medias anuais. Como resultado, a intensidade de luz incidente é diferente, e a temperatura media tende a ser maior quanto mais próximo ao equador.
A variação latitudinal é o principal fator  de diferenciação das zonas climáticas.
- Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura média do ar. Quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar.
- Massas de ar: grandes porções da atmosfera que podem se estender por milhares de quilômetros. A medida que se deslocam, vão se descaracterizando pela interação com outras massas, com as quais trocam calor e/ou umidade. As oceânicas são umidades e as continentais, secas; as tropicais equatoriais são quentes, e as temperadas e polares são frias.
- Continentalidade e maritimidade: a maior ou menor proximidade de grandes ,assas de água exerce forte influencia não só sobre a umidade relativa do ar, mas também sobre a temperatura. Há maior variação de temperatura ao longo de um dia. Em contrapartida, a água retém calor por mais tempo e demora mais para irradiar a energia absorvida, assim os continentes esfriam com maior rapidez quando a incidência de luz solar diminui.
- correntes marítimas: extensas porções de água que se deslocam pelo oceano. Movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da terra, formam larguissimos rios dentro do mar.
- Vegetação e relevo.

  • Elementos do clima
a temperatura é a intensidade de calor existente na atmosfera.
A umidade é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera num determinado momento.

  • Tipos de chuva

- chuva frontal: nas frentes, que são zona de contato entre duas massas de ar de características diferentes, uma quente outra fria.
- chuva de relevo ou orográficas: barreiras de relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor.
- chuva de convecção ou de verão:em dias quentes, o ar próximo a superfície fica menos denso e sobe para as camas superiores da atmosfera, carregando umidade.

  • Tipos de clima

A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima.

- polar: ocorre em latitudes elevadas, próximas aos círculos polares ártico e antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite, e na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano.
-temperado e frio: é apenas nas zonas climáticas temperadas e frias desta classificação que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano. A variação de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influencia da continentalidade.
- mediterrâneo: apresentam verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos.
-tropical: o ambiente tropical apresenta grande variação no comportamento de temperaturas e chuvas, podendo ser divido em seis modalidades. Invernos ameno e seco, verão quente e chuvoso.
- equatorial: ocorre na zona climática mais quente do planeta. Caracteriza-se por temperaturas elevadas com pequena amplitude térmica anual.
-subtropical:característico da regiões localizadas em medias latitudes, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano.
- árido : por causa da falta de umidade, caracteriza-se por elevada amplitude térmica diária e sazonal.
- semi-árido: clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e  mal distribuídas ao longo do ano.
(ver pagina 100 a 102, os climogramas)

  • Climas no Brasil

Por possuir 92% do território na zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral com forte influencia das massas de ar oceânicas, o Brasil apresenta predominância de climas quentes e úmidos.
Cinco massas de ar atuam no território brasileiro:
-mEa(massa equatorial atlântica): quente e úmida;
- mEc(massa equatorial continental): quente e umidade(apesar de continental úmida, por se originar na Amazônia);
- mTa(massa Tropical atlântica): quente e úmida, chuvas no litoral;
- mTc(massa tropical continental): quente e seca;
-mPa(massa polar atlântica): fria e úmida, carrega umidade no caminho.

  • Fenômenos climáticos
El Niño: se manifesta como um aquecimento das águas do oceano pacifico nas proximidades do equador.
Existe um fenômeno que ocorre com menor freqüência e que tem características opostas as de El Niño. Se chama de La Niña. um resfriamento das águas superficiais do pacifico na costa peruana, altera as zonas de alta e baixa pressão, provocando mudanças na direção dos ventos e massa de ar.
Inversão térmica: fenômeno natural mais freqüentes nos meses de inverno, em períodos de penetração de massas de ar frio. As inversões acontecem particularmente nos meses de inverno e são mais comuns no final da madrugada e no inicio da manhã.
Efeito estufa :ele consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases de água em suspensão na atmosfera evitando que a maior parte desse calor se perca no espaço exterior.

Ilhas de calor: é ma das mais evidentes conseqüências da ação humana como fator climático.
 Resulta da elevação das temperaturas medias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, ocorrem basicamente por causa das diferenças de irradiação de calor entre as áreas impermeabilizadas e as áreas verdes e por causa da concentração de poluentes.


ps1: desculpem os erros em geografia, ninguém merece acordar as 8 da manhã pra estudar. 
ps2: sem chat mais, desculpe Fê, só eu e tu aqui não dá :/ 
ps3: adoraria que vocês desses a opinião, ou não :s
beijos e alimentem os peixes*(essa é velha) 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PROVÃO Matemática e Filosofia 3-bi

Oi gente, quero dizer 3 coisas:
1ª Quem quiser que eu divulgue seu blog, mande pra cá... eu já comentei sobre isso. Apenas mandar o link com seu nome e unidade que eu vou dar uma olhada e coloco aqui.
2ª sem chat hoje, quero olhar novela.
3ª ta ae os resumos:

FILOSOFIA
  • Ceticismo

Absoluto: consiste em negar de forma total nossa possibilidade de conhecer a verdade.
Principais fonte de erro:
Os sentidos: segundo Pirro, nossos conhecimentos são provenientes dos sentidos. Mas não são dignos de confiança.
A razão: para Pirro, as varias opiniões manifestadas pelas pessoas sobre os mesmo assunto relevam os limites de nossa inteligência.

Relativo: nega principalmente a possibilidade de conhecimento:
Doutrinas que manifestam um ceticismo relativo:
Subjetivismo: relação puramente subjetiva e pessoal.
Relativismo: não existem verdades absolutas, só relativas. Segundo o tempo, o espaço, o contexto..., não à conhecimento permanente.
Probabilismo: só podemos alcançar a verdade provável.
Pragmatismo: verdadeiro é aquilo que é útil, serve aos interesses da vida pratica.
Correspondência do pensamento com o objetivo.

DOGMATISMO: certeza da verdade.
Defende categoricamente, a possibilidade de conhecer a verdade.
-dogmatismo ingênuo: senso comum, confia plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento. Crê que, sem grandes dificuldades, percebemos o mundo tal qual ele é.
-dogmatismo critico: é possível conhecer a verdade, no esforço dos sentidos e da razão. Metodologia , ciência.

CRITISCISMO: busca de superação do impasse.
Kant superou o CETICISMO X DOGMATISMO.
Mas podemos conhecer, mas com que condições? Posição critica diante da possibilidade do conhecimento.
Conhecemos mas o conhecimento é limitado.


ORIGENS DO CONHECIMENTO:
Empirismo:valorização dos sentimentos; todas as idéias são provenientes da nossa percepções sensoriais(sentidos); “nada vem a mente sem ter passado pelos sentidos” John Locke ; nascemos “tabua  rasa” – experiências, sensações, reflexão.

Racionalismo: atribui confiança exclusiva a razão humana.
- “nunca nos devemos deixar persuadir se não pela evidencia de nossa razão” – René Descartes.
- sentidos são fonte de erros.
- só a razão, com princípios lógicos pode atingir conhecimentos
- principais lógicas fundamentais- inatos.

Apriorismo Kantiano: meio termo entre empirismo e racionalismo.
- todo conhecimento começa pela experiência mas é concluída pela razão.
- razão: estruturas a priori(formas da sensibilidade e do entendimento): organizam e estruturam as experiências sensoriais.
- experiência fornece a matéria do conhecimento, a razão organiza esta matéria.
CIDADE GREGA E FILOSOFIA
Durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.

Mitologia grega
 Relatando a vida desses deuses e heróis e seu envolvimento com os homens,os gregos criaram uma rica mitologia, isto é, um conjunto de lendas e crenças que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade universal.

A história de Édipo

Édipo nasceu em Tebas e era descendente de seu mítico fundador, Cadmos. Seu avô foi Labdacos (o "coxo") e seu pai foi Laios (o "canhoto").
Laios casou-se com Jocasta e teriam sido felizes como reis de Tebas se não fosse um problema: não conseguiam ter filhos. Por essa razão, muito religiosos, foram consultar o Oráculo de Delfos.
No templo, a pitonisa délfica revelou que teriam um filho dentro de pouco tempo, mas que ele estava destinado a matar o pai e casar-se com a mãe.
Eles se alegraram pelo filho. Quando ele nasceu, Laios lembrou-se do oráculo e mandou os servos matarem o bebê.
Levaram-no para uma a floresta, furaram-lhe os pés e o amarraram de ponta cabeça em uma árvore para ser devorado pelos animais selvagens.
Passaram por ali uns pastores de Corinto e o levaram. Deram-no aos reis de Corinto, que também sofriam por não ter um filho. O rei e a rainha adotaram-no como se fosse seu, e lhe deram o nome de Édipo, que quer dizer "pés furados".
Quando cresceu, Édipo começou a sentir-se diferente dos seus concidadãos e foi consultar o Oráculo de Delfos. Aí soube que estava destinado a matar o próprio pai e a casar-se com a mãe. Horrorizado, decidiu não voltar a Corinto, Pegou o carro e foi para bem longe.
Em uma estrada estreita, nas montanhas, encontrou um carro maior na direção contrária. Tentou desviar-se mas os carros acabaram chocando-se de raspão. O cocheiro do outro carro xingou Édipo que, revoltado, o matou. Então o patrão do cocheiro avançou sobre Édipo, que o matou também. E continuou a viagem.
Chegou a Tebas e encontrou a cidade consternada por dois problemas: o rei tinha morrido e um monstro, a Esfinge, estabelecera-se na porta da cidade propondo um enigma. Como ninguém sabia responder, a Esfinge ia matando um por um. Jocasta tinha oferecido sua mão a quem livrasse a cidade desse monstro.
Édipo foi enfrentar a Esfinge. Era um ser estranho, com corpo de leão, patas de boi, asas de águia e rosto humano. Seu enigma: O que é que tem quatro pés de manhã, dois ao meio dia e três à tarde?
Édipo respondeu que era o homem, porque engatinha quando criança, passa a vida andando sobre dois pés mas,velho, tem que recorrer a uma bengala. A Esfinge matou-se e Édipo, casando-se com Jocasta, tornou-se o rei de Tebas.
Tiveram quatro filhos. Os gêmeos Eteócles e Poliníces, Antígona e Ismênia. Foram felizes durante muitos anos. Mas, depois, uma peste assolou a cidade.
Édipo quis ir consultar Delfos, mas foi aconselhado a chamar Tirésias, um velhinho cego e sábio que vivia em Tebas. Este revelou que a causa era o assassino de Laios, que continuava na cidade. Édipo prometeu prendê-lo e matá-lo, mas o sábio revelou que ele mesmo era o assassino, porque Laios era o dono do carro que ele enfrentara.
Jocasta, envergonhada, suicidou-se. Édipo furou os próprios olhos e renunciou ao trono. Cego, precisou ser guiado por Antígona para ir a Delfos. Aí soube que devia ir a um bosque sagrado, em Colonos, perto de Atenas. Ajudado por Teseu, rei de Atenas, chegou lá. Encontrou um lago, onde tomou banho, e uma caverna, onde penetrou depois de mudar de roupa. Entrou na eternidade.

O complexo de Édipo: conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais. Sob a sua chamada forma positiva, o complexo apresenta como na história de Édipo rei: desejo da morte do rival, que é personagem do mesmo sexo.

MATEMATICA F1
FUNÇÃO POLINOMIAL
  • O que é função polinomial: grau de uma função polinomial; função constante.

Função polinomial: onde f(x) esta em função do valor de x, a cada valor atribuído a x existe um valor em y.
O grau de um polinômio é expresso através do maior expoente natural.
Função de 1ª : y=ax+b

Função afim é aquela que tem o a e o b. y=ax+b
Função constante: onde só haverá o valor de b.

  • Função linear, gráfico de uma função polinomial do 1ªgrau.

F(x):2x -> função linear, quando só se tem o valor de a.


  • Determinação de uma função a partir do gráfico.


B=-1
(1,1)
(x,y)
F(x)= ax+b
1=1.a +(-1)
1=a-1
1+1=a
A=2
J

F(x)=2x-1

  • Estudo da função polinomial do 1º grau: crescimento e decrescimento de uma função polinomial do 1º grau; estudo do sinal da função polinomial do 1ºgrau; zeros de uma função polinomial.

Dada essa função:
Y= x-2
Função crescente a>0
Zero ou raízes
x-2=0
x=2
(2,0)

y>0={x E R| x >2}
y=0={x E R|x=2}
y<0={x E R|x<2}

pagina: 117.

  • Inequações do 1º grau: resolvendo inequações, sistema de inequações,  inequação simultânea, inequação produto, inequação quociente.

4(x-1)-x²_> 3x-x(x+1)
4x -4-x²_>3x-x²-x
4x-4-x²-2x+x²_>0
2x_>4
X_>2
S={x E R| x_> 2}

Inequação produto
(x+3)(x-2)>0

Inequação quociente

X+1 >0
x-1




F2
  • Cotangente, secante, cossecante de um arco.



  • Relação trigonométrica

Senx²+consx²=1

  • Propriedade dos arcos complementares

Sen(p/2 - x) = cos x
Cos x (p/2 - x) = sen x
 Tg (p/2 - x) = cotg x

Se o p não estiver sobre 2 é  apenas redução de arcos.
Se for 3p/2 também vale a regra de cima.

  • Formula de adição de arcos

Sen(a+b) = sen a . cos b + sen b . cos a
Sen (a-b)= sen a . cos b – sen b . cos a
Cos(a+b)= sen a . sen b- cos a . cos b
Cos(a-b)= sen a .sen b + cos a . cos b



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROVÃO: Biologia e Física 3-b ATUALIZADO

Oiiiii, primeiro dia de aula, e parabéns pro garoto que passou raspando no ENEM, lá... :/
E.... como foi as férias de vocês? A minha foi ótima, ao contrario das minhas colegas(que ficaram em casa, se matando a estuda) eu fui pra DISNEY!!!1!!!! -n
AHUSHUAHSHUAHUSHUAHUSA é neh, mas foi bem legal, nem sai de casa, fique vendo uns filmezinho de cachorro, com a companhia de pessoas não tão companheiras, e minha mãe feliz da vida *o*
Quem já leu o livro do Cristo, do Moacyr? PODEM LER, é interessante, e só no final, SÓ no final, o livro fica legal.
Então neh, devo dizer que alguns critérios de biologia(o segundo e o ultimo) eu não fiz. Bem, se alguém me ajudar a completar...  mas amanhã eu trago eles completos(vou tirar duvidas com a professora :D)
+ mudei de novo o visual do blog, viu o que o tédio dá? +

FíSICA
  • O estudo de vetores

Grandeza vetorial e escalar

Escalar: volume, massa, tempo, densidade...
Vetorial: sentido e direção...

Característica de vetor: modulo, direção, sentido.
Modulo: é o valor numérico, graficamente é o tamanho do vetor.
Direção: é dada pela reta suporte do vetor.
Sentido: é dado pela extremidade do vetor.

Adição de vetores:
Regra do polígono: desenham-se os vetores unindo-se a extremidade de um na origem de outro. Após colocados todos os vetores, o vetor soma(resultante) terá a sua origem no primeiro vetor desenhado. É a sua extremidade, na extremidade do ultimo vetor.
 S=a+b(com as flechas em cima)

Regra do paralelogramo:aconselhável para dois vetores
|s|²=|a|²+|b|²+2|a|.|b|.cos alfa


Casos particulares:  vetores que são perpendiculares entre si( alfa=90º)
|s|²=|a|²+|b|²

- os vetores possuem a mesma direção e mesmo sentidos(alfa=0º)
|s|=|a|+|b|

Os vetores tem a mesma direção e sentidos opostos(alfa=180º)
S=|a|-|b|




Decomposição de vetores ou projeção de vetores

Horizotal.
Lembrem de trigonometria em matemática. Peguem por exemplo o triangulo onde o ângulo está destacado. Pra descobrir o valor de ax é preciso fazer :
Ax:a.cos B
Ax: o vetor
A: a tangente
E o cos B.
Com ângulo: cos
Sem ângulo: sen 
Se o ângulo estiver do outro lado do vetor(tangente) a conta fica diferente:


Vertical.




  • Lançamento obliquo



Para movimento retilíneo uniforme: onde o g(ou aceleração) é nula.
X=vx.t
(para as posições ao longo do eixo x)
A velocidade é vx é a projeção de v0 no eixo 0x, sendo constante e dada por:
Vx=v0.cosO-

Para o eixo Y , a velocidade inicial v0y é a projeção de v0 no eixo 0y, sendo expressada por:
V0y=v0.senO-
Velocidade varia de acordo com a expressão: vy=v0y-gt
V²=vx²+vy²
MRUV= VERTICAL
MRU=HORIZONTAL           .
Na horizontal
ALCANCE TOTAL: x=vx.t
  • Lançamento horizontal.( INCOMPLETO!)


O ângulo de tiro do lançamento é nulo, então vx=v0 e v0y=0
X=vxt-> alcance horizontal  
Y=g.t²
       2
Vy=g.t



Biologia
  • Identificar o núcleo interfásico, seus componentes e funções

Núcleo interfásico: período em que o núcleo não se divide.



CARIOTECA: a carioteca separa o material nuclear do citoplasma. A membrana externa da carioteca se comunica com o reticulo endoplasmático granuloso, e com ele, apresenta ribossomos aderidos em sua superfície.
CROMATINA: a cromatina consiste em DNA associado a proteínas histonas e é o material que forma cada um dos cromossomos.
NUCLEOPLASMA: é constituído de substancias dissolvidas em água.
NUCLEOLO: na região do interior do núcleo, hpa uma região mais densa, não delimitada por membrana, que se cora mais intensamente com corantes básicos.

  • Caracterizar os diferentes tipos de cromossomos

os cromossomos são caracterizados em quatro tipos dependendo da posição do centrômero:

  • Compreender a importância do ciclo celular

A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, que é a interfase.
No ciclo células deve ser considerados dois momentos:
Interfase: em que a célula não esta se dividindo;
Mitose: em que a célula se divide em duas.

  • Identificas as etapas da mitose e definir os eventos que as caracterizam.

Mitose: um célula que dá origem a duas outras, é o tipo de divisão realizada quando a célula é assexuada. Formação de células cemanticas.
Onde ocorre: regeneração de células
-formação do embrião-feto
- em todo o corpo, com exceção das células sexuais.
ETAPAS:
1ªprófase
2ªmetáfase
3ªanáfase
4ªtelófase

PRÓFASE
Cada cromossomo formado por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômeros começa a se condensar, tornando-se individualizado e visível ao microscópio.
No citoplasma, cada centro celular organiza seu próprio arranjo radial de microtubulos. Aos poucos algumas das fibras de cada centrossomo  crescem, determinando o afastamento dos centros celulares, indo para os pólos da célula.
Resumo: os centríolos se multiplicam e se separam indo para os pólos da célula e a carioteca se rompe.

METÁFASE:
A metáfase começa logo depois do rompimento da carioteca quando deixa de existir limites físicos entre o citoplasma e o material nuclear.
Na união de alguns microtubulos das fibras polares e cinetócoros, possibilita e orienta o deslocamento dos cromossomos em direção à região equatorial da célula formando a placa equatorial.
Resumo:após os centríolos forem aos pólos os cromossomos se deslocam para o meio da célula.

ANÁFASE:
A anáfase inicia-se com a separação dos centríolos, permitindo a separação completa das duas cromátides-irmãs de cada cromossomos.
Os cromossomos-irmãos são puxados pelas fibras do fuso para os pólos opostos da célula. Quando atingem essa região, termina a anáfase.

TELÓFASE:
Na ultima parte da mitose, os cromossomos se descondensam, o cinetócoro e as fibras cromossômicas desaparecem, a carioteca e o núcleo são reorganizados.
Ao final da telófase, os dois núcleos-filhos apresentam o mesmo aspecto do núcleo interfásico e fica também concluída a divisão do núcleo ou cariocinese.

Mitose em células vegetais:
-não há centríolos
-não há formação de fibras do áster
-a citocinese é centrifuga(de dentro pra fora)

  • Identificar as etapas da meiose e caracterizar seus principais eventos e suas diferenças para com a mitose.

MEIOSE: uma célula que dá origem a outras quatro, cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula inicial.
Onde ocorre:
-formação de células sexuais.
-ocorre nos ovários e testículos
-ocorre em plantas, animais...
Etapas:
Prófase I e II
Metáfase I e II
Anáfase I e II
Telófase I e II

PROFASE:
Na prófase I, cada um dos cromossomos formado por duas cromátides unidas pelos seus respectivos centrômeros, inicia a condensação, que só atinge seu maximo no final da metáfase I.
Duas cromátides homologas podem sofrer uma ruptura na mesma altura e os dois pedaços pode trocar de lugar realizando o que se denomina permulação ou crossing over.
O rompimento da carioteca marca o final da prófase I e o inicio da metáfase I.

METÁFASE:
Na metáfase I, as fibras polares passam a ocupar a região correspondente do núcleo. Os cinetócoros associam-se as fibras cromossômicas e os cromossomos passam a ocupar a região equatorial da célula. Os cromossomos atingem o maximo de condensação e os quiasmas mantém as cromátides homologas unidas.

ANÁFASE:
A anáfase I caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos opostos da célula. O par de cromossomos homólogos separa-se indo para cada pólo. Não ocorre separação de centrômero.
Díades: há cada pólo da célula n cromossomos, cada um deles com duas cromátides-irmãs ligadas pelo centrômero.

TELÓFASE:
Os cromossomos desepralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinsese.