segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PROVÃO Matemática e Filosofia 3-bi

Oi gente, quero dizer 3 coisas:
1ª Quem quiser que eu divulgue seu blog, mande pra cá... eu já comentei sobre isso. Apenas mandar o link com seu nome e unidade que eu vou dar uma olhada e coloco aqui.
2ª sem chat hoje, quero olhar novela.
3ª ta ae os resumos:

FILOSOFIA
  • Ceticismo

Absoluto: consiste em negar de forma total nossa possibilidade de conhecer a verdade.
Principais fonte de erro:
Os sentidos: segundo Pirro, nossos conhecimentos são provenientes dos sentidos. Mas não são dignos de confiança.
A razão: para Pirro, as varias opiniões manifestadas pelas pessoas sobre os mesmo assunto relevam os limites de nossa inteligência.

Relativo: nega principalmente a possibilidade de conhecimento:
Doutrinas que manifestam um ceticismo relativo:
Subjetivismo: relação puramente subjetiva e pessoal.
Relativismo: não existem verdades absolutas, só relativas. Segundo o tempo, o espaço, o contexto..., não à conhecimento permanente.
Probabilismo: só podemos alcançar a verdade provável.
Pragmatismo: verdadeiro é aquilo que é útil, serve aos interesses da vida pratica.
Correspondência do pensamento com o objetivo.

DOGMATISMO: certeza da verdade.
Defende categoricamente, a possibilidade de conhecer a verdade.
-dogmatismo ingênuo: senso comum, confia plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento. Crê que, sem grandes dificuldades, percebemos o mundo tal qual ele é.
-dogmatismo critico: é possível conhecer a verdade, no esforço dos sentidos e da razão. Metodologia , ciência.

CRITISCISMO: busca de superação do impasse.
Kant superou o CETICISMO X DOGMATISMO.
Mas podemos conhecer, mas com que condições? Posição critica diante da possibilidade do conhecimento.
Conhecemos mas o conhecimento é limitado.


ORIGENS DO CONHECIMENTO:
Empirismo:valorização dos sentimentos; todas as idéias são provenientes da nossa percepções sensoriais(sentidos); “nada vem a mente sem ter passado pelos sentidos” John Locke ; nascemos “tabua  rasa” – experiências, sensações, reflexão.

Racionalismo: atribui confiança exclusiva a razão humana.
- “nunca nos devemos deixar persuadir se não pela evidencia de nossa razão” – René Descartes.
- sentidos são fonte de erros.
- só a razão, com princípios lógicos pode atingir conhecimentos
- principais lógicas fundamentais- inatos.

Apriorismo Kantiano: meio termo entre empirismo e racionalismo.
- todo conhecimento começa pela experiência mas é concluída pela razão.
- razão: estruturas a priori(formas da sensibilidade e do entendimento): organizam e estruturam as experiências sensoriais.
- experiência fornece a matéria do conhecimento, a razão organiza esta matéria.
CIDADE GREGA E FILOSOFIA
Durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.

Mitologia grega
 Relatando a vida desses deuses e heróis e seu envolvimento com os homens,os gregos criaram uma rica mitologia, isto é, um conjunto de lendas e crenças que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade universal.

A história de Édipo

Édipo nasceu em Tebas e era descendente de seu mítico fundador, Cadmos. Seu avô foi Labdacos (o "coxo") e seu pai foi Laios (o "canhoto").
Laios casou-se com Jocasta e teriam sido felizes como reis de Tebas se não fosse um problema: não conseguiam ter filhos. Por essa razão, muito religiosos, foram consultar o Oráculo de Delfos.
No templo, a pitonisa délfica revelou que teriam um filho dentro de pouco tempo, mas que ele estava destinado a matar o pai e casar-se com a mãe.
Eles se alegraram pelo filho. Quando ele nasceu, Laios lembrou-se do oráculo e mandou os servos matarem o bebê.
Levaram-no para uma a floresta, furaram-lhe os pés e o amarraram de ponta cabeça em uma árvore para ser devorado pelos animais selvagens.
Passaram por ali uns pastores de Corinto e o levaram. Deram-no aos reis de Corinto, que também sofriam por não ter um filho. O rei e a rainha adotaram-no como se fosse seu, e lhe deram o nome de Édipo, que quer dizer "pés furados".
Quando cresceu, Édipo começou a sentir-se diferente dos seus concidadãos e foi consultar o Oráculo de Delfos. Aí soube que estava destinado a matar o próprio pai e a casar-se com a mãe. Horrorizado, decidiu não voltar a Corinto, Pegou o carro e foi para bem longe.
Em uma estrada estreita, nas montanhas, encontrou um carro maior na direção contrária. Tentou desviar-se mas os carros acabaram chocando-se de raspão. O cocheiro do outro carro xingou Édipo que, revoltado, o matou. Então o patrão do cocheiro avançou sobre Édipo, que o matou também. E continuou a viagem.
Chegou a Tebas e encontrou a cidade consternada por dois problemas: o rei tinha morrido e um monstro, a Esfinge, estabelecera-se na porta da cidade propondo um enigma. Como ninguém sabia responder, a Esfinge ia matando um por um. Jocasta tinha oferecido sua mão a quem livrasse a cidade desse monstro.
Édipo foi enfrentar a Esfinge. Era um ser estranho, com corpo de leão, patas de boi, asas de águia e rosto humano. Seu enigma: O que é que tem quatro pés de manhã, dois ao meio dia e três à tarde?
Édipo respondeu que era o homem, porque engatinha quando criança, passa a vida andando sobre dois pés mas,velho, tem que recorrer a uma bengala. A Esfinge matou-se e Édipo, casando-se com Jocasta, tornou-se o rei de Tebas.
Tiveram quatro filhos. Os gêmeos Eteócles e Poliníces, Antígona e Ismênia. Foram felizes durante muitos anos. Mas, depois, uma peste assolou a cidade.
Édipo quis ir consultar Delfos, mas foi aconselhado a chamar Tirésias, um velhinho cego e sábio que vivia em Tebas. Este revelou que a causa era o assassino de Laios, que continuava na cidade. Édipo prometeu prendê-lo e matá-lo, mas o sábio revelou que ele mesmo era o assassino, porque Laios era o dono do carro que ele enfrentara.
Jocasta, envergonhada, suicidou-se. Édipo furou os próprios olhos e renunciou ao trono. Cego, precisou ser guiado por Antígona para ir a Delfos. Aí soube que devia ir a um bosque sagrado, em Colonos, perto de Atenas. Ajudado por Teseu, rei de Atenas, chegou lá. Encontrou um lago, onde tomou banho, e uma caverna, onde penetrou depois de mudar de roupa. Entrou na eternidade.

O complexo de Édipo: conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais. Sob a sua chamada forma positiva, o complexo apresenta como na história de Édipo rei: desejo da morte do rival, que é personagem do mesmo sexo.

MATEMATICA F1
FUNÇÃO POLINOMIAL
  • O que é função polinomial: grau de uma função polinomial; função constante.

Função polinomial: onde f(x) esta em função do valor de x, a cada valor atribuído a x existe um valor em y.
O grau de um polinômio é expresso através do maior expoente natural.
Função de 1ª : y=ax+b

Função afim é aquela que tem o a e o b. y=ax+b
Função constante: onde só haverá o valor de b.

  • Função linear, gráfico de uma função polinomial do 1ªgrau.

F(x):2x -> função linear, quando só se tem o valor de a.


  • Determinação de uma função a partir do gráfico.


B=-1
(1,1)
(x,y)
F(x)= ax+b
1=1.a +(-1)
1=a-1
1+1=a
A=2
J

F(x)=2x-1

  • Estudo da função polinomial do 1º grau: crescimento e decrescimento de uma função polinomial do 1º grau; estudo do sinal da função polinomial do 1ºgrau; zeros de uma função polinomial.

Dada essa função:
Y= x-2
Função crescente a>0
Zero ou raízes
x-2=0
x=2
(2,0)

y>0={x E R| x >2}
y=0={x E R|x=2}
y<0={x E R|x<2}

pagina: 117.

  • Inequações do 1º grau: resolvendo inequações, sistema de inequações,  inequação simultânea, inequação produto, inequação quociente.

4(x-1)-x²_> 3x-x(x+1)
4x -4-x²_>3x-x²-x
4x-4-x²-2x+x²_>0
2x_>4
X_>2
S={x E R| x_> 2}

Inequação produto
(x+3)(x-2)>0

Inequação quociente

X+1 >0
x-1




F2
  • Cotangente, secante, cossecante de um arco.



  • Relação trigonométrica

Senx²+consx²=1

  • Propriedade dos arcos complementares

Sen(p/2 - x) = cos x
Cos x (p/2 - x) = sen x
 Tg (p/2 - x) = cotg x

Se o p não estiver sobre 2 é  apenas redução de arcos.
Se for 3p/2 também vale a regra de cima.

  • Formula de adição de arcos

Sen(a+b) = sen a . cos b + sen b . cos a
Sen (a-b)= sen a . cos b – sen b . cos a
Cos(a+b)= sen a . sen b- cos a . cos b
Cos(a-b)= sen a .sen b + cos a . cos b



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROVÃO: Biologia e Física 3-b ATUALIZADO

Oiiiii, primeiro dia de aula, e parabéns pro garoto que passou raspando no ENEM, lá... :/
E.... como foi as férias de vocês? A minha foi ótima, ao contrario das minhas colegas(que ficaram em casa, se matando a estuda) eu fui pra DISNEY!!!1!!!! -n
AHUSHUAHSHUAHUSHUAHUSA é neh, mas foi bem legal, nem sai de casa, fique vendo uns filmezinho de cachorro, com a companhia de pessoas não tão companheiras, e minha mãe feliz da vida *o*
Quem já leu o livro do Cristo, do Moacyr? PODEM LER, é interessante, e só no final, SÓ no final, o livro fica legal.
Então neh, devo dizer que alguns critérios de biologia(o segundo e o ultimo) eu não fiz. Bem, se alguém me ajudar a completar...  mas amanhã eu trago eles completos(vou tirar duvidas com a professora :D)
+ mudei de novo o visual do blog, viu o que o tédio dá? +

FíSICA
  • O estudo de vetores

Grandeza vetorial e escalar

Escalar: volume, massa, tempo, densidade...
Vetorial: sentido e direção...

Característica de vetor: modulo, direção, sentido.
Modulo: é o valor numérico, graficamente é o tamanho do vetor.
Direção: é dada pela reta suporte do vetor.
Sentido: é dado pela extremidade do vetor.

Adição de vetores:
Regra do polígono: desenham-se os vetores unindo-se a extremidade de um na origem de outro. Após colocados todos os vetores, o vetor soma(resultante) terá a sua origem no primeiro vetor desenhado. É a sua extremidade, na extremidade do ultimo vetor.
 S=a+b(com as flechas em cima)

Regra do paralelogramo:aconselhável para dois vetores
|s|²=|a|²+|b|²+2|a|.|b|.cos alfa


Casos particulares:  vetores que são perpendiculares entre si( alfa=90º)
|s|²=|a|²+|b|²

- os vetores possuem a mesma direção e mesmo sentidos(alfa=0º)
|s|=|a|+|b|

Os vetores tem a mesma direção e sentidos opostos(alfa=180º)
S=|a|-|b|




Decomposição de vetores ou projeção de vetores

Horizotal.
Lembrem de trigonometria em matemática. Peguem por exemplo o triangulo onde o ângulo está destacado. Pra descobrir o valor de ax é preciso fazer :
Ax:a.cos B
Ax: o vetor
A: a tangente
E o cos B.
Com ângulo: cos
Sem ângulo: sen 
Se o ângulo estiver do outro lado do vetor(tangente) a conta fica diferente:


Vertical.




  • Lançamento obliquo



Para movimento retilíneo uniforme: onde o g(ou aceleração) é nula.
X=vx.t
(para as posições ao longo do eixo x)
A velocidade é vx é a projeção de v0 no eixo 0x, sendo constante e dada por:
Vx=v0.cosO-

Para o eixo Y , a velocidade inicial v0y é a projeção de v0 no eixo 0y, sendo expressada por:
V0y=v0.senO-
Velocidade varia de acordo com a expressão: vy=v0y-gt
V²=vx²+vy²
MRUV= VERTICAL
MRU=HORIZONTAL           .
Na horizontal
ALCANCE TOTAL: x=vx.t
  • Lançamento horizontal.( INCOMPLETO!)


O ângulo de tiro do lançamento é nulo, então vx=v0 e v0y=0
X=vxt-> alcance horizontal  
Y=g.t²
       2
Vy=g.t



Biologia
  • Identificar o núcleo interfásico, seus componentes e funções

Núcleo interfásico: período em que o núcleo não se divide.



CARIOTECA: a carioteca separa o material nuclear do citoplasma. A membrana externa da carioteca se comunica com o reticulo endoplasmático granuloso, e com ele, apresenta ribossomos aderidos em sua superfície.
CROMATINA: a cromatina consiste em DNA associado a proteínas histonas e é o material que forma cada um dos cromossomos.
NUCLEOPLASMA: é constituído de substancias dissolvidas em água.
NUCLEOLO: na região do interior do núcleo, hpa uma região mais densa, não delimitada por membrana, que se cora mais intensamente com corantes básicos.

  • Caracterizar os diferentes tipos de cromossomos

os cromossomos são caracterizados em quatro tipos dependendo da posição do centrômero:

  • Compreender a importância do ciclo celular

A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, que é a interfase.
No ciclo células deve ser considerados dois momentos:
Interfase: em que a célula não esta se dividindo;
Mitose: em que a célula se divide em duas.

  • Identificas as etapas da mitose e definir os eventos que as caracterizam.

Mitose: um célula que dá origem a duas outras, é o tipo de divisão realizada quando a célula é assexuada. Formação de células cemanticas.
Onde ocorre: regeneração de células
-formação do embrião-feto
- em todo o corpo, com exceção das células sexuais.
ETAPAS:
1ªprófase
2ªmetáfase
3ªanáfase
4ªtelófase

PRÓFASE
Cada cromossomo formado por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômeros começa a se condensar, tornando-se individualizado e visível ao microscópio.
No citoplasma, cada centro celular organiza seu próprio arranjo radial de microtubulos. Aos poucos algumas das fibras de cada centrossomo  crescem, determinando o afastamento dos centros celulares, indo para os pólos da célula.
Resumo: os centríolos se multiplicam e se separam indo para os pólos da célula e a carioteca se rompe.

METÁFASE:
A metáfase começa logo depois do rompimento da carioteca quando deixa de existir limites físicos entre o citoplasma e o material nuclear.
Na união de alguns microtubulos das fibras polares e cinetócoros, possibilita e orienta o deslocamento dos cromossomos em direção à região equatorial da célula formando a placa equatorial.
Resumo:após os centríolos forem aos pólos os cromossomos se deslocam para o meio da célula.

ANÁFASE:
A anáfase inicia-se com a separação dos centríolos, permitindo a separação completa das duas cromátides-irmãs de cada cromossomos.
Os cromossomos-irmãos são puxados pelas fibras do fuso para os pólos opostos da célula. Quando atingem essa região, termina a anáfase.

TELÓFASE:
Na ultima parte da mitose, os cromossomos se descondensam, o cinetócoro e as fibras cromossômicas desaparecem, a carioteca e o núcleo são reorganizados.
Ao final da telófase, os dois núcleos-filhos apresentam o mesmo aspecto do núcleo interfásico e fica também concluída a divisão do núcleo ou cariocinese.

Mitose em células vegetais:
-não há centríolos
-não há formação de fibras do áster
-a citocinese é centrifuga(de dentro pra fora)

  • Identificar as etapas da meiose e caracterizar seus principais eventos e suas diferenças para com a mitose.

MEIOSE: uma célula que dá origem a outras quatro, cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula inicial.
Onde ocorre:
-formação de células sexuais.
-ocorre nos ovários e testículos
-ocorre em plantas, animais...
Etapas:
Prófase I e II
Metáfase I e II
Anáfase I e II
Telófase I e II

PROFASE:
Na prófase I, cada um dos cromossomos formado por duas cromátides unidas pelos seus respectivos centrômeros, inicia a condensação, que só atinge seu maximo no final da metáfase I.
Duas cromátides homologas podem sofrer uma ruptura na mesma altura e os dois pedaços pode trocar de lugar realizando o que se denomina permulação ou crossing over.
O rompimento da carioteca marca o final da prófase I e o inicio da metáfase I.

METÁFASE:
Na metáfase I, as fibras polares passam a ocupar a região correspondente do núcleo. Os cinetócoros associam-se as fibras cromossômicas e os cromossomos passam a ocupar a região equatorial da célula. Os cromossomos atingem o maximo de condensação e os quiasmas mantém as cromátides homologas unidas.

ANÁFASE:
A anáfase I caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos opostos da célula. O par de cromossomos homólogos separa-se indo para cada pólo. Não ocorre separação de centrômero.
Díades: há cada pólo da célula n cromossomos, cada um deles com duas cromátides-irmãs ligadas pelo centrômero.

TELÓFASE:
Os cromossomos desepralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinsese.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Simulado de historia e química- 2-bi

heeeeeeeeeey galera!
hoje estamos só 1 anos do BJ- Aparecida aqui? HAHA -n
cara nem acredito que tenho mais uma semana de aula... bem duvido que passem algo a mais, mas como são 3 dias, vou fazer esse sacrifício(minha querida mãe que deve estar lendo isso, me obrigou :(, te amo mãe!!).
Maaas mesmo assim, aqui tem o resumo de história e química.
Ah, hoje vai ter chat! as 19:30. sim, vai ser em ponto. sei que vou estar alone alone maaas não perco por nada CSI hoje HAHA.

beeem aqui os resumos:
HISTÓRIA

A BAIXA IDADE MÉDIA
  • A crise do feudalismo.
Elementos que desencadearam a crise do feudalismo:
-esgotamento do sistema feudal
- diminuição progressiva das invasões
-aumento da população
- insegurança e as guerras
- a servidão feudal não era motivadora de intensa inovação tecnológica.
-a marginalização social atingiu não apenas servos como também senhores.

  • O movimento cruzadista.

As cruzadas foram expedições principalmente militares, organizadas pela Igreja, com objetivo de reconquistar o Santo Sepulcro, em Jerusalém, do domínio mulçumano.
A igreja católica passou a organizar as expedições militares com o objetivo de projetar sua influencia no território bizantino.
Outros interesses em jogo envolviam o comercio, atividade até então secundaria, mas crescente em importância em meio ao surto demográfico a que a Europa assistia.
Negociantes italianos passaram a se interessar por entrepostos e vantagens na busca de produtos orientais e pela possibilidade de abertura do Mar Mediterrâneo ao comercio.
Cruzadas:
1ª –(1096-1099): cruzada dos Nobres;
2ª-(1147-1149);
3ª-( 1189-1192): cruzada dos Reis;
4ª-(1202-1204): cruzada Comercial;
5ª,6ª,7ª e 8ª- (1218-1270)
As expedições cruzadistas não conseguiram resolver as dificuldades européias decorrentes do aumento populacional, da ambição por novas terras, e  no campo foi preciso aprimorar a produtividade agrícola para alimentar a crescente população.
Não foram somente essas expedições, ocorridas ao longo de quase 200 anos, que levaram ao renascimento comercial da Europa, mas elas, certamente, contribuíram para sua dinamização.
Em vez de unir a cristandade, criaram oportunidade para divergências entre interesses de algumas regiões enquanto propiciaram muita violência contra os não-cristãos.
As cruzadas tiveram, contudo um papel significativo na mentalidade européia. O espírito delas seria importante na motivação, por exemplo, da reconquista cristã da Península Ibérica aos árabes mulçumanos e das grandes navegações, que levaram a América.


  • Renascimento comercial e urbano europeu.

Comercial: as cidades medievais foram assumindo o papel de entroncamento das rotas comerciais, inicialmente com produtos de luxo originados de pontos diversos do Oriente.  A rota do mediterrâneo, antigo caminho das cruzadas, se tornou a mais importante e lucrativa.
As cidades italianas prosperaram muito devido principalmente ao quase monopólio que seus comerciantes conquistaram sobre os exóticos produtos provenientes do Oriente.
Paralelamente, desde o século XII organizavam-se no norte da Europa as Hansas,  ou associações de mercadores.
Logo aconteceria a reunião de diversas hansas no norte da atual Alemanha, dando origem a forte Liga Hanseática, cujas poderosas cidades passaram a controlar todo o comercia dos mares do Norte Báltico.
Na França, onde se realizavam grandes feiras, os comerciantes do norte encontravam os do sul, que funcionavam como verdadeiros centros de articulação do crescente comercio europeu.
A guerra dos cem anos, praticamente impossibilitou a utilização desses caminhos, levando as feiras ao declínio.O crescente comercio, tornou-se necessário o retorno da utilização em larga escala de moedas.

Urbano:
-Multiplicaram-se os burgos, as cidades.
- Embate entre a expansão do comercio e da vida urbana, por um lado, e a ordem feudal, por outro, fez com que os habitantes dos burgos logo buscassem autonomia, derivando daí o movimento comunal: busca de autonomia dos burgos ou a luta pela emancipação das cidades.
- as corporações de mercadores, também chamadas guildas que buscavam agrupar os negociantes do lugar para manter o monopólio do comercio local.
- corporações e oficio: reuniam os trabalhadores por especialidades.
-pensamento cristão limitava o crescimento, condenava o lucro e a pratica da usura, considerados pecados capitais.
-Burguesia: surgiu uma nova classe social.
A expansão do trabalho assalariado , a possibilidade de lucros individuais, uma economia monetarizada dependente da atividade mercantil-> elementos do final da idade média.


A CULTURA MEDIEVAL
  • A alta idade média
Como vimos anteriormente, durante muito tempo, a Idade Média foi chamada pejorativamente de Idade das Trevas, numa referencia ao que era considerado uma estagnação cultural.
O monopólio cultural da igreja, somado à intensa religiosidade que acabou se refletindo nas artes e na mentalidade da época, seria chamado o teocentrismo cultural.
-Santo Augustinho: nascido na África, foi um dos doutores da igreja responsável pela síntese entre a filosofia clássica e o cristianismo. Definia o homem como um ser corrompido, por ser herdeiro do pecado original. Em oposição a Deus, espiritual, perfeito, existia o homem, imperfeito, feito de carne, impuro, mortal. “a fé precede a razão”
Assim como a filosofia a arquitetura refletiu tanto a insegurança quanto a religiosidade da Alta Idade Média. Os principais monumentos arquitetônicos do período foram as igrejas, o estilo predominante foi o românico. Caracterizado por grandes edifícios maciços, com grossas paredes para sustentação e pequeno numero de janelas, exibia predominância de linhas horizontais.
O interior das igrejas era escuro e frio, mas como as paredes eram grossas dava impressão de proteção.
A pintura e a escultura pouco evoluíram, estando quase sempre a serviço da Igreja.
Ao contrario da teologia, a ciência teve tímidos avanços na Alta Idade Média.

  • A Baixa idade Média

Na baixa idade média as grandes transformações provocadas pela expansão comercial afetaram o monopólio cultural exercido pela Igreja.
-contatos com o oriente.
O processo de renascimento urbano, comercial e intelectual, destacaram-se as universidades. Que a partir do século XII se tornaram excelentes centros de ensino, embora muitas ainda mantivessem a sua estrutura original.
Os cursos: artes, teologia, medicina ou direito.
O pensamento filosófico da baixa IM ainda era dominado pela religião, muito embora a teologia agostiniana da Alta IM fosse sendo substituída por uma nova concepção, a da filosofia escolástica.
Santo Tomas de Aquino: desenvolveu a tese que o progresso humano não dependia apenas da vontade divina, mas também do esforço humano.
A arquitetura foi a maior expressão artística da Baixa IM com o surgimento do estilo gótico ou ogival.


QUIMICA: bem, os primeiros critérios são basicamente os do provão e do bjtão.
QUIMICA
  • Interações atômicas e moleculares.

Se átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes não tivessem a capacidade de se combinarem uns com os outros, certamente não encontraríamos na natureza grande variedade de substancias.

  • Ligações iônicas e eletrovalente e determinação de suas formulas.

Ligações iônicas: é um tipo de ligação que envolve metais, não-metais, e hidrogênio. Os metais devido a abaixa eletronegatividade, apresentam uma tendência muito forte em doar elétrons., formam cátions. Os não-metais, devido a alta eletronegatividade tem uma tendência em receber elétrons, formando anions, exceto os gases nobres.
A ligação iônica caracteriza-se pela doação de elétrons do metal para o não-metal e para o hidrogênio com a finalidade de formar moléculas estáveis
Denomina-se ligação iônica aquela que ocorre pela atração elétrica de cátions e de anions.

              QUANDO A CAMADA DE VALENCIA DO ATOMO FOR:

                                   1       2       3
ELE VAI  DOAR ELETRONS

            E QUANDO A CAMADA DE VALENCIA DO ATOMO FOR:
                                   5        6          7
ELE VAI RECEBER ELETRONS.

A molécula para ficar estável precisa formar 8 elétrons na camada de valência.
Quando ele tiver 4 elétrons, ele pode doar como receber.

Exemplo: molécula de cloreto de sódio.

Na11 e Cl 17

Na= 1é
Cl= 7é 
(para saber quantos elétrons tem na camada de valência, use a tabela de Linus Pauling)

Então:
Na*  .:Cl::
(tentativa ^ de desenhar isso L)
Então o Na vai doar o elétrons que ele tem, ficando Na+[:Cl*.::]- = NaCl


  • Ligação covalente ou molecular e determinação de suas formulas.

Ligação covalentes: não conduzem correntes. Nas ligações covalentes os dois ligantes tem falta de elétrons.

-ligação covalente comum: ocorre um compartilhamento de pares de elétrons, com 1 elétron de cada átomo.
Ocorre entre hidrogênio e hidrogênio.
                     Entre hidrogênio e não metal.
                      Entre não metal e não metal.

Exemplo: :Cl::._.::Cl: -> Cl-Cl -> Cl²



  • Alotropia, ligação dativa e ligação metálica.
ligação covalente coordenada ou dativa: compartilhamento de pares de elétrons de um mesmo átomo.


*obs: o enxofre tem 6 eletrons, e o oxigênio também. Um oxigênio vai compartilhar dois elétrons como o enxofre. Então o enxofre e um dos 3 oxigênios vão estar completos, então o enxofre(átomo central) vai fazer a covalente coordenada(a flechinha apontando para os outros 2 oxigênios) deixando eles completos.
ps: o átomo central só vai fazer a covalente se estiver COMPLETO.


Ligas metálica: materiais com propriedades metálicas que contem dois ou mais elemento, sendo pelo menos um deles metal.


Alotropia: é a propriedade pela qual um mesmo elemento químico pode formar duas ou mais substancias simples diferentes, que são denominadas variedades alotrópicas do elemento.

As variedades alotrópicas poder diferir quanto à quantidade de átomos e/ou quanto a sua estrutura cristalina.

Carbono: na natureza o elemento químico carbono(C) forma três variedades alotrópicas:
O diamante: é a substancia natural de maior dureza. 




Grafita: a grafita é utilizada como lubrificante sólido e conduz corrente elétrica no estado sólido.é a mais estável.

Fulereno: foi descoberto em 1984 e tem a forma de uma bola de futebol, tendo 60 ou mais átomos de carbono.


Oxigênio: o elemento do oxigênio (O) forma duas variedades alotrópicas: a mais abundante, o oxigênio comum(O2) e o ozônio(O3)

No oxigênio comum, os átomos unem-se dois a dois, formando moléculas biatômicas.


No ozônio: os átomos unem-se três a três, formando moléculas triatômicas.

O oxigênio é o mais estável.
Enxofre: forma duas variedades alotrópicas: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico. O rômbico é o mais estável.
As  duas variedades formam moléculas octatômicas S8.


Fósforo: forma diversas variedades alotrópicas, sendo o fósforo branco e o fósforo vermelho as duas mais comuns.




 fósforo branco.



O fósforo vermelho é o mais estável.

  • Geometria molecular.

-2 átomos: sempre será linear. Independente do átomos ligantes.
Ex: HCl : H-Cl

- 3 átomos: será linear se não sobrar par de elétrons emparelhados no átomo central.
Ex: HCN
è    será angular se sobrar par de elétrons no átomo central.
Ex: H2O
-4 átomos: se o átomo centrar não possuir par de elétrons emparelhados disponíveis a geometria será trigonal plana.
SO3

è    se o átomo central possuir par de elétrons emparelhados disponíveis, a geometria será piramidal.
NH3

- 5 átomos: será tetraédrico, independente dos átomos ligantes.
CH4




  • Polaridade das ligações químicas e das moléculas.

Polaridade das ligações:
APOLARES: são aquelas ligações que não apresentam diferença de eletronegatividade.
Ex: H2 H-H = 2,2-2,2= 0;

POLARES: apresentam diferença de eletronegatividade.
HCl

Ligações iônicas: todas as moléculas iônicas apresentam ligações polares, pois são feitas de átomos com eletronegatividade diferente.
è    algumas moléculas que apresentam ligação covalente, também tem ligação polar; desde que apresentem diferença de eketronegatividade entre átomos.
#fato que nessas ligações, será apolar quando os átomos forem iguais e apresentarem ligação covalente.

Polaridade das moléculas
Moléculas apolares: são moléculas que apresentam equilíbrio em relação ao seu átomo central, a resultante vetorial do deslocamento de cargas será sempre zero. N2, O2, O3.
Substancia simples sempre será apolar. Toda molécula com dois átomos diferentes, jamais será apolar, pois o deslocamento de carga sempre vai tender para o lado negativo da molécula.
Moléculas polares: toda ação de movimento de cargas tenderá para um extremidade e a resultante vetorial será diferente de zero.
Obs: se o átomo central da molécula apresentar par de elétrons disponíveis essa molécula será polar.





segunda-feira, 28 de junho de 2010

Português e Geografia 2-bi

Heeey galera, só passando pra colocar logo os resumos.
1ª talvez não tenha chat hoje, é bem provável que não. 2ª agora são realmente duas semanas, contadas!!!
ps: pelo chat, CULPEM meus colegas :)
ps²: gostaram da nova "cara" do blog?
beijos


PORTUGUÊS

  • Interpretação de textos.


  • Substantivo e determinantes:

-substantivo: palavra com que demos nomes aos serem em geral.

#classificação:
-primitivos: é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra dentro da própria língua. Ex: escada, ferro, piano...
- derivado: é aquele que se origina de outra palavra da língua, por um dos processos de derivação. Ex: escadaria, ferreiro, pianista...
- simples: é aquele que apresenta um único radical em sua estrutura. Ex: flor, moleque, amor, tempo...
- composto: é aquele formado por dois ou mais radicais. Ex: couve-flor...
-comum: é aquele que nomeia todos os seres de  uma espécie. Ex: cidade, lapiseira...
-próprio: é aquele que nomeia um ser em particular ou alguns seres particulares entre todos os outros da mesma espécie. Ex: Brasília.
- concreto: é aquele que designa o ser com existência própria e independentes de outros seres. Esses serem podem ter existência no mundo real ou no imaginário.ex: deus, alma, brasileiro, lapiseira.
- abstrato: é aquele que designa seres que tem existência dependente de outros seres.
Ex: amor, ódio, felicidade.


#gênero:
Masculino ou feminino.

#numero:
Plural: apenas se coloca s.
- substantivos terminados em –ão admitem mais de  uma forma de plural.
-plural de um substantivo composto:
1ª verificar se o primeiro elemento sozinho admite plural. Se admitir, coloque-o no plural, ou mantenha no singular.
2ª considere o mesmo com o segundo elemento e faça o mesmo. Se admitir coloque no plural, ou mantenha no singular.

#grau: o aumentativo ou o diminutivo sintéticos não são usados para indicar o tamanho dos seres, e sim indicar ironia, desprezo, desconsideração.

-artigo, numeral e adjetivo
ARTIGO: é a palavra que se coloca antes do substantivos para determina-lo de modo particular ou geral.
Artigos definidos: o,a,os,as.
Artigos indefinidos: um, uma, uns , umas.
O artigo sempre aparece associado a substantivo, assim, se ele for associado a qualquer outro tipo de palavra, ele passará a exercer o papel de substantivo.

Obs: nome de cidade ou próprio não coloca artigo.

ADJETIVO:  é a palavra que tem por função expressar características, qualidades ou estados dos seres.

Concordância nominal:
Regra geral: toda palavra variável associada a um substantivo concorda com ele.

-Adjetivos de vários substantivos
Substantivos de mesmo gênero:
Ex: tinha forma e agilidade- extraordinária/ extraordinárias -.
Extraordinárias pode ir pro plural por que concorda com os dois termos ou ficar no singular e concordar com o ultimo termo.
Substantivos de gêneros diferentes: ou vai para o masculino plural ou vai concordar com a ultima palavra.
Ex: o professor considerou Carlos e Fernanda aprovados.
- Adjetivos antes de vários substantivos: vai pro plural ou concorda com o primeiro termo.
Ex: ele começou a reviver antigas magoas e ódios.

Obs: anexo- incluso – obrigado
Anexo-incluso=adjetivo - concorda.
“Em anexo” é invariável.
Obs: alerta-menos – SÃO INVARIAVEIS

Obs: bastante – meio -> quando advérbios é invariável.
Bastante: trocar por muitos= bastantes;
Obs: meio quando numeral, concorda com a palavra que se refere.


  • Classicismo
- Camões(lírico e épico).

A era clássica da literatura na Europa subdivide-se em 3 períodos:
1)classicismo: que caracterizou a maior parte do século XVI
2)Barroco: XVII
3) Neoclassicismo: XVIII

Classicismo: é a denominação genérica das manifestações literárias que reproduzem o modo renascentista de ver o mundo.
A linguagem do classicismo
A revolução cultural renascentista e suas características temáticas e formais determinam a linguagem do classicismo: seus campos lexicais,a forte presença de adjetivos e mesmo a estruturação das frases.

Inspirados  nos modelos antigos de arte grega e Romana, o movimento clássico era a realização do “espírito Renascentista”, que visava recuperar os valores da antiguidade, em oposição dos valores do mundo medieval e cristão.
*Imitação(estética) dos gregos e romanos: os textos renascentistas faziam referencia aos deuses pagãos. Da mesma forma, a busca pela perfeição formal, o ideal de beleza.

Sá de Miranda: nova estética -> Portugal.

Redondilha: composições poéticas de origem popular . Redondilha menor: versos 5 sílabas poéticas.
Redondilha maior: versos com 7 sílabas poéticas.


Camões(resumo, peguei da internet, como vou resumir Camões e sua vida?)
Sabe-se que o maior poeta português, Luís Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa (Portugal), por volta de 1524 e pertenceu a uma família da pequena nobreza, de origem galega.
Este poeta do classicismo português possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. Seu poema épico Os Lusíadas divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopéia tem como tema os feitos dos portugueses: suas guerras e navegações.
Dono de um estilo de vida boêmio, este escritor lusitano foi freqüentador da Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou em miséria. Seus últimos anos de vida foram na mais completa pobreza. 
A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte. 
Criador da linguagem clássica portuguesa,  teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1580. Seus livros vendem milhares de exemplares atualmente, sendo que foram traduzidos para diversos idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão entre outros). Seus versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros.

-Literatura de informação e literatura catequética
* contexto histórico: século XVI
*literatura informativa:
-relatórios
- tratados
- estudos
- diários
Conteúdo: vida dos nativos, exuberância do brasil

# os documentos não são literatura e sim manifestações literárias. Não há preocupação estética, são produtos da observação ora objetiva, ora subjetiva, de caráter ensaistico.
Principais nomes:
- Pero Vaz de  Caninha- “Carta” 1500
- Pero de Magalhães Cândavo-“ Tratado da terra do Brasil”, “ História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil”
- Gabriel Soares de Souza- “ o tratado descritivo do Brasil”

Literatura de catequese- José de Anchieta e Manuel
- Companhia de Jesus-1549
# a partir disso, o Jesuítas já se achavam estabelecidos no litoral brasileiro , onde permaneceram até 1605
#características: dramática- novo e velho testamento.

GEOGRAFIA

  • As  estruturas e as formas de relevo.

A superfície terrestre apresenta uma grande diversidade de desnivelamentos, esses desnivelamentos constituem o relevo.
No decorrer d tempo ele vai sofrendo uma série de processos que o vão modelando continuamente. O relevo e o modelado da superfície terrestre podem ser explicados pela atuação de agentes internos e externos à crosta terrestre.

Agentes internos: tectonismo, vulcanismo, abalos sísmicos.
Agentes externos: intemperismo e erosão.

Intemperismo é o processo de desagregação e decomposição sofrido pelas rochas.
1)      intemperismo físico: age como desagregação, pela variação de temperatura que provoca dilatação e contração das rochas, fragmentando-as.
2)      Intemperismo químico: ocorre com a decomposição das rochas , o contato com a água ou umidade ocasiona a destruição da base original dos seus minerais formadores.
3)      Intemperismo biológico: os seres vivos aceleram a decomposição das rochas.

EROSÃO: nesse processo as águas e o vento  desgastam a camada superficial de solos e rochas, removendo substancias que são transportadas para outro local, onde depositão ou sedimentam.

- fluvial : ação dos rios -> planícies, deltas.
-glacial: geleiras-> cavam vales em forma de “U” ou “V”
-pluvial: erosão decorrente das chuvas-> desgaste e deposição de sedimentos.
-erosão eólica: força dos centos-> formação de dunas, quando carrega partículas, esculpi formas como a taça (Vila Velha - PR)
-erosão marinha-> regiões litorâneas
- antrópica: ação humana, é a mais rápida.




  • Relevo brasileiro e sua classificação.

O território brasileiro possui uma grande diversidade de formas e estruturas de relevo, como serras, escarpas, planaltos, planícies, depressões, chapadas, cuestas e muitas outras.
O território brasileiros e formado por estruturas geológicas antigas.

-planícies : áreas mais ou menos planos, onde os processos de sedimentação superam os de erosão.
- planaltos:superfícies irregulares ou mais ou menos planas, predomina o processo de erosão e nas bordas aparecem as escarpas.
- montanhas: grandes elevações de terreno.
-depressões: relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno, nele predomina processos erosivos. Podem ser absolutas(abaixo do nível do mar) ou relativas(acima do nível do mar
Outras formas do relevo brasileiro:
Escarpa: declive acentuado que aparece nas bordas de planaltos;
Cuesta: forma de relevo que possui um lado escarpa abrupta e outro com declive suave.
Chapada: tipo de planalto, cujo topo é aplainado e as encostas escarpadas.
Morro: pequena elevação de terreno, colina.
Serra: conjunto de formas variados de relevo.
Inselberg: estrutura rochosa, mais resiste a erosão que o material em seu entorno.

  • Relevo submarino.
o fundo do mar possui formas variadas, resultante da ação de agentes internos e do intenso intemperismo químico.
-plataforma continental: seqüência do relevo continental, vai do litoral até 200 metros de profundidade. Apresenta reservas de petróleo e vida marinha abundante.
- talude continental: queda de 200 metros a 300 metros de profundidade. Quando ela se localiza em áreas de encontro de placas convergentes, ocorre a formação de fossas marinhas.

#fundo oceânico:
- região pelágica: onde ocorre o relevo submarino,
-região abissal: abismos submarino.
# mares: porções de águas com características particulares. Diferenciam-se dos oceanos pela profundidade, tamanho, influencia das áreas costeiras e ect.
# costeiros ou abertos: ligação ampla com o oceanos. Ex: atlântico.



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Matemática, sociologia- 2bi

Oi galeraa, tudo bem com vocês? é eu to gripada, de novo ¬¬ mal começou o inverno e peguei gripe 3 vezes :/ mas gripada ou não, preciso estudar :( é
Então, eu tentei(da melhor maneira possível, peguei imagens, fiz até umas no paint) pra fazer esse resumo de matemática, é eu usei até algumas frases de uns sites por ae, que livro não diz, e que é mais fácil pra se entender.

Que papelão gurizada, segunda passada, eu aqui, esperando por vocês, e só os conhecido vieram me acudir! não quero obrigar ninguém a comentar no chat, e eu add de todos os comentarios, só quero que digam sua opinião, e se quiser a senha só chama no msn ;D Sociologia veem depois : **
ps: msn só no orkut :)
ps² : DUAS SEMANAS PRA FÉRIAS!!!!!!!!!!11
 MATEMATICA
Funções:
  • Crescimento e decrescimento de uma função.

Uma função é crescente quando y for maior ou igual a zero, ou o tiver sinal positivo, e o gráfico mostrar que os valores de x e y aumentam.
Vai ser decrescente quando os valores de x e y forem negativos, ou decrescerem.

                                   CRESCENTE                                                   DECRESCENTE


  • Função Composta

Gof = g(f(x)) -> onde o valor do x do g(x) é o f(x)
Fog= f(g(x)) -> onde o x do f(x) é o g(x)

Ex: f(x)= x+1 e g(x)= 2x² - 3
f(g(x))= 2x²-3+1 = 2x²-2

  • Função Inversa

F(x)-¹ -> na função inversa, precisa substituir o x e o y por y e x respectivamente.
Ex: y= x+ 2
Substituindo x=y+2 -> então isola-se o y.
                     -y= 2-x(-1)
                     Y=x-2
                     F(x)-¹= x-2

FUNÇÃO POLINOMIAL
  • O que é função polinomial: grau de uma função polinomial; função constante.

Função polinomial: onde f(x) esta em função do valor de x, a cada valor atribuído a x existe um valor em y.
O grau de um polinômio é expresso através do maior expoente natural.
Função de 1ª : y=ax+b

Função afim é aquela que tem o a e o b. y=ax+b
Função constante: onde só haverá o valor de b.

  • Função linear, gráfico de uma função polinomial do 1ªgrau.

F(x):2x -> função linear, quando só se tem o valor de a.


  • Determinação de uma função a partir do gráfico.


B=-1
(1,1)
(x,y)
F(x)= ax+b
1=1.a +(-1)
1=a-1
1+1=a
A=2
J

F(x)=2x-1



            F2
  • Tangente de um arco.

Tg= sen x
        cos x

simetria:

 2ª Q tg(180-x)
         Tg( p - x)

3ª Q tg(x-180)
        Tg(x- p)
4ªQ  tg(360-x)
        Tg(2  p - x)

  • Tangente de um arco: gráfico da função tangente.

D= {xER|=/  p/2 + K  p, K E Z}


  • Cotangente, secante, cossecante de um arco.



Domínio:
{xER| x=/  p/2 K p, KEZ} tg e sec de x
{xER| x=/ K p, KEZ}
  • Relações trigonométricas

Sen²x+cos²x=1


SOCIOLOGIA

  • O trabalho nas diferentes sociedades

Se para comer um simples pão há tanta gente envolvida, direta e indiretamente, você pode imaginar quanto trabalho é necessário para a fabricação de um ônibus, da bicicleta, do automóvel, para a construção da casa em que você vive ou da escola onde estuda. Essa complexidade das tarefas relacionadas à produção é um característica da nossa sociedade.
- A produção nas sociedades tribais:
Vários analistas durante muito tempo classificaram as sociedades tribais como de economia de subsistência e de técnica rudimentar, passando a idéia de que ela viveriam em estado de pobreza o que é um preconceito.
Marshall chama essas sociedades de “sociedades de abundancia” ou “sociedade do lazer”, destacando que seus membros não só tinham todas as suas necessidades matérias e sociais plenamente satisfeitas como dedicavam um mínimo de horas diárias ao que nós chamamos de trabalho.
O fato de dedicar menos tempo a essas tarefas não significava, ter uma vida de privações.
Integradas ao meio ambiente e a todas as demais atividades, as tarefas relacionadas à produção não compõem, um esfera especifica da vida, ou seja, não há um “mundo do trabalho” nas sociedades tribais.
- Escravidão e servidão:
Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população. Para      que não dependessem do próprio trabalho e pudessem se dedicar exclusivamente a essa atividade, o trabalho escravo era fundamental.
Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia também aqueles que trabalhavam e aqueles que viviam do trabalho dos outros. A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Prevalecia um sistema de deveres do servo para o senhor e deste com aquele.
Nessas sociedades da antiguidade até o fim da Idade Média, as concepções do que dominamos trabalho apresentam variações, mas poucas alterações. Sempre muito desvalorizado o trabalho não era o elemento central, o núcleo que orientava as relações sociais.
- as bases do trabalho na sociedade moderna
 Se antes o trabalho era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo .
Primeiro, casa e local de trabalho foram separados, depois separam o trabalhador de seus instrumentos, por fim tiraram dele a possibilidade de conseguir a própria matéria prima. Tudo passou a ser dos comerciantes e industriais que haviam acumulado riquezas.
Cooperação simples: mestre e aprendiz, e o artesão ainda desenvolvia seu trabalho, ele próprio.
Na manufatureira: o trabalhador continua a ser artesão mas não faz tudo, do começo ao fim.
A manufatura foi o segundo passo para o surgimento do trabalho coletivo, o artesão tornou-se um trabalhador sem entendimento da totalidade do processo de trabalho e perdeu também seu controle.


  • O trabalho na sociedade moderna capitalista
- Karl Marx e a divisão social do trabalho
 Para ele, a divisão social do trabalho é realizada no processo de desenvolvimento das sociedades. Conforme buscamos atender a nossa sociedades, estabelecemos relações de trabalho e maneiras de dividir as atividades.
A divisão do trabalho numa sociedade gera a divisão de classes.
Mais- valia : é as horas a mais que o trabalhador produz sem receber nada.

- Émile Dukheim e a coesão social
Émile procura demonstrar que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade. Se a divisão do trabalho não produz a solidariedade, é por que as relações entre os diversos setores da sociedade não são regulamentadas pelas instituições existentes.

- Fordismo-taylorismo: uma nova forma de organização do trabalho
Fordismo: divisão de setores, implantando em sua fabrica de automóveis, um modelo que seria seguido por muitas outras indústrias, a ponto de representar uma nova etapa da produção industrial.
 Fordismo e taylorismo passaram a ser usadas para identificar um me4smo processo: aumento de produtividade como o uso mais adequado possível de horas trabalhadas, por meio do controle das atividades dos trabalhadores...

- transformações recentes no mundo do trabalho
Com a recessão aumentou por causa da crise  do petróleo os capitalistas inventaram novas formas de elevar a produtividade do trabalho e expandir os lucros. Começaram a surgir formas de flexibilização do trabalho no mercado.
A primeira forma ocorre com a automação e a conseqüente eliminação do controle manual por parte do trabalhador.
-  sociedade salarial esta no fim?
O trabalhador podia entrar numa empresa, trabalhar anos seguidos e aposentar-se nela. Era o chamado posto fixo de trabalho. Essa situação esta dando lugar a uma nova sociedade, na qual o trabalho e a previdência já não significam segurança.
Todas essas situações criam indivíduos como que estranhos à sociedade, pois não conseguem se integrar nela.